Ketchum e FleishmanHillard passam a ter operação local através do Omnicom PR Group
As agências de comunicação Ketchum e FleishmanHillard, até aqui representadas no mercado português pela Ipsis, têm agora operação em Portugal e juntam-se à Porter Novelli para dar corpo ao Omnicom Public Relations Group.

Pedro Durães
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Agência Trema Creative com identidade renovada
As agências de comunicação Ketchum e FleishmanHillard, até aqui representadas no mercado português pela Ipsis, têm agora operação em Portugal e juntam-se à Porter Novelli para dar corpo ao Omnicom Public Relations Group. Em Portugal, o movimento internacional de concentração das agências de comunicação numa nova estrutura foi seguido em 2017 com a inclusão da agência de comunicação liderada por Mariana Victorino numa nova estrutura com a mesma designação adoptada a nível global. Agora, à Porter Novelli juntam-se também sob o mesmo grupo no mercado português as marcas Ketchum e FleishmanHillard, que até aqui tinham apenas representação através da agência independente Ipsis e que passam a contar com operação local. Na sequência deste movimento, Mariana Victorino sobe à direcção da estrutura enquanto managing director do Omnicom PR Group em Portugal, assumindo “responsabilidades pelas três agências integradas do grupo”.
“A integração não trará mudanças significativas à estrutura em Portugal”, assegura ao M&P Mariana Victorino, sublinhando que “trará, isso sim, maior eficiência e um maior número de clientes internacionais provenientes das redes da Ketchum e da FleishmanHillard”. “Com a integração podemos considerar que o OPRG se torna numa agência de top três na Península Ibérica, com mais capacidade para atrair e reter talento e clientes”, considera a responsável. Para já, operação da Ketchum apresenta-se com uma carteira de clientes integralmente composta por marcas de alinhamento internacional: Allergan, Fairy (P&G), Herbal Essences (P&G), HMD (Nokia), NH Hotels, Philips e Zespri. Já a FleishmanHillard conta, por enquanto, com apenas três clientes, assegurando a comunicação no mercado português dos laboratórios Angelini Farmacêutica, do Norway Seafood Council e da cadeia de lojas Primark.
Mariana Victorino preferiu, para já, não adiantar pormenores sobre a dimensão ou composição das equipas das operações, limitando-se a indicar que “as equipas estão compostas de acordo com o perfil e necessidades dos clientes de cada agência, mantendo-se o princípio, que já tínhamos, de garantir um rácio de senioridade superior ao que é usual no mercado português”.
Saiba mais sobre a operação da Ketchum e FleishmanHillard e a estratégia do Omnicom PR Group em Portugal na edição desta quinzena do M&P