McDonald’s distinguido pela eficácia no Mundial 2010 (com vídeo)
Este ano o galardão principal dos Prémios Eficácia, cuja cerimónia de entrega teve lugar ontem à noite na Universidade Nova, deu a taça à McDonald’s Portugal pela campanha de Activação Mundial 2010. Euro RSCG e Arena Media estreiam galardões para Agências do Ano.

Pedro Durães
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A associação ao futebol parece ser uma boa aposta no que toca à eficácia das campanhas de publicidade. Depois de no último ano ter sido distinguida a campanha do BES protagonizada por Cristiano Ronaldo, este ano o galardão principal dos Prémios Eficácia, cuja cerimónia de entrega teve lugar ontem à noite na Universidade Nova, deu a taça à McDonald’s Portugal pela campanha de Activação Mundial 2010. O projecto desenvolvido pelas agências TBWA e OMD, que conquistou o ouro na categoria de Distribuição e Restauração, consistiu na activação da marca no âmbito do Campeonato do Mundo de Futebol disputado na África do Sul, do qual foi patrocinadora oficial, sob o claim “Alimenta a Paixão”. Toda a campanha foi protagonizada pelo jogador da selecção portuguesa Simão Sabrosa, que surgia na comunicação da marca logo a partir do início do ano, culminando com a campanha que antecedeu o Mundial, onde a marca lançou um passatempo para levar 11 consumidores a assistir ao Portugal – Brasil na África do Sul.
A campanha, que esteve presente também em rádio, imprensa, online, media sociais, outdoor e cinema, girava em torno do Big Mac, produto que deu origem à coreografia “Bigmacmaclocobigmac”, popularizada no spot televisivo criado pela TBWA, com produção da Sync. A marca conseguiu, aliás, estar nas bocas das redes sociais e blogues na sequência dos festejos de Simão Sabrosa após ter apontado o segundo golo na goleada à Coreia do Norte, onde surgiu em directo a fazer um gesto em tudo semelhante àquele que fazia na campanha protagonizada para a marca. Na altura, contactado pelo M&P, o director de marketing e comunicação da McDonald’s Portugal, António Filipe, desmentiu a existência de qualquer acordo contratual para a celebração dos golos do jogador. “Ficámos muito satisfeitos ao ver o gesto de celebração do Simão Sabrosa, que demonstra a forte ligação emocional do jogador à marca. A McDonald’s Portugal possui um acordo global de imagem com Simão Sabrosa relativo ao Mundial de Futebol FIFA 2010, no âmbito da campanha Alimenta a Paixão, não tendo sido concretizado qualquer acordo específico de celebração de golos”, esclareceu. Sobre a distinção agora entregue à McDonald’s, Manuela Botelho, secretária-geral da Associação Portuguesa dos Anunciantes, organizadora dos Prémios Eficácia em conjunto com o Grupo Consultores, refere que “a Activação Mundial 2010 da McDonald’s é um excelente exemplo de como uma simples campanha de publicidade dita convencional, com um investimento inferior ao dos restantes patrocinadores do Mundial de Futebol, conseguiu superar os seus recordes históricos de comunicação”.
Euro RSCG e Arena eleitas agências do ano
Os outros grandes vencedores da noite foram a Euro RSCG e a Arena Media, que conquistaram os novos galardões de Agências do Ano. A primeira foi distinguida com o título de Agência Criativa do Ano na sequência do registo de nove casos finalistas, dois ouros, pelo rebranding da Área de Saúde Well’s da Pharma Continente e pela marca única Continente (em parceria com a Arena, Born, Fuel/Santa Fé e GCI)), uma prata com a Missão Sorriso 2010 (com Born, Arena e GCI) e três bronzes: Vive a Água, para a Água das Pedras (com Initiative), Montepio Consigo (com Carat); e Pediatra Online, para o Continente.
Já a Arena Media foi considerada Agência de Meios do Ano, depois de ter alcançado um palmarés de nove casos finalistas, três casos premiados com ouro (Well’s), marca única Continente e Arredonda/Ajuda de Berço – com Link e Fuel/Santa Fé), três pratas (Reforma Triunfo/Havas Sports e Poupança Ídolos Santander com Havas Sports, Mega Pic Nic Continente 2011 e Missão Sorriso 2010) e um bronze, pelo caso Reforma Triunfo e Poupança Ídolos na categoria de Activação e Patrocínios.
Do lado dos anunciantes, surge em destaque a Sonae MC, com quatro campanhas distinguidas: Mega Pic Nic Continente 2011 (prata em Activação e Patrocínios e que também teve como parceiros a Arena, Born, Fuel/Santa Fé, Parceiros de Comunicação e Realizar), Marca Única Continente (puro em Comunicação Corporativa e B2B), Missão Sorriso 2010 (prata em Responsabilidade Social) e Pediatra Online (bronze em Responsabilidade Social).
Os restantes ouros couberam às campanhas Maria Clementina, da Brandia Central (Alimentação e Bebidas); ao caso Natal 2010 Delta Q, criado pela MEC e Ativism (Produtos de Consumo Duradouro); ao projecto Meo Fora da Box, desenvolvido pela MSTF Partners e Espaço OMD (Telecomunicações e Media); à campanha José Mourinho – Paixão, assinada pela Bassat Ogilvy, RedPartner e Initiative para o Millennium BCP (Serviços Financeiros e Seguros); à campanha Vuvuzela, criada pela BBDO e Carat para a Galp Energia (Serviços e Administração Pública); e ao projecto de activação Plot Placement Oliveira da Serra, criado pela BrandConnection e McCann para a Sovena (Activação e Patrocínios). A categoria Cuidado do Lar não teve qualquer vencedor, sendo que tinha apenas um trabalho como finalista, a campanha Fairy (Procter&Gamble), desenvolvida pela MediaCom.
Ao todo, entre os 41 trabalhos finalistas foram entregues 27 distinções, 10 ouros, 8 pratas, 8 bronzes e um Grande Prémio, escolhidos por um júri presidido por Cláudia Portugal (PrimeDrinks) e constituído por António Almeida (consultor), Francisco Velez Roxo (FCEEUCP), Joaquim Borges Martins (Henkel Ibérica) Jorge Teixeira (Excentric), Marco Nanita (Delta Cafés), Miguel Barros (Fuel), Pedro Loureiro (MediaGate), Rodrigo Silva Gomes (Normajean) e Rui Freire (Unicer).