Marketing & Publicidade
São estes os nomeados para os Prémios Meios & Publicidade 2008, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal. Os nomeados foram escolhidos pela redacção e direcção […]

Meios & Publicidade
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Agência Trema Creative com identidade renovada
São estes os nomeados para os Prémios Meios & Publicidade 2008, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal. Os nomeados foram escolhidos pela redacção e direcção do jornal, a partir do desempenho das empresas, marcas e personalidades ao longo do ano passado. As votações terminam a 22 de Maio e estão limitadas aos assinantes do M&P. A cada assinante corresponde apenas um voto.
Agência de Publicidade
Euro RSCG
A agência voltou a fechar o ano na primeira posição do ranking MediaMonitor. Em 2008 a Euro RSCG ganhou clientes como Sociedade Ponto Verde e SIC, e mudou o estilo de comunicação da Optimus, fazendo com que a marca num ano passasse de nona para a quarta mais recordada pelos portugueses. Recebeu um leão de bronze em imprensa em Cannes para a Delta, à data, cliente da agência.
MSTF Partners
Ganhou parte da comunicação da Liga Sagres e dos shoppings da Sonae Sierra. Lançou a N Seguros e a EDP Renováveis. Eleita agência do ano no festival do Clube de Criativos, a Partners é a agência de capitais nacionais que ocupa a posição mais elevada no ranking MediaMonitor (nono lugar). A TMN, que é apenas em parte trabalhada pela Partners, e o Meo, que integra o portfólio da agência, foram as marcas mais recordadas de 2008.
Agência de Meios
Carat
Chegou ao quarto lugar do ranking MediaMonitor, depois de ter ficado em nono em 2007. Entre os clientes que ajudaram a este desempenho estão a Cofidis, Uzo, TMN, Pharmanord, DanCake e Merck Laboratórios.
Mediaedge:cia
Fechou 2008 na segunda posição do ranking MediaMonitor, depois de ter liderado os investimentos nos meses de Novembro e Dezembro. Entre os novos clientes estão a Associação Nacional de Farmácias, o Banco Best, a EDP e o Sunquick.
MPG
Continua a liderar o ranking MediaMonitor e em 2008 teve como pontos altos a conquista do principal banco nacional, a Caixa Geral de Depósitos, e o rebranding da Optimus. A agência passou a ser apoiada por novas unidades: a Mobext (marketing mobile) e a Havas Sport (marketing desportivo), agora integrada na Havas Entertainment.
Agência de Marketing Relacional
OgilvyOne & Interactive
A OgilvyOne ganhou a Fnac e a Siemens. O grupo Ogilvy saiu, na área do marketing relacional, dos Sinos e dos Neurónio com o grande prémio, e foi a única agência portuguesa a ser premiada nos Caples Awards (bronze).
Proximity
Entre os clientes ganhos em 2008 estão a Nestlé Dulce Gusto e a Mercedes. A Proximity foi considerada pelos Neurónio como a agência de marketing relacional do ano e colocou quatro trabalhos na lista de finalistas dos Caples Awards.
Wunderman
O programa Farmácias Portugueses, lançado no ano passado, ultrapassou os 600 mil cartões activos. Entre os novos clientes estão a Dell, Accenture, Nestlé Purina One, Novartis, Esporão, SAP e Salsa Jeans. Foi agência do ano no Clube de Criativos.
Agência Digital
Excentric
No último ano a agência conquistou a Vodafone, CGD, Sport TV, Media Capital, Zon, Oliveira da Serra e EDP, para além de ter desenvolvido trabalho para clientes britânicos. Contratou Jorge Teixeira para coordenar a área criativa da agência.
Fullsix
CTT, JB, Compal, HP, BESA, Ministério das Obras Públicas e Harmony figuram entre os clientes ganhos em 2008. A agência ganhou o título de mais criativa nos Prémios Sapo e nos Sinos recebeu o grande prémio pelo Ajuda o Tiago para a TMN. Criou a tela Moche da TMN e o Mundo sem M da McDonald’s.
View
A View integra agora a rede multinacional Isobar, detida pela Aegis. A agencia digital saiu do Clube de Criativos com o título de agência do ano. Entre os novos clientes estão a EDP, Cofidis, AstraZeneca, Adidas, Espírito Santo Activos Financeiros. Criou o site da Nickelodeon para África.
Wiz
Entrou em concursos internacionais, disputando o mercado com a Razorfish, Euro RSCG Londres e Great Works. Entre as contas ganhas estão o site internacional da Mateus Rosé, o Museu Virtual da RTP, a PSP, o Público (em parceria com a TBWA), a Credibom, o Clix e o grupo Mosqueteiros.
Agência de Eventos
Action4 Ativism
O projecto Vodafone Música ganhou o primeiro prémio na categoria de evento musical nos Best Event Awards e o grande prémio no Clube de Criativos. A Action4 esteve ainda envolvida na activação de patrocínio da Vodafone ao Rock in Rio, no da EDP às 7 Maravilhas de Portugal, no Rock Rendez Worten e na abertura do Mar Shopping.
Desafio Global Ativism
Sonae Circle, Lisbon Energy Fórum para a Galp, Encontros EDP, lançamento da Zon Multimédia e 50 anos Nestum foram alguns dos eventos a cargo da Desafio Global. Ganhou um primeiro prémio nos Best Event Awards com o evento para a Dior, um grande prémio do júri nos Eventoplus e foi a melhor agência na Gala dos Eventos.
Euro RSCG Music
A agora unidade autónoma do grupo Euro RSCG para a área dos eventos e activação de marcas, a Euro RSCG Music, foi responsável pelos eventos Mundo Dakar, pelas galas de aniversário da Santa Casa, pelo lançamento do Computador Magalhães e pelo Verão da Optimus.
Realizar
Nos Best of Events foi distinguida em melhor evento cultural com a cerimónia da Declaração das Novas Sete Maravilhas e na categoria de melhor evento media mix com o lançamento do rebranding da Optimus. Ganhou ainda os Jogos da Lusofonia marcados para este ano e a organização do evento Goal4Africa, em Munique.
Agência de Design
Brandia Central
A agência esteve envolvida em alguns dos principais rebrandings do ano. As mudanças do Banif, Multibanco, Opway, Cofidis e Quinta da Marinha tiveram assinatura da Brandia Central, trabalhos a que se juntam a criação das marcas Logo, Tiara e Zilian.
Euro RSCG Design & Arquitectura
O trabalho com maior visibilidade da agência foi o rebranding da Optimus, mas a Euro RSCG Design & Arquitectura criou também a nova imagem da Guloso, e desenvolveu as novas lojas da Loop e da OK Teleseguro.
Mybrand
A agência abriu escritório em Espanha, num ano que fica marcado pelos projectos de identidade da Zon, pela arquitectura de marcas da EDP e da Leche Ibérica, pelo jornal Expansão para Angola, pelo packaging Mimosa, pela marca Másmóvil e pelo rebranding Fita Azul.
Empresa de Publicidade Indoor/Outdoor
JCDecaux
É o operador que movimenta o maior investimento publicitário a preços de tabela, segundo o ranking MediaMonitor. Além da criatividade especial nos equipamentos JCDecaux, a empresa destacou-se com as acções especiais na Câmara Municipal do Porto (Optimus), no Cristo Rei (Samsung) e na 24 de Julho (Bola de Espelhos para JB).
MOP
No ano passado a MCO deu lugar à MOP. A empresa apostou em soluções inovadoras. Os rebrandings do Banif e da Optimus, as acções do Euromilhões, da Honda, da Vodafone ou do Fox Life no Metro são disso exemplos. A MOP ganhou ainda as iluminações de Natal da cidade de Lisboa.
Produtora de Imagem
Garage
Foi considerada a melhor produtora no El Ojo e nos Sinos. Mudou de imagem, entrou na área de eventos e assinou a mudança de imagem da Zon e do lançamento do Zon Mobile.
Ministério dos Filmes
Os filmes realizados por José Pedro Sousa estiveram entre os mais importantes do ano. A saber: Tema para Super Bock, Rende-te para Optimus, Estepe para Banif e Autocarro para Galp.
Produtora de Som
Índigo
Abriu um estúdio na Íngreme e criou músicas originais para marcas como Continente, BES, Sagres, Vodafone, ICEP, APAV, Modelo (Força de Campeões e Popota), Mar Shopping, Fula, Rádio Comercial, Azeite Gallo, Modelo, e adaptou para Santander, Adagio e Zon Mobile. Trabalhou para Espanha, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Guiné Equatorial. Melhor produtora no Clube de Criativos.
Som de Lisboa
Licenciou, pela primeira vez para publicidade, o tema Paths of Victory de Bob Dylan para a campanha da Galp Apoio à Selecção e criou as bandas sonoras para Knorr Sopas Frescas, Pingo Doce, McDonald’s e Sumol. Criou campanhas para Angola (Refriango), Espanha e Itália (Sonae Sierra). Acordo de parceria com a pós-produtora de vídeo Bikini.
Agência de Comunicação
BAN
Ao fim do primeiro ano de actividade, a BAN conseguiu ter na carteira de clientes marcas como a CGD, Cofina, Altri, FIL/AIP, Dunhill, Tempus Internacional e Construtora do Tâmega.
Cunha Vaz & Associados
KPMG, Millennium BCP, Electricidade da Madeira, Renova, Grupo Amorim, Mota Engil SGPS e Museu Berardo estão entre os clientes ganhos em 2008. Trouxe ainda a Portugal o Nobel da Paz de 2006 Muhammad Yunus e Bill Clinton. A agência abriu escritório em Cabo Verde.
GCI
Organizou os Green Project Awards, que contaram com 267 inscrições. Ganhou clientes como a BP, Intervet Schering Plough, Janssen-Cilag, Microsoft Entertainment, NBC, Tetra Pak. Lançou o Starbucks em Portugal e trabalhou o Movimento Energia Positiva da Galp.
Lift
Apifarma, GE, Reckitt Benkiser, CIN, Salsa, Leya e Oriflame foram alguns dos clientes ganhos em 2008 pela Lift. A agência geriu ainda a reputação de Jardim Gonçalves. Falhou a fusão com a Lift, mas assinou o acordo de afiliação exclusiva com a Burson-Marsteller.
LPM
Deloitte, Unicer e Unitel foram alguns dos novos clientes ganhos pela agência de Paixão Martins em 2008. O ano fica também marcado pela entrada em Angola, através da LPM Publivision, resultado de uma parceria com a agência local Publivision.
YoungNetwork
Comprou 75% da agência croata Meritor Media, que tem como clientes os Correios, a Microsoft e o Ministério da Educação local. A YoungNetwork ganhou clientes como a Alta de Lisboa, Inland, Zoológico de Lisboa, Brodheim, Procter & Gamble, Virgin, Sete Maravilhas Portuguesas no Mundo, Superbrands, Nestea, Jurinfor e Garland.
Nova Agência
M Public Relations
Ao fim de poucos meses de actividade, a M Public Relations de Miguel Moreira Rato conseguiu ganhar clientes como a Sonae SGPS, a Sojormedia Capital, Iberdrola Portugal, Meetic, Go Natural e Easypay.
MKTM
MKTM, agência de mobile marketing criada pela TIM w.e., foi apresentada ao mercado em Setembro passado e começou logo a operar para 15 mercados.
Nossa
Nuno Cardoso e Duarte Durão criaram a agência de publicidade Nossa, que integra o WYGroup. Ainda em 2008 conseguiu trabalhar para a Bertrand, a Maxfinance e o Green Fest.
Personalidade de Publicidade
e Comunicação
Arlindo Frazão
O ano voltou a ser de expansão para o grupo de empresas dirigido por Arlindo Frazão. A Ativism comprou a agência de publicidade Lowe e anunciou uma nova unidade de negócio, a Umanism, que tem o objectivo de aumentar o rendimento dos colaboradores.
Mário Mateus
Em Setembro passado Mário Mateus, CEO da Media Brands, entidade que agrupa as agências de meios da Interpublic, assumiu a presidência da Initiative na Europa, Médio Oriente e África, um cargo de destaque inédito para um profissional português.
Pedro Janela
No ano passado foi apresentado o WYgroup, dirigido por Pedro Janela, que arrancou com unidades como a By, White (design gráfico) e StepValue (marketing digital). Em Setembro foi acrescentada a agência de publicidade Nossa.
Rui Vieira
O director criativo da Fullsix foi o responsável pela primeira edição do OFFF International Festival for the Post-digital Creation Culture em Lisboa. No ano passado, os bilhetes para o festival, que já tinha passado por Barcelona, Valência e Nova Iorque,m esgotaram.
Personalidade de Marketing
Fernando Paula
Liderou o rebranding do Banif, que só em publicidade representou um investimento real de três milhões. Com esta mudança, os níveis de notoriedade espontânea e recordação espontânea da instituição passaram a reflectir a real dimensão do grupo financeiro.
Nuno Teles
A Sagres garantiu em 2008 o patrocínio por quatro anos da Primeira Liga de Futebol. Entre Outubro e Dezembro, ultrapassou a rival Super Bock nos hipermercados, restaurantes e bares.
Branding ou Rebranding
Banif
Leya
Logo
Optimus
Zon
Marca
Magalhães
A marca da responsabilidade da JP Sá Couto tornou-se, graças ao apoio que teve do governo, no centro das notícias e das atenções de pais e crianças.
Meo
É a segunda marca mais recordada pelo portugueses, a seguir à TMN, e conseguiu fechar 2008, um ano e meio depois do lançamento, com 300 mil clientes.
Sagres
As vendas da marca ultrapassaram as da eterna concorrente Super Bock nos últimos três meses do ano nos hipermercados, restaurantes e bares.