Media

Marketing & Publicidade

São estes os nomeados para os Prémios Meios & Publicidade 2008, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal. Os nomeados foram escolhidos pela redacção e direcção […]

Meios & Publicidade
Media

Marketing & Publicidade

São estes os nomeados para os Prémios Meios & Publicidade 2008, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal. Os nomeados foram escolhidos pela redacção e direcção […]

Sobre o autor
Meios & Publicidade
Artigos relacionados
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Marketing
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Digital
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
Marketing
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
Media
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Media
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Comunicação
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Marketing
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
Marketing
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Digital
Agência Trema Creative com identidade renovada
Comunicação

São estes os nomeados para os Prémios Meios & Publicidade 2008, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal. Os nomeados foram escolhidos pela redacção e direcção do jornal, a partir do desempenho das empresas, marcas e personalidades ao longo do ano passado. As votações terminam a 22 de Maio e estão limitadas aos assinantes do M&P. A cada assinante corresponde apenas um voto.

Agência de Publicidade

PUB

Euro RSCG
A agência voltou a fechar o ano na primeira posição do ranking MediaMonitor. Em 2008 a Euro RSCG ganhou clientes como Sociedade Ponto Verde e SIC, e mudou o estilo de comunicação da Optimus, fazendo com que a marca num ano passasse de nona para a quarta mais recordada pelos portugueses. Recebeu um leão de bronze em imprensa em Cannes para a Delta, à data, cliente da agência.

MSTF Partners
Ganhou parte da comunicação da Liga Sagres e dos shoppings da Sonae Sierra. Lançou a N Seguros e a EDP Renováveis. Eleita agência do ano no festival do Clube de Criativos, a Partners é a agência de capitais nacionais que ocupa a posição mais elevada no ranking MediaMonitor (nono lugar). A TMN, que é apenas em parte trabalhada pela Partners, e o Meo, que integra o portfólio da agência, foram as marcas mais recordadas de 2008.

Agência de Meios

Carat
Chegou ao quarto lugar do ranking MediaMonitor, depois de ter ficado em nono em 2007. Entre os clientes que ajudaram a este desempenho estão a Cofidis, Uzo, TMN, Pharmanord, DanCake e Merck Laboratórios.

Mediaedge:cia
Fechou 2008 na segunda posição do ranking MediaMonitor, depois de ter liderado os investimentos nos meses de Novembro e Dezembro. Entre os novos clientes estão a Associação Nacional de Farmácias, o Banco Best, a EDP e o Sunquick.

MPG
Continua a liderar o ranking MediaMonitor e em 2008 teve como pontos altos a conquista do principal banco nacional, a Caixa Geral de Depósitos, e o rebranding da Optimus. A agência passou a ser apoiada por novas unidades: a Mobext (marketing mobile) e a Havas Sport (marketing desportivo), agora integrada na Havas Entertainment.

Agência de Marketing Relacional

OgilvyOne & Interactive
A OgilvyOne ganhou a Fnac e a Siemens. O grupo Ogilvy saiu, na área do marketing relacional, dos Sinos e dos Neurónio com o grande prémio, e foi a única agência portuguesa a ser premiada nos Caples Awards (bronze).

Proximity
Entre os clientes ganhos em 2008 estão a Nestlé Dulce Gusto e a Mercedes. A Proximity foi considerada pelos Neurónio como a agência de marketing relacional do ano e colocou quatro trabalhos na lista de finalistas dos Caples Awards.
Wunderman
O programa Farmácias Portugueses, lançado no ano passado, ultrapassou os 600 mil cartões activos. Entre os novos clientes estão a Dell, Accenture, Nestlé Purina One, Novartis, Esporão, SAP e Salsa Jeans. Foi agência do ano no Clube de Criativos.
Agência Digital

Excentric
No último ano a agência conquistou a Vodafone, CGD, Sport TV, Media Capital, Zon, Oliveira da Serra e EDP, para além de ter desenvolvido trabalho para clientes britânicos. Contratou Jorge Teixeira para coordenar a área criativa da agência.

Fullsix
CTT, JB, Compal, HP, BESA, Ministério das Obras Públicas e Harmony figuram entre os clientes ganhos em 2008. A agência ganhou o título de mais criativa nos Prémios Sapo e nos Sinos recebeu o grande prémio pelo Ajuda o Tiago para a TMN. Criou a tela Moche da TMN e o Mundo sem M da McDonald’s.

View
A View integra agora a rede multinacional Isobar, detida pela Aegis. A agencia digital saiu do Clube de Criativos com o título de agência do ano. Entre os novos clientes estão a EDP, Cofidis, AstraZeneca, Adidas, Espírito Santo Activos Financeiros. Criou o site da Nickelodeon para África.

Wiz
Entrou em concursos internacionais, disputando o mercado com a Razorfish, Euro RSCG Londres e Great Works. Entre as contas ganhas estão o site internacional da Mateus Rosé, o Museu Virtual da RTP, a PSP, o Público (em parceria com a TBWA), a Credibom, o Clix e o grupo Mosqueteiros.
Agência de Eventos

Action4 Ativism
O projecto Vodafone Música ganhou o primeiro prémio na categoria de evento musical nos Best Event Awards e o grande prémio no Clube de Criativos. A Action4 esteve ainda envolvida na activação de patrocínio da Vodafone ao Rock in Rio, no da EDP às 7 Maravilhas de Portugal, no Rock Rendez Worten e na abertura do Mar Shopping.

Desafio Global Ativism
Sonae Circle, Lisbon Energy Fórum para a Galp, Encontros EDP, lançamento da Zon Multimédia e 50 anos Nestum foram alguns dos eventos a cargo da Desafio Global. Ganhou um primeiro prémio nos Best Event Awards com o evento para a Dior, um grande prémio do júri nos Eventoplus e foi a melhor agência na Gala dos Eventos.

Euro RSCG Music
A agora unidade autónoma do grupo Euro RSCG para a área dos eventos e activação de marcas, a Euro RSCG Music, foi responsável pelos eventos Mundo Dakar, pelas galas de aniversário da Santa Casa, pelo lançamento do Computador Magalhães e pelo Verão da Optimus.

Realizar
Nos Best of Events foi distinguida em melhor evento cultural com a cerimónia da Declaração das Novas Sete Maravilhas e na categoria de melhor evento media mix com o lançamento do rebranding da Optimus. Ganhou ainda os Jogos da Lusofonia marcados para este ano e a organização do evento Goal4Africa, em Munique.

Agência de Design

Brandia Central
A agência esteve envolvida em alguns dos principais rebrandings do ano. As mudanças do Banif, Multibanco, Opway, Cofidis e Quinta da Marinha tiveram assinatura da Brandia Central, trabalhos a que se juntam a criação das marcas Logo, Tiara e Zilian.

Euro RSCG Design & Arquitectura
O trabalho com maior visibilidade da agência foi o rebranding da Optimus, mas a Euro RSCG Design & Arquitectura criou também a nova imagem da Guloso, e desenvolveu as novas lojas da Loop e da OK Teleseguro.

Mybrand
A agência abriu escritório em Espanha, num ano que fica marcado pelos projectos de identidade da Zon, pela arquitectura de marcas da EDP e da Leche Ibérica, pelo jornal Expansão para Angola, pelo packaging Mimosa, pela marca Másmóvil e pelo rebranding Fita Azul.
Empresa de Publicidade Indoor/Outdoor

JCDecaux
É o operador que movimenta o maior investimento publicitário a preços de tabela, segundo o ranking MediaMonitor. Além da criatividade especial nos equipamentos JCDecaux, a empresa destacou-se com as acções especiais na Câmara Municipal do Porto (Optimus), no Cristo Rei (Samsung) e na 24 de Julho (Bola de Espelhos para JB).

MOP
No ano passado a MCO deu lugar à MOP. A empresa apostou em soluções inovadoras. Os rebrandings do Banif e da Optimus, as acções do Euromilhões, da Honda, da Vodafone ou do Fox Life no Metro são disso exemplos. A MOP ganhou ainda as iluminações de Natal da cidade de Lisboa.
Produtora de Imagem

Garage
Foi considerada a melhor produtora no El Ojo e nos Sinos. Mudou de imagem, entrou na área de eventos e assinou a mudança de imagem da Zon e do lançamento do Zon Mobile.

Ministério dos Filmes
Os filmes realizados por José Pedro Sousa estiveram entre os mais importantes do ano. A saber: Tema para Super Bock, Rende-te para Optimus, Estepe para Banif e Autocarro para Galp.

Produtora de Som

Índigo
Abriu um estúdio na Íngreme e criou músicas originais para marcas como Continente, BES, Sagres, Vodafone, ICEP, APAV, Modelo (Força de Campeões e Popota), Mar Shopping, Fula, Rádio Comercial, Azeite Gallo, Modelo, e adaptou para Santander, Adagio e Zon Mobile. Trabalhou para Espanha, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Guiné Equatorial. Melhor produtora no Clube de Criativos.

Som de Lisboa
Licenciou, pela primeira vez para publicidade, o tema Paths of Victory de Bob Dylan para a campanha da Galp Apoio à Selecção e criou as bandas sonoras para Knorr Sopas Frescas, Pingo Doce, McDonald’s e Sumol. Criou campanhas para Angola (Refriango), Espanha e Itália (Sonae Sierra). Acordo de parceria com a pós-produtora de vídeo Bikini.

Agência de Comunicação

BAN
Ao fim do primeiro ano de actividade, a BAN conseguiu ter na carteira de clientes marcas como a CGD, Cofina, Altri, FIL/AIP, Dunhill, Tempus Internacional e Construtora do Tâmega.

Cunha Vaz & Associados
KPMG, Millennium BCP, Electricidade da Madeira, Renova, Grupo Amorim, Mota Engil SGPS e Museu Berardo estão entre os clientes ganhos em 2008. Trouxe ainda a Portugal o Nobel da Paz de 2006 Muhammad Yunus e Bill Clinton. A agência abriu escritório em Cabo Verde.

GCI
Organizou os Green Project Awards, que contaram com 267 inscrições. Ganhou clientes como a BP, Intervet Schering Plough, Janssen-Cilag, Microsoft Entertainment, NBC, Tetra Pak. Lançou o Starbucks em Portugal e trabalhou o Movimento Energia Positiva da Galp.

Lift
Apifarma, GE, Reckitt Benkiser, CIN, Salsa, Leya e Oriflame foram alguns dos clientes ganhos em 2008 pela Lift. A agência geriu ainda a reputação de Jardim Gonçalves. Falhou a fusão com a Lift, mas assinou o acordo de afiliação exclusiva com a Burson-Marsteller.

LPM
Deloitte, Unicer e Unitel foram alguns dos novos clientes ganhos pela agência de Paixão Martins em 2008. O ano fica também marcado pela entrada em Angola, através da LPM Publivision, resultado de uma parceria com a agência local Publivision.

YoungNetwork
Comprou 75% da agência croata Meritor Media, que tem como clientes os Correios, a Microsoft e o Ministério da Educação local. A YoungNetwork ganhou clientes como a Alta de Lisboa, Inland, Zoológico de Lisboa, Brodheim, Procter & Gamble, Virgin, Sete Maravilhas Portuguesas no Mundo, Superbrands, Nestea, Jurinfor e Garland.
Nova Agência

M Public Relations
Ao fim de poucos meses de actividade, a M Public Relations de Miguel Moreira Rato conseguiu ganhar clientes como a Sonae SGPS, a Sojormedia Capital, Iberdrola Portugal, Meetic, Go Natural e Easypay.

MKTM
MKTM, agência de mobile marketing criada pela TIM w.e., foi apresentada ao mercado em Setembro passado e começou logo a operar para 15 mercados.

Nossa
Nuno Cardoso e Duarte Durão criaram a agência de publicidade Nossa, que integra o WYGroup. Ainda em 2008 conseguiu trabalhar para a Bertrand, a Maxfinance e o Green Fest.

Personalidade de Publicidade
e Comunicação

Arlindo Frazão
O ano voltou a ser de expansão para o grupo de empresas dirigido por Arlindo Frazão. A Ativism comprou a agência de publicidade Lowe e anunciou uma nova unidade de negócio, a Umanism, que tem o objectivo de aumentar o rendimento dos colaboradores.

Mário Mateus
Em Setembro passado Mário Mateus, CEO da Media Brands, entidade que agrupa as agências de meios da Interpublic, assumiu a presidência da Initiative na Europa, Médio Oriente e África, um cargo de destaque inédito para um profissional português.

Pedro Janela
No ano passado foi apresentado o WYgroup, dirigido por Pedro Janela, que arrancou com unidades como a By, White (design gráfico) e StepValue (marketing digital). Em Setembro foi acrescentada a agência de publicidade Nossa.

Rui Vieira
O director criativo da Fullsix foi o responsável pela primeira edição do OFFF International Festival for the Post-digital Creation Culture em Lisboa. No ano passado, os bilhetes para o festival, que já tinha passado por Barcelona, Valência e Nova Iorque,m esgotaram.
Personalidade de Marketing

Fernando Paula
Liderou o rebranding do Banif, que só em publicidade representou um investimento real de três milhões. Com esta mudança, os níveis de notoriedade espontânea e recordação espontânea da instituição passaram a reflectir a real dimensão do grupo financeiro.

Nuno Teles
A Sagres garantiu em 2008 o patrocínio por quatro anos da Primeira Liga de Futebol. Entre Outubro e Dezembro, ultrapassou a rival Super Bock nos hipermercados, restaurantes e bares.
Branding ou Rebranding

Banif
Leya
Logo
Optimus
Zon
Marca

Magalhães
A marca da responsabilidade da JP Sá Couto tornou-se, graças ao apoio que teve do governo, no centro das notícias e das atenções de pais e crianças.

Meo
É a segunda marca mais recordada pelo portugueses, a seguir à TMN, e conseguiu fechar 2008, um ano e meio depois do lançamento, com 300 mil clientes.

Sagres
As vendas da marca ultrapassaram as da eterna concorrente Super Bock nos últimos três meses do ano nos hipermercados, restaurantes e bares.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Artigos relacionados
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Marketing
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Digital
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
Marketing
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
Media
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Media
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Comunicação
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Marketing
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
Marketing
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Digital
Agência Trema Creative com identidade renovada
Comunicação
Marketing

Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa

“O grupo Rodilla irá implementar um plano de crescimento para a cadeia portuguesa, com o objetivo de reforçar o seu caráter português e impulsionar a sua expansão internacional”, refere o comunicado sobre a aquisição, que marca a estreia em Portugal do grupo espanhol

O grupo de restauração espanhol Rodilla é o novo dono de 100% do capital da cadeia A Padaria Portuguesa, que tem 84 lojas e duas fábricas, avança o comunicado enviado à Lusa e citado na imprensa nacional.

Este negócio, que ainda está sujeito à aprovação da Autoridade da Concorrência (AdC), marca a estreia em Portugal do grupo espanhol, que inicia a internacionalização em 2019, com a entrada em Miami.

“O grupo Rodilla irá implementar um plano de crescimento para a cadeia portuguesa, com o objetivo de reforçar o seu caráter português e impulsionar a sua expansão internacional”, refere o comunicado que anuncia o negócio e a entrada em Portugal do grupo espanhol, que tem cerca de 300 pontos de venda com as marcas Rodilla, Hamburguesa Nostra, Vaca Nostra, Café de Indias e Jamaica.

Depois da aprovação da AdC, o grupo pretende concentrar-se em assegurar um período de transição cuidado, mantendo o foco na gestão das equipas e nas operações diárias da empresa. O grupo Rodilla é criado em 1939, quando Antonio Rodilla abre uma confeitaria em Madrid. Desde 2015, é detido a 100% pelo grupo cervejeiro Damm, que tem a marca Estrella Damm.

A cadeia de pastelarias A Padaria Portuguesa é fundada há 15 anos por Nuno Carvalho, emprega cerca de mil trabalhadores e conta com 84 lojas na Grande Lisboa e no Grande Porto e duas fábricas, em Lisboa e no Porto.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Dio Rods destaca-se pelos vídeos sobre o jogo Minecraft; Pedro Timóteo foca-se no universo dos videojogos de futebol; e Wuant publica vídeos com tom humorístico, vlogs e situações do quotidiano FOTO DR
Digital

Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram

Pedro Timóteo ocupa a segunda posição, com 31,2 mil interações por vídeo publicado, cerca de um quarto do ‘engagement’ do líder do ranking da Snack Content Portugal, Dio Rods

Catarina Nunes

Dio Rods, criador de conteúdos com tutoriais de construção no Minecraft (na foto, à esq.), é o jogador nacional de videojogos com mais ‘engagement’ no Instagram, com quatro vezes mais interações (129 mil) por ‘reel’ do que o segundo classificado no ranking da Snack Content Portugal.

Com 32,1 mil seguidores no Instagram, Dio Rods (@dio.rods) destaca-se na comunidade digital não só pelos vídeos sobre o jogo Minecraft mas pelas transmissões que faz ao vivo enquanto joga, as partilhas do seu dia a dia e as interações com outros influenciadores.

“Esta mistura de entretenimento com autenticidade faz com que os seguidores se sintam mais próximos, se interessem pelos temas partilhados e interajam bastante”, diz Inês Ramada Curto, codiretora executiva e sócia da Snack Content Portugal, estúdio especializado na criação de vídeo social e de linhas editoriais para marcas nas redes sociais.

A análise, elaborada em exclusivo para o M&P, é feita a partir do programa de dados Tubular para o Instagram, no período entre 1 de janeiro e 7 de abril, considerando a média do somatório de gostos, comentários e partilhas por publicação no formato ‘reels’, de ‘gamers’ nacionais.

De salientar que o Instagram tem vindo a evoluir para uma montra digital, em que os ‘gamers’ partilham os ‘gameplays’, onde aparecem a jogar videojogos, em emissões gravadas ou em direto.

No ranking da Snack Content, Pedro Timóteo (na foto, ao centro) ocupa a segunda posição, com 31,2 mil interações por vídeo publicado, cerca de um quarto do ‘engagement’ do líder da tabela e apesar de ter mais 17 mil seguidores do que Dio Rods, num total de 49,2 mil. Focado no universo dos vídeojogos de futebol, como o FIFA e o PES, Pedro Timóteo (@pedrotim23) é um dos ‘streamers’ mais reconhecidos da comunidade ‘gamer’ em Portugal.

O também embaixador da Adidas “tem uma habilidade natural para criar conteúdo envolvente e interativo no Instagram onde faz transmissões de jogos, dá dicas e conversa com os fãs. Pela consistência e pelo alto nível de capacidade de gerar interações com a sua comunidade tem mantido uma base fiel de seguidores no Instagram”, destaca Inês Ramada Curto.

Começar no YouTube e expandir-se no Instagram

O top 3 da tabela é fechado com Wuant (na foto, à dir.), que começa por ser um dos primeiros ‘gamers’ com mais notoriedade em Portugal, enquanto jogador no YouTube, mas que nos útimos anos tem-se expandido no Instagram.

Com 21,4 mil Interações e 891 mil seguidores no Instagram, Wuant (@wuant) comunica não só os jogos, mas também publica vídeos com um tom humorístico, vlogs e situações do quotidiano.

“Um dos vídeos onde partilha uma simples ida ao ginásio é um dos conteúdos com maior destaque no seu perfil. Esta mistura de entretenimento com ‘lifestyle’ faz com que consiga atrair uma audiência jovem, com a qual dialoga bastante”, explica a codiretora executiva da Snack Content Portugal, que destaca “o número médio de interações por ‘post’ muito robusto e mesmo com uma base de seguidores menos focados em ‘gaming’, consegue gerar uma conexão sólida com a audiência, mantendo a relevância na plataforma”.

Inês Ramada Curto argumenta que, nos últimos anos, o panorama dos jogos digitais em Portugal passa por uma revolução, não só no consumo, mas também na forma como os jogadores se conectam com os seguidores.

“O Instagram tornou-se num dos principais pontos de encontro para esse público, onde as comunidades partilham dicas, novos jogos, eventos, tiram dúvidas e interagem bastante, gerando conversas que conferem cada vez mais tempo passado nesta plataforma. Os ‘gamers’ nacionais estão a saber adaptar-se a esta plataforma e não só mostram as suas habilidades em jogos, mas também partilham o dia a dia, pensamentos e vida pessoal”, argumenta.

RicFazeres (@ricfazeres) é um dos mais antigos ‘gamers’ em Portugal e ocupa o quarto lugar, com 7,6 mil Interações por ‘reel’. O vencedor do All Star Challenge – FPF UFL Challenge powered by Cristiano Ronaldo, campeonato virtual de futebol, joga há cerca de 30 anos e tem 476 mil seguidores no Instagram.

“Publica vídeos nos mais diversos formatos, mas é principalmente nos cortes de jogos que se destaca”, salienta Inês Ramada Curto.

Capacidade de gerar conversas e interações

Tiagovski (@tiagovski555), por seu lado, soma 558 mil seguidores e 5,9 mil interações por vídeo, encerrando o ranking da Snack Content dos cinco ‘gamers’ nacionais com mais interações no formato ‘reels’.

“Publica, como quase todos os outros ‘gamers’, situações do dia a dia, ‘posts’ com memes e vídeos onde faz publicações de conteúdo publicitário”, diz a codiretora executiva da Snack Content Portugal, referindo-se ao ‘gamer’ que começa há 13 anos com um canal de YouTube, como jogador de Minecraft.

Inês Ramada Curto considera que os ‘gamers’ do top 5 se destacam “não só pelo notório talento e perícia para jogar jogos online, mas pela capacidade de gerar conversas e interações, fazendo exatamente o que estas plataformas tanto ambicionam: aumentar o tempo de retenção dos utilizadores na plataforma”.

Para a codiretora executiva de Snack Content Portugal, “o mundo dos ‘gamers’ no Instagram tem evoluído de forma impressionante nos últimos anos, e transformou-se num espaço onde os jogadores não mostram apenas as suas habilidades a jogar, mas também onde comunicam e se relacionam com os seguidores de forma mais pessoal e autêntica”.

Este novo paradigma no universo do ‘gaming’ reflete a crescente importância da construção de uma comunidade online sólida, onde as interações vão muito além dos temas publicados, e são basicamente sustentadas pela proximidade e criação de debates. As plataformas de redes sociais são, cada vez mais, sobre a criação de conteúdos envolventes e estratégicos.

“Apesar de cada um destes perfis de Instagram ter a sua linguagem, originalidade e autenticidade todos eles têm uma característica comum e fundamental: a capacidade de gerar conexões reais com os públicos. Tão importante como publicar vídeos sobre o tema que os caracteriza é jogar o jogo da plataforma e criar um impacto significativo, gerando conversas”, remata Inês Ramada Curto.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

Diretora do Meios&Publicidade
Mais artigos
Marketing

Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs

A marca norte-americana, subsidiária da Moët Hennessy Louis Vuitton (LVMH), aposta na rapper e compositora californiana para promover a coleção de pré-outono de 2025

Doja Cat (na foto) é a escolha da Marc Jacobs para promover a coleção de pré-outono de 2025 da marca norte-americana, subsidiária da Moët Hennessy Louis Vuitton (LVMH). A rapper e compositora californiana, que tem 25,4 milhões de seguidores no TikTok, 24,6 milhões no Instagram e 4,8 milhões no Facebook, protagoniza a campanha que divulga a nova linha.

“Esta campanha, que realça a importância de viver a vida com os melhores looks, não poderia ser um palco mais perfeito para apresentar as minhas novas músicas, com o glamour retro a encontrar um pouco de alma”, realça Doja Cat, citada em comunicado de imprensa.

Fotografada por Stef Mitchell, com estilismo de Sydney Rose Thomas e direção criativa de Christian Breslauer, a campanha captura o espírito do verão no espaço urbano, com um estaleiro de obras a tornar-se no local perfeito para aproveitar o sol e o banco de uma paragem de autocarro a revelar-se a melhor alternativa ao cadeirão de relaxamento de um spa.

O novo single da cantora, ‘Jealous Type’, integra a banda sonora do filme publicitário, que já está a ser divulgado em meios digitais e redes sociais. A coleção de pré-outono 2025 da Marc Jacobs já está disponível nas lojas da marca, online e em espaços comerciais selecionados. Em Portugal, o El Corte Inglés é uma das superfícies comerciais que comercializa as novas peças.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
FOTO DR
Media

APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais

A Associação Portuguesa de Radiodifusão revela que a esmagadora maioria das rádios de proximidade não conseguiu manter emissão ativa durante o apagão, por não dispor de sistemas de alimentação autónoma

A Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) exige que o Estado português retome, com caráter de urgência, o programa de apoio à aquisição de geradores para as rádios locais, garantindo que “nenhum cidadão volta a ser deixado no silêncio informativo em contextos de catástrofe ou falência dos sistemas digitais”, defende a APR em comunicado de imprensa.

A APR apela à ação imediata do Governo e à mobilização da Assembleia da República para que esta medida, há muito identificada como necessária, seja concretizada. “A segurança e a coesão da população começam na capacidade de comunicar e é responsabilidade do Estado garantir que essa capacidade existe, independentemente das circunstâncias”, argumenta a associação em comunicado.

O apelo da da APR surge na sequência do apagão a 28 de abril, que demonstrou a importância da rádio em situações de emergência nacional e uma vulnerabilidade: “a esmagadora maioria das rádios de proximidade, não conseguiu manter a sua emissão ativa, por não dispor de sistemas de alimentação autónoma”, revela a associação.

“Apenas as grandes rádios nacionais, equipadas com geradores, conseguiram garantir o serviço público de informação que se exige nestes momentos críticos. As rádios locais, por falta de meios técnicos adequados, foram forçadas ao silêncio e, com elas, milhares de cidadãos, particularmente em regiões do interior e em zonas menos cobertas pelos meios nacionais, ficaram privados de orientação e esclarecimento”, denuncia a APR.

Esta realidade, no entanto, poderia ter sido evitada, segundo a associação de rádios. “Em 1999, o Estado português iniciou, em conjunto com a Associação de Portuguesa de Radiodifusão (APR), um programa com o objetivo de comparticipar a aquisição de geradores para as rádios locais, reconhecendo o seu papel estratégico no sistema de proteção civil. No entanto, esse processo foi interrompido no ano 2000 e nunca chegou a ser retomado, apesar das insistências da APR. Os últimos contatos com o Governo sobre estas matérias decorreram no final de 2022, com a secretaria de Estado da Proteção Civil, mas, apesar de ter sido esboçado em novo protocolo, infelizmente, acabou por não ter sido fechado”, recorda a associação.

“A situação vivida segunda-feira vem demonstrar, de forma inequívoca, a urgência em corrigir esta falha. A Lei de Bases da Proteção Civil é clara ao estabelecer que a atividade de proteção civil se exerce também através da informação e formação das populações, promovendo a sua sensibilização para a autoproteção e para a colaboração com as autoridades”, conclui a APR.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

João Maia Abreu assume direção executiva da SPi

“Quero contribuir para o sucesso, ajudar nas conquistas e preparar o futuro da internacionalização da SPi”, declara João Maia Abreu, que assume o novo cargo na produtora da SPTV, dedicada a projetos internacionais em streaming

João Maia Abreu junta-se ao grupo SPTV para assumir o cargo de diretor executivo de negócios e coproduções da SPi. “É com grande entusiasmo que me junto à família SP, a maior produtora independente de ficção em Portugal. Quero contribuir para o sucesso, ajudar nas conquistas e preparar o futuro da internacionalização da SPi”, declara João Maia Abreu, citado em comunicado de imprensa.

Licenciado em direito e com cerca de 25 anos de experiência na área dos media, João Maia Abreu tem um percurso enquanto jornalista e diretor de informação, bem como na área de negócio, com a criação e direção de canais de televisão. Esteve também envolvido em negócios e parcerias internacionais, com destaque para o lançamento de projetos em mercados internacionais.

“Acreditamos que a sua vasta experiência em contextos internacionais virá, certamente, promover e dinamizar a abertura de novos horizontes à produção nacional, acrescentando valor ao propósito da SPi”, refere o comunicado do grupo SPTV. A SPi é uma produtora independente do grupo SPTV, vocacionada para o desenvolvimento de projetos internacionais, nomeadamente em produções com e para plataformas de streaming.

A SPi é responsável pela primeira série original portuguesa da Netflix, Glória, estreada em 2021. No catálogo da HBO Max, em Portugal e Espanha, tem também disponíveis as duas temporadas de Auga Seca, coproduzida pela SPi e pela Portocabo.

Em 2024, produziu a série documental Senhor Presidente – O Campeonato de Uma Vida, de três episódios, que retrata a vida de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto. Em pós-produção, encontram-se os projetos Cold Haven, em coprodução com a produtora islandesa Glassriver, e Algodão a Frio, ambos para serem exibidos na RTP.

Desde 2017, a SPi desenvolve séries de ficção, documentários e outros conteúdos em modelo de coprodução. Em 2022, a SPi coproduziu a série baseada no ‘bestseller’ do jornalista José Rodrigues dos Santos, CODEX 632, com a RTP e a Globoplay, e a Motel Valkirias, em coprodução com a CTV.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Comunicação

Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas

“Estas novas colaborações refletem a confiança do mercado na nossa abordagem estratégica, criativa e orientada a resultados”, afirma Vanda Rosário, diretora executiva da agência de comunicação integrada

A Hub Media, agência especializada em comunicação integrada, anuncia a entrada de quatro novas contas no seu portfólio: IQVIA, Eurofred, e os projetos King Colis e MoneyLab Summit.

A parceria com a IQVIA, líder global em análise de dados e soluções tecnológicas para o setor da saúde, tem como objetivo reforçar a presença em território nacional, ao passo que a Eurofred, empresa especializada em soluções de climatização e eficiência energética, entrega à Hub Media a comunicação institucional e digital em Portugal.

Já a King Colis, ‘start-up’ francesa que recupera encomendas perdidas de comércio eletrónico, vendendo-as ao peso a preços competitivos, visa desenvolver uma estratégia de marca e visibilidade orientada para um crescimento sustentado.

Por último, o MoneyLab Summit, evento europeu dedicado à literacia financeira e inovação no setor financeiro, que terá lugar no dia 24 de maio no MEO Arena, será dinamizado pela Hub Media em termos de posicionamento, divulgação e cobertura mediática.

“Estas novas colaborações refletem a confiança do mercado na nossa abordagem estratégica, criativa e orientada a resultados. Estamos entusiasmados com os desafios que cada um destes clientes nos traz e preparados para contribuir ativamente para o seu crescimento e notoriedade”, afirma Vanda Rosário, diretora executiva da Hub Media.

Com estas novas parcerias, a Hub Media reforça o compromisso em criar impacto através de soluções de comunicação integradas e personalizadas.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
FOTO DR
Marketing

Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia

O autor do formato ‘O Homem Que Mordeu o Cão’ (na foto) obtém um valor médio de 7.29, no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2025 da Marktest. Cristiano Ronaldo ocupa o quarto lugar, na mesma posição de César Mourão

Os humoristas e os apresentadores de formatos de entretenimento dominam o top 5 de personalidades pelas quais os portugueses nutrem mais empatia, com Nuno Markl na liderança, seguido por Ricardo Araújo Pereira e Vasco Palmeirim. Fora do entretenimento, Cristiano Ronaldo ocupa o quarto lugar no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2025 da Marktest, a mesma posição de César Mourão.

Entre as 150 personalidades sugeridas nesta edição do estudo, o apresentador e humorista Nuno Markl é quem obtém um maior índice de empatia e identificação junto dos inquiridos. Numa escala de um (não se identifica) até dez (identifica-se muito), o autor do formato ‘O Homem Que Mordeu o Cão’ obtém um valor médio de 7.29.

Na segunda posição, bastante perto de Markl, surge o humorista Ricardo Araújo Pereira com um valor médio de 7.28. O radialista e apresentador de televisão Vasco Palmeirim ocupa o terceiro posto, com 6.95. O top 5 fica completo com o humorista, ator e apresentador de televisão César Mourão e o futebolista internacional Cristiano Ronaldo, que ocupam os dois a quarta posição, com um valor médio de 6.81.

O estudo da Marktest abrange também as figuras públicas preferidas dos portugueses, em áreas como desporto, música, cinema, televisão, moda, humor ou redes sociais. Nestes parâmetros, as respostas dos inquiridos fizeram sobressair Cristiano Ronaldo na área do desporto, com 58,3% das menções, Ricardo Araújo Pereira no humor (27,5%), a estilista Fátima Lopes na moda (26,2%), Manuel Luís Goucha nos apresentadores de televisão (18,7%) e Ana Garcia Martins (A Pipoca Mais Doce) nas redes sociais (11,5%).

Os objetivos principais do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers são conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas e influenciadores nacionais, a opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade.

Na aferição da opinião dos portugueses, é realizado um estudo de opinião junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental. A amostra é constituída por 1202 entrevistas, representativa da população portuguesa, considerando género, idade e região, e recolha online através de um questionário de auto-preenchimento, entre 11 e 25 de fevereiro de 2025.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Marketing

Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump

Na Dinamarca ou no México, várias marcas americanas têm sido alvo de uma rejeição por parte do consumidor. A Coca-Cola é uma das visadas, e está a tentar dissociar-se das políticas da Administração Trump.

Na Dinamarca, no México e em outros países na mira de Donald Trump, as marcas americanas ou associadas ao milionário Elon Musk têm sido alvos de uma rejeição por parte do consumidor. A Coca-Cola é uma das visadas, e está a tentar dissociar-se do governo norte-americano.

No caso dos consumidores dinamarqueses, segundo declarações da empresa de cerveja Carlsberg, que engarrafa a marca americana no país, o ‘boicote’ à Coca-Cola é uma resposta à política externa dos Estados Unidos, refletindo a indignação dos dinamarqueses com as ameaças de Donald Trump de invadir e tomar o território da Groenlândia.

Jacob Aarup-Andersen, CEO da Carlsberg, revela que as vendas da bebida mais famosa do mundo “estavam ligeiramente em baixa” na Dinamarca, o único mercado onde a empresa observa esse fenómeno em larga escala. Em declarações à Reuters, o CEO da Carlsberg refere que as marcas nacionais, como a Jolly Cola, estão a ganhar espaço no mercado dinamarquês “devido ao boicote dos consumidores em relação às marcas americanas”.

A rede local de supermercados Rema confirma o fenómeno e relata um aumento de 13% nas vendas da Jolly Cola em março, em comparação com o mesmo período de 2024.

Jacob Aarup-Andersen lembra ainda que tanto a Coca-Cola como a Pepsi – marca que a Carlsberg também engarrafa – vendidas na Dinamarca são produzidas em fábricas dinamarquesas por trabalhadores dinamarqueses. “Por isso, na nossa perspetiva, estas são marcas dinamarquesas”, afirma, acrescentando que a Carlsberg não é a favor nem contra boicotes e que respeita as decisões dos consumidores.

No México, o cenário é idêntico. Segundo a Femsa, engarrafadora do produto no país, verifica-se uma quebra de 5,4% no consumo de Coca-Cola. A empresa atribui a desaceleração das vendas às tensões geopolíticas entre os Estados Unidos e o México. Além disso, os clientes hispânicos que vivem nos Estados Unidos também têm consumido menos por conta das deportações em massa da Casa Branca.

Perante estes dados, o CEO da The Coca-Cola Company, James Quincey, fala num sentimento “antiamericano”, mas garante que a empresa está mobilizada para recuperar dos ataques.

Coca-Cola supera estimativas no 1º trimestre

No primeiro trimestre do ano, a Coca-Cola totaliza 3,33 mil milhões de dólares (€2,931 milhões) de lucro, um aumento de 5% relativamente ao ano anterior, segundo dados apresentados no final do mês de abril. A faturação da multinacional cedeu 2%, face ao período homólogo, para 11,12 mil milhões de dólares (€9,781 milhões).

Destaca-se a venda dos refrigerantes com gás, que cresceu 2%, impulsionada pela Europa, Médio Oriente, África e Ásia-Pacífico. Os sumos, produtos lácteos e as bebidas vegetais tiveram um acréscimo de 1%, enquanto a água, bebidas desportivas, café e chá avançaram 2%.

James Quincey, CEO da The Coca-Cola Company, destaca a estratégia da empresa para lidar com qualquer situação, acrescentando que “apesar da pressão nos principais mercados, a força da nossa presença global permitiu-nos navegar com sucesso num ambiente externo complexo. Ao mantermo-nos fiéis ao nosso objetivo e próximos do consumidor, estamos confiantes na nossa capacidade de criar valor duradouro a longo prazo”, conclui. Para 2025, a empresa espera um crescimento das receitas de 5% a 6%.

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Digital

SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial

“Com esta solução, reduzimos os custos de produção dos vídeos, permitindo que a liberdade criativa e as ideias disruptivas, não estejam condicionadas pelo orçamento disponível”, refere Gui Rios (na foto), fundador da SA365

A agência criativa SA365, pertencente ao grupo Elife, acaba de lançar, em Portugal e no Brasil, a primeira produtora de vídeo que recorre totalmente à inteligência artificial. Apelidada de AI365 Studio, a produtora quer garantir maior agilidade e rapidez na criação de conteúdos.

“A decisão de criarmos a AI365 Studio acompanha a evolução das plataformas digitais, da inteligência artificial e da própria agência SA365, que procura novas propostas que ajudem as marcas a estarem mais próximas dos seus consumidores. Com esta solução, reduzimos o tempo de execução e os custos de produção dos vídeos, permitindo, que a liberdade criativa e as ideias disruptivas, não estejam condicionadas pelo orçamento disponível”, refere Gui Rios, fundador da SA365, em comunicado de imprensa.
Nos últimos anos, o vídeo tornou-se no formato prioritário para plataformas como Instagram, TikTok e Facebook, por gerar mais envolvimento e partilhas do que imagem e texto combinados.

A equipa da AI365 Studio, segundo o comunicado de imprensa, conta com especialistas em imagem, inteligência artificial e criatividade que utilizam a IA para materializar o conceito criativo, indo ao encontro do posicionamento, objetivos específicos e públicos-alvo de cada marca.

“O recurso a IA permite que o tempo e custos dedicados a filmagens exigentes, sejam reduzidos, ou que a escolha de um local de filmagem deixe de ser um obstáculo”, acrescenta Gui Rios.

A inteligência artificial garante ainda uma análise em tempo real, permitindo compreender que tipo de vídeo funciona e em que contexto, aspetos fundamentais na otimização de campanhas.
“Acreditamos que este lançamento pode ajudar a impulsionar projetos que de outra forma não sairiam do papel, incentivando que equipas criativas e de multimédia, possam, sempre tendo em conta a salvaguarda dos direitos autorais, produzir mais e com mais qualidade”, conclui Gui Rios.
Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Comunicação

Agência Trema Creative com identidade renovada

A agência de marketing digital, que colabora com marcas como a OakBerry, a Indigo ou a Cerealis, surge agora com a ambição de criar uma comunicação com assinatura própria

A Trema Creative, agência de marketing digital, surge com uma identidade renovada e a ambição de criar uma comunicação com assinatura própria.

Mais do que uma mudança de nome, este ‘rebranding’ simboliza a maturidade da agência e o reforço da visão estratégica. A Trema Creative assume-se agora com uma identidade mais clara e “uma abordagem que privilegia o pensamento crítico, a criatividade à medida e uma obsessão saudável pelo detalhe”, segundo o comunicado de imprensa.

“Não trabalhamos com ‘copy-paste’. O nosso trabalho começa sempre do zero — com cada cliente, com cada negócio, com cada desafio”, explica Pauline Joaquim, CEO e fundadora da Trema Creative. “Queremos ser parceiros verdadeiros, daqueles que conhecem os objetivos e os dilemas reais de quem confia em nós”.

A Trema Creative colabora atualmente com marcas como a Oakberry, Indigo, Cerealis, Flexus, ZOO de Lagos e Satori, entre outras.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.