Gestor de pessoas
João Paulo Silva Director de Marketing da SAP Portugal e Director de Marketing Ibérico da SAP João Paulo Silva, 31 anos, foi recentemente nomeado director de marketing ibérico da SAP, […]

Meios & Publicidade
Adclick Group chega a Madrid com novos projetos em curso
Agências norte-americanas repensam Cannes devido às políticas de Trump
Audiências semanais: SIC reforça liderança
Marcas reagem à eleição do Papa Leão XIV
GirodMédias compra APS Media
Sugestões para ler e escutar da edição 979 do M&P
Maria Cerqueira Gomes é a nova embaixadora da Solverde.pt
Nos é a empresa que mais investiu em inovação em 2023
Campanha da Lacoste reinventa ícones da moda e do ténis
Centromarca defende legislação europeia eficaz contra práticas comerciais desleais
João Paulo Silva Director de Marketing da SAP Portugal e Director de Marketing Ibérico da SAP
João Paulo Silva, 31 anos, foi recentemente nomeado director de marketing ibérico da SAP, cargo que passa a acumular com o de director de marketing da SAP Portugal. Nas novas funções espera «conseguir motivar e incutir um espírito de mudança e dinamismo na equipa de marketing, de forma a transformá-la na melhor equipa do sector». Ao nível externo, tem como objectivo «reforçar a imagem da SAP e a percepção do mercado de que somos uma empresa líder em soluções de e-business. Este objectivo assume ainda maior importância quando a SAP está a posicionar-se em novas áreas e novos sectores».
Licenciado em Matemática/Informática em 1994, pela Universidade da Beira Interior, em Castelo Branco, confessa que a sua primeira opção era Engenharia Informática, mas não obteve classificação suficiente para ser admitido. Em 1998, complementou a sua formação com uma pós-graduação em Marketing, inscrevendo-se no Programa Avançado de Marketing para Executivos (PAME), ministrado pela Universidade Católica Portuguesa.
Quanto ao percurso profissional, João Paulo Silva estagiou na Digital Equipment, uma empresa fornecedora de hardware e serviços tecnológicos, entretanto absorvida pela Compaq. Na Digital, exerceu funções na área da engenharia de software e database marketing, no departamento de gestão de parceiros e pré-venda, que foi posteriormente absorvido pelo departamento de marketing. Este período permitiu-lhe aprender muito, «numa excelente escola de metodologia de trabalho e de pesquisa», a Digital.
Cerca de um ano depois aceitou o convite para criar de raiz o departamento de marketing e alianças da então subsidiária ibérica da SAP em Portugal. À data, era também responsável pela implementação de estratégias ibéricas. Três anos depois, foi nomeado director daquele departamento. Para João Paulo Silva, «trabalhar na SAP Portugal, com uma taxa de crescimento de 200% ao ano, é como mudar de emprego todos os anos». No novo desafio, acredita que «o mais complicado será gerir e motivar pessoas de culturas diferentes».