Nova campanha da APAV usa IA para alertar para perigo de abusos infantis (com vídeo)
As únicas crianças livres de sofrer qualquer tipo de abuso são as que não existem e até as que aparentam ter uma vida perfeita podem, na realidade, estar a correr […]
Luis Batista Gonçalves
Marcas mais valiosas perdem €3,2 biliões em valor não concretizado, desde 2000
Pinterest lança ferramentas de IA generativa para anunciantes
Açoriano Oriental renova grafismo, secções e opinião
Lonas publicitárias da Super Bock têm nova vida
Tribunal aceita providência cautelar do ACP. MOP e JCDecaux não se pronunciam
Santini espera superar vendas de €7 milhões em 2024
Netflix testa novos modelos de subscrição com contas adicionais
Fundos de cobertura apostam contra ações do WPP
Marcas estão a esquecer ‘baby boomers’
Sara Matos é o rosto da CVRA em campanha da BVine
As únicas crianças livres de sofrer qualquer tipo de abuso são as que não existem e até as que aparentam ter uma vida perfeita podem, na realidade, estar a correr riscos. Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento de “Crianças intocáveis”, a nova campanha de sensibilização da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) criada com recurso a Rain, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) usada em publicidade, marketing e comunicação, para alertar para o perigo de abusos infantis nas crianças reais.
“Grande parte das situações de violência contra crianças acontece dentro da casa da vítima ou da pessoa agressora. Na maior parte das vezes, esta pessoa é alguém que faz parte do círculo de confiança da família, o que nos revela uma triste realidade: todas as crianças são potenciais vítimas de abuso”, alerta a instituição em comunicado de imprensa.
Desenvolvida pela agência FCB Lisboa, a nova campanha da APAV integra cinco cartazes, dois filmes e várias peças de comunicação digital. As fotografias geradas artificialmente tiveram produção de imagem adicional em Midjourney, um serviço de IA desenvolvido pelo laboratório de pesquisa independente homónimo, sediado em São Francisco, nos EUA.
Os filmes que integram esta ação de sensibilização ficaram a cargo da produtora Trix. “Não deixa de ser irónico que tenhamos de apelar ao mundo virtual para cativar as pessoas para um problema tão real como este. A sociedade precisa de compreender que impedir abusos é uma tarefa de todos”, apela Edson Athayde, diretor criativo executivo da FCB Lisboa.
“A utilização de IA é de algo inovador em muitos aspetos. Neste caso, foi utilizada em todos as partes do processo. A ferramenta Rain, desenvolvida pelo publicitário Domenico Massareto, foi fundamental durante o brainstorming de ideias”, revela ainda o responsável.