10 campanhas que marcam o ano
A lista começa à boleia do Programa da Cristina e acaba no Natal. São 10 campanhas que foram notícia no Meios & Publicidade e que, razões diferentes, merecem ser destacadas neste fim de ano.

Rui Oliveira Marques
Adidas, Nike, Puma e Under Armour pedem isenção de tarifas a Trump
Wise Pirates investe em estúdio e explora realidade aumentada
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
A lista começa à boleia do Programa da Cristina e acaba no Natal. São 10 campanhas que foram notícia no Meios & Publicidade e que, razões diferentes, merecem ser destacadas neste fim de ano.
A de oportunidade
O ano arrancou com a estreia de Cristina Ferreira da SIC. A agência de publicidade Legendary People + Ideas aproveitou o impacto da chamada do Presidente da República a parabenizar a apresentadora pelo novo programa para criar uma mecânica em que, através da plataforma www.telemarcelo.pt, era possível surpreender um amigo com uma mensagem do Presidente da República à semelhança da realizada para o programa de Cristina Ferreira. As chamadas eram gratuitas e não havia limite de destinatários a quem ligar. Ao fim de cinco dias foram registadas mais de 350 mil chamadas. A Legendary ficou entretanto com mais um case study para apresentar aos clientes.
A feminista
Lá fora não faltam exemplos de marcas que, à boleia da atenção que a causa feminista está a ganhar em todo o mundo, aproveitam para mostrar o seu compromisso com o tema. Por cá são poucos os casos. No entanto, em 2019 a Danone trabalhou a desconstrução da expressão “corpinho Danone”, que é associada a um estereótipo de beleza que remete para silhuetas magras. A propósito da mudança de design das embalagens dos Corpos Danone, um grupo de mulheres pintou os próprios corpos em telas, com cores diferentes, sendo que as manchas de tinta produzidas, que correspondem à forma do corpo de cada uma, serviram de base para o design dos rótulos e das embalagens. Criatividade da FunnyHow.
https://www.youtube.com/watch?v=pcZK5lhKMo8
A global
A Zippy lançou a primeira campanha global da marca. Filmada em Londres, além de ser um pretexto para celebrar o Dia Mundial da Criança, constituiu o lançamento global da assinatura da marca We Go Together. A campanha tem por base a letra da música Lean on Me, de Bill Withers, protagonizada por 49 crianças de várias partes do mundo cujos nomes ou apelidos reais ajudam a compor a letra da canção original ao longo do spot. A campanha resulta da colaboração entre as agências This is Pacifica e a Stream and Tough Guy. A produção esteve a cargo da Playground com realização de Cristiana Miranda.
A de formatos inovadores
A MOP lançou um desafio a 16 agências criativas para usarem um espaço da sua rede para fazerem com ele o que bem entendessem. A empresa concessionária da publicidade do Metro de Lisboa, do TOMI ou da Carris queria mostrar a vitalidade do meio exterior que, a par do digital, tem tido um crescimento sustentável. As agências souberam responder ao desafio e mostrar a potencialidade de comunicar neste meio, recorrendo a formatos inovadores – e que as marcas parecem evitar. A apresentação dos projectos das agências coincidiu com o rebranding da própria MOP, que se apresenta agora com a assinatura Ideias Fora do Formato (criatividade da Partners).
A política
Foi descrito como o partido dos outdoors, levando até Ricardo Araújo Pereira em entrevista ao então líder da Iniciativa Liberal na TVI a questionar se o objectivo da campanha das legislativa era eleger um deputado ou ganhar um prémio do Meios & Publicidade. Certo é que o partido conseguiu eleger o seu primeiro deputado. Em ano de eleições europeias e legislativas foram poucas as acções que ficaram na memória. Seguramente que os outdoors Comprimos e Impostopoly ficam na memória, integrando uma campanhas que mereceu vários elogios. Estiveram envolvidos, do lado da Iniciativa Liberal, Manuel Soares de Oliveira, Rodrigo Saraiva e Carlos Guimarães Pinto. A produção dos outdoors esteve a cargo da FullQuest.
A dos prémios
As campanhas criadas pelo O Escritório para o Lidl tem arrasado em vários festivais, tanto pela criatividade como pela avaliação de resultados. Venceu os grandes prémios no festival do Clube de Criativos de Portugal, nos Prémios à Eficácia e nos Prémios Marketing M&P. O Lidl foi aliás eleito marca do ano nos Prémios Meios & Publicidade 2019.
A de relações públicas
A dada altura o país desatou a falar sobre a entrada do Mercadona em Portugal. Houve directos na televisão, uma visita do Presidente da República à primeira loja e muito buzz nas redes sociais. A concorrência esteve sob pressão, com promotoras do Pingo Doce à porta do Mercadona a oferecer sacos e o Minipreço a colocar anúncios. Não era exactamente novidade a entrada de uma cadeia espanhola em Portugal. O próprio Minipreço é detido pelo DIA e o El Corte Inglés tem investido na cadeia de supermercados Supercor em várias geografias. A galega Froiz também tem 15 supermercados e um cash & carry em território nacional. A assessoria de comunicação da Mercadona é assegurada pela Llorente & Cuenca.
A mais simples
A iniciativa Alerta Matinal juntou a Matinal e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que distribuíram milhares de embalagens de leite em universidades e empresas, a par de líderes de opinião. A ideia era alertar para o tema do cancro da mama recorrendo a um design que ia directo ao assunto. Criatividade da FCB Lisboa a evidenciar que “less is more”.
A de auto-promoção
Para promover a nova agência Stream and Tough Guy, o sócio João Ribeiro foi ao concurso Preço Certo da RTP1 onde aproveitou o momento para enviar cumprimentos a alguns responsáveis de marketing em Portugal, numa chamada de atenção a vários potenciais clientes. A acção foi até notícia na AdWeek também deu conta aos seus leitores que o nome da agência, Stream and Tough Guy, corresponde à tradução do nome dos fundadores para inglês: Ribeiro/Stream e Durão/Tough Guy.
A de Natal
A marca de telecomunicações tem tido lugar cativo nos rankings das melhores campanhas do ano graças aos anúncios de Natal. 2019 não foi excepção com um emotivo filme sobre dois irmãos desavindos em que, por terem comprado o mesmo presente, conseguem reconciliar-se graças à perspicácia da sua mãe. A campanha é da autoria da Wunderman Thompson e o filme tem produção da Krypton Films, com realização de Augusto Fraga. Já antes a Vodafone tinha abordado os temas do bullying, do divórcio, das madrastas e do amor na terceira idade – em contexto natalício. A melhor dos últimos cinco anos? A de 2017 – vá ao YouTube relembrar.