Minuto Zen muda imagem da ACI Portugal

A Forex ACI Portugal – Associação dos Mercados Financeiros renovou a sua imagem institucional, num trabalho que esteve a cargo da agência de comunicação Minuto Zen. Rui Correia, responsável de […]

Rui Oliveira Marques

Minuto Zen muda imagem da ACI Portugal

A Forex ACI Portugal – Associação dos Mercados Financeiros renovou a sua imagem institucional, num trabalho que esteve a cargo da agência de comunicação Minuto Zen. Rui Correia, responsável de […]

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A Forex ACI Portugal – Associação dos Mercados Financeiros renovou a sua imagem institucional, num trabalho que esteve a cargo da agência de comunicação Minuto Zen. Rui Correia, responsável de comunicação da Forex ACI Portugal, referiu em nota de imprensa que “o objectivo é dinamizar e desenvolver a associação de forma a torná-la uma referência no universo dos profissionais dos mercados financeiros”.

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Audiências semanais: SIC recupera a liderança

Consumo global de televisão apresenta uma tendência de quebra acentuada. A SIC sobe e tem agora 14,6% de quota de audiência, com a TVI a apresentar tendência oposta, e a descer até aos 13,6% de ‘share’

O consumo global de televisão apresenta esta semana uma tendência de quebra mais acentuada, caindo cerca de dez minuto por dia, e ficando assim nas cinco horas e sete minutos diários por indivíduo.

A SIC recupera a liderança da semana, sendo um dos canais que reforça ‘share’, tal como se verifica com a RTP1; já a TVI e a televisão por cabo descem, e o ‘outros’ está estável, mantém o valor da semana anterior. Desta forma, a RTP1 reforça a quota de audiência e chega aos 12,8% de ‘share’ semanal, a SIC também sobe e tem agora 14,6% de quota, com a TVI a apresentar tendência oposta, desce até aos 13,6% de ‘share’ semanal.

A oferta do cabo também desce e tem esta semana 40,2% de ‘share’, enquanto o ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, streaming e vídeo/jogos) está em clima de estabilidade, mantém os mesmos 17,8% de quota de audiência.

O pódio da tabela dos canais mais vistos da cabo continua inalterado, é ocupado ainda pela CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias. Nas posições que se seguem estão o STAR Channel, Globo, News Now, Hollywood, SIC Mulher e STAR Life. A fechar o top 10 está o STAR Movies, de regresso à tabela da semana.

Como seria de esperar, esta semana o primeiro lugar da tabela da programação global é ocupado pela transmissão do jogo
‘Futebol – Taça de Portugal Generali Tranquilidade: Final/Benfica X Sporting’, feita na RTP1, a que se segue ‘Futebol –Taça de Portugal Generali Tranquilidade: Final (Pós-Match)/Entrega da Taça’, também na RTP1.

Nas posições restantes estão o ‘Telejornal’, da RTP1, ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha: Especial Outra Vez Eleições’, da SIC, e ainda o ‘Jornal da Noite’, também da SIC.

Esta semana o líder da tabela da programação da cabo é o ‘Grande Jornal – Noite’, da CMTV. Seguem-se ‘Entrevista Exclusiva/André Ventura’, da CNN Portugal e nas posições que se seguem estão mais três conteúdos da CMTV: o desportivo ‘Duelo Final/Tottenham X Man. United’, ‘Investigação CM/Caça aos Carteiristas’ e ainda ‘Doa a Quem Doer’.

by Data Insights, Havas Media Network

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Nova Expressão e Publicis Media lideram ranking de agências de meios

O setor da alimentação e das bebidas é o que atrai mais investimento publicitário segundo o estudo ‘Global Media Agency New Business Barometer’ da COMvergence, referente ao primeiro trimestre de 2025

A Nova Expressão (na foto, à esq.) lidera o ranking de novos negócios das agências de meios em Portugal, de acordo com o estudo ‘Global Media Agency New Business Barometer’, realizado pela consultora COMvergence. O segundo lugar é ocupado pela Universal McCann (UM). A Initiative surge na terceira posição.

O ranking de novos negócios referente a grupos, do primeiro trimestre de 2025, é liderado pela Publicis Media (à dir.), à frente da Omnicom Media (OMG). A IPG Mediabrands, em terceiro lugar, fecha o pódio.

Portugal ocupa o 27º lugar do ranking de indicadores por mercado, com os novos negócios das agências a atingirem os 12 milhões de dólares (€10,6 milhões). A taxa de retenção apurada é de 52%. Associação de Promoção da Madeira, Iberdrola, Santander, Zurich Insurance Group e Playmobil são apontados como os anunciantes que mais investiram no primeiro trimestre de 2025.

Depois de analisar 587 ‘pitches’ e transferências de contas em 48 países, a COMvergence apurou que a taxa de retenção global é de 23%.
“A Zenith foi a rede de agências mais bem-sucedida na manutenção de relações com clientes após o ‘pitch’, com uma taxa de retenção de 95%, enquanto que a Publicis Media obteve a melhor taxa de retenção entre os grupos, de 87%”, refere a análise da consultora.

Em termos de categorias, o setor da alimentação e das bebidas (FMCG) é o que atrai mais investimento publicitário em novos negócios para as agências de meios no primeiro trimestre de 2025, ao atingir os 1,46 mil milhões de dólares (€1,29 mil milhões) afetos a novos negócios.

A segunda posição é ocupada pela indústria do entretenimento e dos media, com 891,5 milhões de dólares (€783,5 milhões), à frente do setor da tecnologia, com 523,1 milhões de dólares (€459.7 milhões). O setor do retalho ocupa a quarta posição, com 490,3 milhões de dólares (€430,9 milhões). A indústria farmacêutica surge em quinto lugar, com 450,7 milhões de dólares (€396,1 milhões).

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AMD aprova novo código de conduta

“Este documento é uma ferramenta vital para garantir a confiança do consumidor, a equidade no mercado e a valorização da nossa atividade”, refere André Novais de Paula, presidente da direção da AMD (na foto)

A Associação Portuguesa de Marketing Directo e Digital (AMD) aprova o novo código de conduta, que tem como objetivo reforçar o compromisso das empresas com a ética e responsabilidade legal no setor do marketing direto e digital, numa altura em que a utilização de dados pessoais e de marketing personalizado colocam desafios à privacidade e à confiança do consumidor.

“Num contexto de rápida evolução tecnológica e regulamentar, o novo código de conduta assume-se como um instrumento de referência para todas as empresas que desenvolvem atividade neste setor, independentemente da sua dimensão ou setor de atuação”, refere a AMD em comunicado.

O documento, obrigatório para todos os associados da AMD, foi revisto para responder aos desafios do setor, em especial nas áreas de proteção de dados e privacidade; do marketing digital e programático, com enfoque em práticas transparentes e não intrusivas; do comércio electrónico, assegurando a defesa do consumidor e a equidade nas transações, assim como da inteligência artificial, regulando a sua utilização ética na criação de perfis, automação e personalização de comunicações comerciais.

“O novo código de conduta é o culminar de um extenso trabalho de análise e reflexão. Representa o compromisso com um marketing mais ético, responsável e adaptado aos desafios tecnológicos e regulatórios que se colocam às empresas e aos profissionais. Este documento é uma ferramenta vital para garantir a confiança do consumidor, a equidade no mercado e a valorização da nossa atividade como motor da economia portuguesa”, refere André Novais de Paula, presidente da direção da AMD.

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Mafalda Castro é a cara da nova gama Matinal Livre

A campanha, presente em televisão, digital, exterior e ponto de venda, foi desenvolvida pela agência McCann, com a gestão de meios da Mindshare e a assessoria de imprensa da Burson

Mafalda Castro dá voz ao novo posicionamento de Matinal Livre. A comunicação arranca esta segunda-feira, dia 26 de maio, e vai prolongar-se por três semanas, permitindo uma presença da marca em diferentes canais como televisão, digital, exterior e ponto de venda.

A campanha foi desenvolvida pela agência McCann, com a gestão de meios da Mindshare e a assessoria de imprensa da Burson.

Com esta parceria, a marca tem como objetivo reforçar os valores que estão na sua génese: o equilíbrio, a leveza e o autocuidado. “A Mafalda personifica um estilo de vida moderno e consciente, tornando-se uma escolha natural para representar a gama Matinal Livre e estabelecer ligações com audiências diversas, pela sua notoriedade e presença em projetos e canais distintos”, explica a gestora da marca Matinal, Catarina Cruz, citada em comunicado.

Com esta colaboração, a marca pretende estreitar a relação com os consumidores e reforçar o reconhecimento da gama Matinal Livre.
“Queremos inspirar novos públicos a estarem atentos para cuidar de si, criando uma ligação emocional com a marca e personificando a relevância da nossa proposta de valor”, conclui a gestora de marca.

Para Mafalda Castro, a marca é uma extensão do seu próprio estilo de vida: “Começar por mim e fazer escolhas que me fazem sentir bem é o que procuro no meu dia a dia, e a Matinal encaixa na perfeição na minha rotina: ajuda-me a sentir equilibrada e cheia
de energia”.

 

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Fraude publicitária cresce 19% em 2024

As campanhas oportunistas duplicaram no espaço de um ano, revela o estudo internacional do Integral Ad Science revela. Além de aumentarem em mobile e desktop, a ilegalidade está a chegar à televisão conectada

À primeira vista têm a aparência de anúncios insuspeitos, mas são, afinal, campanhas oportunistas para obter dados pessoais dos consumidores, promover negócios ilícitos ou induzir em erro os potenciais compradores.

Segundo o estudo internacional ‘Media Quality Report (MQR)’, realizado pela empresa Integral Ad Science (IAS), a fraude publicitária está a aumentar. Em 2024, cresceu 19%. Em 2023, o aumento tinha sido de 10,9%.

A ilegalidade afeta um sétimo do investimento global, que a plataforma Statista estima em 791,6 mil milhões de dólares (€697,6 mil milhões). “A publicidade fraudulenta teve um impacto que estimamos em 100 mil milhões de dólares (€88,1 mil milhões) em 2024. Além de contribuir para uma diminuição da eficácia dos anúncios, torna a divulgação das campanhas que não estão protegidas contra as fraudes cada vez mais vulnerável”, alerta o estudo.

De acordo com o IAS, que em 2024 duplicou o número de anúncios monitorizados (de 2,2% para 4%), as campanhas não otimizadas para combater a fraude publicitária aumentaram 81%. Na região Ásia-Pacífico (APAC), só 6,8% dos anúncios estão formatados para prevenir o problema. Na região EMEA, que abrange Europa, Médio Oriente e África, a percentagem ronda os 4,2%. No continente americano, desce para os 3,6%.

“As campanhas otimizadas mantiveram-se seguras contra os burlões, mesmo perante o aumento dos riscos de fraude detetados. As taxas globais de fraude publicitária para campanhas executadas com recurso a ferramentas de proteção contra fraudes desceu 9,8% em termos homólogos, para uma taxa estável de 0,7% ao longo de 2024”, informa o IAS, salientando que “as violações detetadas em campanhas não otimizadas chegam a ser 15 vezes superiores às que menosprezaram essa proteção”.

Visualização de conteúdos de vídeo em desktop cresce 5,4%

O estudo do IAS revela também que a visualização de conteúdos de vídeo, um dos formatos mais usados nas fraudes publicitárias, aumentou em 2024, em mobile, em desktop e em televisão conectada, onde também já começam a ser detetados casos de fraude publicitária. “A visualização em ecrã de computador tradicional cresce 5,4% face ao ano anterior, atingindo uma taxa de 83,9% em 2024. No telemóvel, a evolução é mais moderada, não vai além dos 2,4%”, informa o relatório.

O aumento do consumo de conteúdos de vídeo, alavancado pelo crescimento das redes sociais, está a obrigar os anunciantes a reverem as estratégias publicitárias. Segundo o estudo, só nos Estados Unidos, o investimento em anúncios em vídeo deverá aumentar 55% até 2028.

“Os anunciantes precisam de proteger as suas marcas. Colocarem as campanhas em locais de risco ou junto a temas que possam ser considerados ofensivos pode ser prejudicial para a sua reputação e para os seus resultados. 68% dos consumidores dizem que é inapropriado as marcas anunciarem ao lado de discursos de ódio e de conteúdos agressivos”, refere o relatório.

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EDC volta a comunicar UrbanGlide

A nova estratégia de comunicação pretende reforçar a presença digital da marca de mobilidade urbana, através de ações focadas nos media de ‘lifestyle’ e tecnologia e de um novo alinhamento nas redes sociais

A UrbanGlide (na foto) volta a entregar a comunicação estratégica à EDC. Para além de definir a nova estratégia de comunicação da marca, a agência é responsável pelas relações públicas e pela gestão das redes sociais da empresa mobilidade elétrica urbana, em Portugal.

“Receber novamente a UrbanGlide é um orgulho e uma oportunidade de mostrar o que conseguimos fazer com marcas que desafiam o ‘status quo’. Vamos trabalhar para aproximar a marca dos portugueses e reforçar a sua posição como referência de inovação, estilo e sustentabilidade”, refere João Trigo, diretor executivo da EDC, citado em comunicado de imprensa.

A nova estratégia de comunicação, definida dois anos após a primeira colaboração com a agência, pretende reforçar a presença digital da marca, através de ações de relações públicas focadas nos media de ‘lifestyle’ e de tecnologia, que serão amplificadas com um novo alinhamento de divulgação nas redes sociais.

“Queremos estar mais próximos dos consumidores, comunicar com autenticidade e dinamismo, e acreditamos que a EDC é o parceiro certo para essa missão, porque já conhece a marca, os nossos valores e o público a que nos dirigimos, o que faz toda a diferença”, salienta Carlos Luís, gestor nacional da UrbanGlide, citado no documento.

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M80 celebra 18 anos com imagem renovada

A rádio do grupo Bauer Media aposta num rebranding, acompanhado por uma campanha com criatividade da DJ que marca presença em televisão, rádio, outdoor, digital e redes sociais

A M80 assinala os 18 anos com um rebranding, desenvolvido pela agência DJ, que tem como ambição “reforçar o papel da estação como marca emocional, transversal a várias gerações, e cada vez mais presente na vida dos ouvintes – dentro e fora da rádio”, refere o comunicado de imprensa.

A nova campanha de comunicação arranca esta segunda-feira com presença em TV, rádio, outdoor, digital e redes sociais. Para João Pacheco, diretor criativo da DJ, o objetivo é garantir que a marca continua a evoluir num cenário cada vez mais digital, ” onde as estações de rádio deixam de ser apenas uma frequência para se afirmarem, progressivamente, como marcas de áudio fortes e relevantes”, realça.

A nova assinatura, ‘De longe, a música da sua vida’, dá o tom a esta nova fase da M80, que conta com mais de 1,7 milhões de ouvintes semanais. O rebranding recupera elementos visuais do passado “e reinterpreta-os com uma linguagem gráfica mais arrojada e dinâmica, que se estende à antena, redes sociais, digital, eventos e campanhas”, segundo o comunicado de imprensa.

Miguel Cruz, diretor da M80, explica a importância da nova identidade gráfica e sonora. “A M80 foi sempre uma marca com um pé no passado e outro no presente. Hoje damos um passo importante rumo ao futuro, com uma nova identidade que nos permite continuar a crescer, a emocionar e a acompanhar gerações. Queremos continuar a ser a rádio de quem ama boa música – independentemente da idade”.

Rita Sobral, responsável pelo departamento comercial, marketing e eventos da Bauer Media Audio Portugal, fala num passo natural na evolução da marca: “A nova imagem e assinatura procuram atualizar a identidade da estação sem desvirtuar o seu ADN, trazendo-lhe maior versatilidade e dinamismo na forma como se apresenta e comunica”. E confia no impacto junto da audiência: “Acreditamos que esta transformação vai reforçar a perceção positiva da marca, aumentar o seu potencial de crescimento e gerar impacto junto dos nossos clientes e parceiros”, conclui.

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Susana Azevedo reforça equipa do Observador

“A prioridade passa por apoiar a gestão da equipa comercial, bem como a exploração de novas fontes de receita”, refere Miguel Simões, diretor-geral adjunto do jornal, responsável pelas áreas comercial e marketing

Susana Azevedo, até agora diretora comercial da TSF, jornais e revistas do grupo Notícias Ilimitadas, é a nova diretora comercial adjunta do Observador.

Licenciada em relações públicas e publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP), Susana Azevedo tem um percurso profissional quase todo feito no universo dos media. Ao longo da carreira, foi responsável por equipas e projetos estratégicos em empresas como Microfocus, Global Media Group e TSF, com foco na gestão de marcas e pessoas, rentabilização comercial, desenvolvimento de conteúdos, eventos e resultados do negócio.

“A prioridade da nova função passa por apoiar a gestão da equipa comercial de uma forma próxima e articulada, bem como a exploração de novas fontes de receita, que exigem um pensamento estratégico e um conhecimento do mercado. A Susana é um importante reforço da equipa num momento tão complexo e com tantos desafios”, revela Miguel Simões, diretor-geral adjunto do Observador, com responsabilidade pelas áreas comercial e marketing.

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Porto: O Destino Ideal para Nómadas em Busca de Imóveis Mobiliados a Custo Acessível

Para nómadas digitais e trabalhadores remotos, especialmente brasileiros, o Porto surge como uma das melhores opções na Europa. Combinando custo de vida acessível, infraestrutura de qualidade e uma atmosfera acolhedora, a cidade oferece o equilíbrio perfeito entre trabalho e lazer.

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Enquanto capitais como Lisboa, Berlim e Paris têm se tornado cada vez mais caras, o Porto mantém preços mais razoáveis em aluguéis, alimentação e transporte. Além disso, a facilidade linguística (já que falamos português!) e a receptividade aos brasileiros fazem da cidade um destino ainda mais atrativo.

A seguir, vamos explorar as vantagens de morar no Porto, onde procurar aluguer de imóveis mobiliados em Porto, bairros recomendados e dicas essenciais para brasileiros que desejam se estabelecer na cidade. 

Vantagens do Porto para nómadas digitais

O Porto oferece um excelente custo-benefício para quem busca qualidade de vida sem gastar fortunas. Em comparação com outras cidades europeias, os valores de aluguel, alimentação e transporte são significativamente mais baixos.

Enquanto um apartamento mobiliado no centro de Lisboa pode custar €1.200 ou mais, no Porto é possível encontrar opções por €600-€900 em bairros bem localizados. Um jantar em um restaurante médio custa entre €10-€15, e o passe mensal de transporte público sai por cerca de €40. Além disso, ingressos para museus e eventos culturais são mais acessíveis do que em outras capitais.

A infraestrutura para trabalho remoto é outro ponto forte da cidade. Espaços de coworking como o Selina Navis e o Porto i/o oferecem planos flexíveis para quem busca um ambiente profissional. Cafés como o Majestic Café e o C’alma Specialty Coffee são ótimos para trabalhar, com Wi-Fi de qualidade e atmosfera inspiradora. A maioria dos imóveis também conta com internet rápida de fibra óptica, essencial para quem depende de conexão estável.

A qualidade de vida no Porto é inegável. A cidade é considerada uma das mais seguras da Europa, permitindo que moradores e visitantes circulem tranquilamente a qualquer hora. A cultura e a gastronomia são destaques, desde os famosos vinhos do Douro até pratos típicos como o francesinho. Para quem gosta de natureza, as praias da Foz do Douro e de Matosinhos ficam a poucos minutos do centro, oferecendo um refúgio perfeito nos dias de descanso.

Outra vantagem é a crescente comunidade de expatriados e nómadas digitais. Grupos no Facebook, como Brasileiros no Porto, e eventos em coworkings facilitam a integração e a troca de experiências entre quem chega à cidade.

Onde procurar imóveis mobiliados no Porto?

Encontrar um bom imóvel mobiliado no Porto exige pesquisa e atenção. Se você busca praticidade e flexibilidade, a The Blueground é uma excelente opção, oferecendo apartamentos totalmente mobiliados e equipados para estadias de médio e longo prazo. Com um processo de reserva simplificado e propriedades em bairros bem localizados, a plataforma elimina a burocracia tradicional de aluguéis, sendo ideal para nômades digitais e profissionais remotos.

Além disso, pode ser uma ótima alternativa mesmo para quem procura estadias mais curtas, com a possibilidade de extensão conforme a necessidade. Seja por alguns meses ou um ano, os contratos são adaptáveis e os imóveis já vêm com tudo o que você precisa para morar e trabalhar com conforto.

Uma dica importante: independentemente da plataforma escolhida, sempre verifique as condições do contrato. Optar por períodos de 6 meses a 1 ano costuma trazer melhores condições financeiras do que aluguéis mensais. Antes de fechar qualquer negócio, solicite um tour virtual detalhado ou visite o imóvel pessoalmente para garantir que atende às suas expectativas. E atenção: desconfie de valores muito abaixo do mercado e evite pagamentos adiantados sem garantias contratuais.

Se preferir uma experiência sem complicações, a plataforma oferece segurança, qualidade e comodidade, permitindo que você se instale no Porto com tranquilidade e foque no que realmente importa: sua vida e trabalho na cidade.

3 bairros recomendados para alugar no Porto 

O Bonfim é uma ótima opção para quem busca economia sem prescindir da localização. Com preços entre €400 e €600 por mês, o bairro oferece um ambiente autêntico, com mercados locais e boa conexão de metrô. A desvantagem é a distância um pouco maior do centro e a predominância de prédios antigos, que podem exigir adaptações.

Para quem deseja um equilíbrio entre custo e comodidade, a Cedofeita é uma excelente escolha. Com aluguéis na faixa de €700 a €900 mensais, o bairro combina vida cultural intensa, cafés charmosos e proximidade com o centro histórico. O lado negativo é o possível barulho à noite, devido à movimentação de bares e restaurantes.

Já a Foz do Douro é o destino perfeito para quem prioriza conforto e luxo. Com vistas deslumbrantes do mar e imóveis de alto padrão, os preços aqui variam de €1.000 a €1.500 ou mais. A tranquilidade e a beleza natural são os grandes atrativos, mas o valor elevado e o aumento de turistas no verão podem ser pontos a considerar.

Dicas para nómadas brasileiros no Porto

A documentação necessária para alugar um imóvel inclui o NIF (Número de Identificação Fiscal), obrigatório para qualquer transação, e um comprovante de renda, como contrato de trabalho ou extrato bancário. Muitos proprietários também pedem um fiador local, mas algumas imobiliárias aceitam seguros de caução como alternativa.

Para evitar golpes, é fundamental desconfiar de ofertas muito abaixo do mercado e nunca realizar pagamentos sem antes verificar a legitimidade do anúncio. Visitar o imóvel pessoalmente ou pedir referências de outros inquilinos pode ajudar a garantir uma escolha segura.

A adaptação cultural também requer atenção. O sotaque português pode ser um desafio inicial, mas a comunicação é facilitada pelo idioma comum. Os portugueses costumam ser mais formais no trato inicial, valorizando o uso de “Senhor” ou “Senhora”, mas a relação torna-se mais descontraída com o tempo.

Conclusão 

O Porto se consolida como um dos melhores destinos para nômades digitais brasileiros na Europa, oferecendo custo de vida acessível, infraestrutura completa e uma qualidade de vida difícil de superar. Com planejamento e pesquisa, é possível encontrar o imóvel ideal e aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, desde sua rica cultura até suas deslumbrantes paisagens.

Se você está pensando em fazer as malas para o Porto, comece explorando as plataformas de aluguel e conectando-se com a comunidade local. A aventura de viver em uma das cidades mais encantadoras da Europa está apenas começando!

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Tecnológicas despediram 90 mil pessoas este ano. Intel lidera lista

As empresas norte-americanas lideram com 65.545 despedimentos, entre 1 de janeiro e 20 de maio. A Intel ocupa o primeiro lugar do ‘ranking’, seguida pela Panasonic e Microsoft.

As empresas tecnológicas, desde o início do ano, despediram 90.471 mil funcionários, de acordo com o relatório da RationalFX, plataforma que apresenta dados detalhados sobre as demissões no setor tecnológico, incluindo listas de empresas que realizaram demissões e o número de trabalhadores afetados.

“Entre 1 de janeiro e 20 de maio foram anunciados 90.471 despedimentos no setor, uma média de 646 perdas de emprego por dia. A este ritmo, o setor tecnológico deve perder mais 145.500 empregos até ao final do ano, colocando o total de despedimentos nos 235.871”, avança a RationalFX, citada pelo Jornal Económico.

As empresas norte-americanas lideram com 65.545 despedimentos. Segue-se o Japão com 10.100, a Suécia com 3.053, a Suíça com 3.050 e a Índia com 2.688.

A Intel ocupa o primeiro lugar do ‘ranking’ com 21.780 despedimentos, seguida pela Panasonic com 10 mil e a Microsoft com 8.840, avança o relatório. Na lista surge também a Meta com 3.720, a ST e a Northvolt com três mil, enquanto que a HP Enterprise atinge os 2.500. A fechar a tabela aparece a Onsemi com 2.400, a Amazon com 2.200 e a HP com dois mil.

 

 

 

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