3D
O filme Avatar levou a tecnologia 3D para a cultura popular e ajudou a perceber que o meio cinema,
Rui Oliveira Marques
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O filme Avatar levou a tecnologia 3D para a cultura popular e ajudou a perceber que o meio cinema, muitas vezes dado como moribundo devido à pirataria, é capaz de arrastar um milhão de portugueses até às salas para experenciarem a nova etapa do cinema digital. Surgem agora em cartaz mais filmes em 3D e da Coreia do Sul chegam já notícias de salas da próxima geração – 4D – em que os espectadores se sentam em cadeiras que se mexem, sentem os cheiros e têm outro tipo de iluminação que tornam o visionamento de um filme uma experiência ainda mais realista.
A televisão poderá seguir uma revolução semelhante e, no caso português, parece ter a Zon e o Meo como impulsionadores. Na passada sexta-feira, a plataforma da PT arrancou com uma campanha que pretende partilhar a experiência 3D através da publicidade. Exibida nos três canais de sinal aberto em simultâneo antes dos telejornais, o filme de estreia obteve, segundo a marca, um share de 85,5 por cento. Este é o ponto de partida de uma estratégia que deverá ter novos episódios. Esta terça-feira foi a vez da Zon apresentar um canal em 3D.
Por enquanto, o canal está já em fase de demonstração com trailers de filmes 3D na área de videoclube, mas vai estar disponível para clientes que tenham box de alta definição. Para tal, têm de possuir um televisor específico que permita experenciar o 3D. Panasonic, Sony, LG, Philips e Samsung estão a trabalhar nesse sentido e nos próximos meses vão colocar à venda os seus televisores de última geração. O entrave à massificação reside no preço, dado que os valores avançados para o mercado norte-americano variam entre os cinco e os seis mil dólares.
É dos EUA que vêm algumas pistas sobre o que poderá representar esta tecnologia para a área dos conteúdos. O canal desportivo ESPN quer arrancar em Junho com o ESPN 3D, prometendo transmitir durante o primeiro ano de existência 85 eventos usando essa tecnologia. A Discovery Communications, a Imax e a Sony juntaram-se para lançar em 2011 um canal de televisão 3D com entretenimento, desporto e documentários. É esperar para ver (com óculos).