Com 31 anos de história, a Salsa Jeans entra numa nova fase de crescimento, marcada por uma aposta na sustentabilidade, na expansão internacional e na inovação de produto.
A marca portuguesa de ‘jeanswear’, adquirida pela Sonae em 2020, acaba de lançar o mais recente relatório de impacto anual, onde assume compromissos em áreas como a eficiência energética, a redução da pegada de carbono e o uso responsável da água, através da iniciativa Become.
Em 2024, a Salsa Jeans aumenta para cerca de 60% a proporção de artigos produzidos com matérias-primas sustentáveis, sendo o objetivo alcançar os 90% até 2030.
A marca investe em processos como o Betterwash, por exemplo, que atesta uma redução do consumo médio de água por peça produzida em 42%, além do programa Infinity, que promove a extensão do ciclo de vida das peças de denim. A Salsa efetua 2500 reparações e recolhe 703 peças para doação ou reciclagem, permitindo que 78% dos artigos entregues sejam reaproveitados.
“O Become é a espinha dorsal da nossa estratégia de responsabilidade social e ambiental. Estamos a trabalhar para que esteja cada vez mais presente na proposta de valor, através de serviços como o do programa Infinity”, revela Daniela Neto, responsável de marketing da Salsa Jeans, em declarações ao M&P.

Daniela Neto é a responsável de marketing da Salsa Jeans
Um dos projetos mais recentes nesta área é a colaboração com a plataforma Recovo, especializada em soluções circulares para o setor têxtil. Através da IVN Indústria, braço industrial da Salsa Jeans, a marca integra uma rede europeia que visa reduzir o desperdício têxtil através da reutilização de excedentes de denim.
Em janeiro, é lançada a primeira coleção de peças 100% biodegradáveis, fruto de quatro anos de investigação e desenvolvimento, composta por três modelos de jeans e um casaco.
Com este impulso surgem os inevitáveis obstáculos. “O maior desafio é garantir que todos os nossos fornecedores cumprem os mesmos padrões de responsabilidade ambiental e social que seguimos internamente. Trabalhamos com parceiros em várias regiões, com realidades diferentes, e isso exige um esforço contínuo de alinhamento, assim como cadernos de encargos atualizados e exigentes”, afirma Daniela Neto.
A aposta na produção nacional
Apesar da dimensão internacional, a marca mantém a produção nacional como elemento central. Em 2023, a Salsa Jeans investe cerca de €7 milhões na fábrica nacional da marca, em Ribeirão, onde fabrica cerca de um milhão de calças por ano, para modernizar processos e reforçar a capacidade de inovação.
Nascida em 1994, pela visão de António, Beatriz e Filipe Vila Nova, que se inspiraram no musical ‘Salsa, o Filme Quente’ (1988) para darem nome à marca, a empresa começou como lavandaria, numa garagem em Vila Nova de Famalicão.
“Ao longo dos anos já se designou Salsa Jeans, apenas Salsa, e agora voltámos ao Salsa Jeans, por ocasião do rebranding da marca, para uma vez mais, dar ênfase ao nosso produto estrela”, revela Daniela Neto.
Em 2016, a Sonae compra 50% da participação da Salsa Jeans à família Vila Nova, tendo em 2020 adquirido os restantes 50% à outra acionista, a Wonder Investments, assumindo desde então o total controlo da marca, reforçando a inovação, expansão internacional e o foco na sustentabilidade.
No final de 2024, a Salsa Jeans entra numa fase de diversificação da oferta com os lançamentos de uma coleção de bijuteria para ocasiões festivas e do primeiro perfume da marca, denominado Luz.
Com o lançamento da nova cápsula Cocktail Edit, uma seleção exclusiva de vestidos para a estação de primavera-verão 2025, cuja campanha é protagonizada por Diana Chaves, a Salsa Jeans juntou-se à marca francesa de cosmética Nuxe para apresentar o kit exclusivo ‘Your Go-To Glow’.
“As apostas que temos feito vêm da vontade de perceber em que territórios e em que segmentos podemos marcar a diferença. A colaboração com a Nuxe, por exemplo, tem como objetivo surpreender a cliente e criar uma ligação emocional com a coleção. Não é uma estratégia de diversificação, mas sim uma ação tática dentro de uma visão mais ampla de colaborações ‘cross-category’ que acrescentem valor à experiência com a marca”, revela Daniela Neto.

A nova coleção cápsula Cocktail Edit é protagonizada pela atriz e apresentadora Diana Chaves
Apesar da aposta em novos segmentos de produto, os jeans continuam a ser o produto de referência e o mais vendido da marca. “É o nosso ‘core’ e é aquele pelo qual marcamos a diferença e no qual nos especializámos”, salienta a responsável de marketing da Salsa Jeans.
Salsa reforça presença em vários mercados
Um dos pontos fortes da marca é a comunicação. A estratégia de promoção assenta numa forte presença digital através do marketing de influência e da aposta em embaixadores, como a atriz e apresentadora Diana Chaves e o ex-futebolista Cândido Costa, em Portugal, ou a atriz e apresentadora Eva González, em Espanha.
A promoção no ponto de venda, seja através dos parceiros do canal multimarca seja nas próprias lojas, é outra das estratégias promocionais a que a marca recorre.
Apesar de já ter colaborado com várias agências de marketing e publicidade no passado, as campanhas são agora desenvolvidas pelas equipas internas da Salsa Jeans. “Temos alguns parceiros com quem trabalhamos para criar conteúdo e aportar novidades à forma como como nos apresentamos ao cliente, mas, regra geral, é sobretudo desenvolvimento interno”, revela Daniela Neto.
A nível nacional, é a consultora de comunicação BA&N que assegura a estratégia de comunicação da marca. No estrangeiro, a Salsa Jeans conta com o apoio de agências locais em mercados como Espanha, França e Irlanda, entre outros. “Além desses parceiros em mercados ‘core’, mantemos uma relação próxima com as equipas de clientes da rede multimarca ou de franchising”, diz a responsável de marketing da Salsa Jeans.
A proximidade com o consumidor é uma prioridade para a Salsa Jeans. Nesse sentido, a marca acaba de lançar o novo programa de fidelização Star Club, que, ao contrário do programa anterior, centrado na acumulação de saldo promocional, pretende valorizar a experiência do cliente, através de serviços e produtos diferenciadores.
De Famalicão para o mundoCom cerca de 1.300 pontos de venda no canal multimarca, 190 lojas próprias, incluindo 94 em Espanha, nove em França, três no Luxemburgo, duas na Irlanda, 12 no Médio Oriente e quatro na Bélgica, a Salsa Jeans tem apostado na expansão internacional e já se encontra em cerca de 50 países. A estratégia de internacionalização tem dado frutos e vai manter-se em 2025, com os dados mais recentes da marca a indicarem que o mercado nacional representa cerca de 40% das vendas totais da empresa, face a 60% do valor obtido nos mercados externos. Em 2024, a marca reforça a presença em dois novos mercados através de parcerias locais, com a entrada na Jordânia e na Índia. “Estes são mercados que, de uma forma ou de outra, configuram uma oportunidade. A Índia é um mercado em crescimento, que procura marcas como a nossa, com artigos de valor, mas que não chega a entrar no segmento do luxo. A Jordânia, por outro lado, é um país enquadrado na realidade do Médio Oriente, o que pode representar um grande potencial para a nossa marca”, conclui a responsável de marketing da Salsa Jeans. |