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Marketing :: Noticias

Mary Kay com nova directora de marketing

A Mary Kay Portugal, empresa de beleza e cosmética de venda directa, contratou Paula Costa para liderar o departamento de marketing e vendas. Licenciada em Gestão de Empresas na Universidade […]

Rui Oliveira Marques
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Mary Kay com nova directora de marketing

A Mary Kay Portugal, empresa de beleza e cosmética de venda directa, contratou Paula Costa para liderar o departamento de marketing e vendas. Licenciada em Gestão de Empresas na Universidade […]

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Rui Oliveira Marques
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A Mary Kay Portugal, empresa de beleza e cosmética de venda directa, contratou Paula Costa para liderar o departamento de marketing e vendas.

Licenciada em Gestão de Empresas na Universidade Portucalense e com um MBA em Marketing na Universidade Católica Portuguesa/ ESADE Barcelona, a profissional iniciou a sua actividade profissional na Associação Industrial do Minho e esteve oito anos na petrolífera Total. Passou ainda pela Sorisa e pela Logista.

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Paula Costa comenta o novo desafio: “Mary Kay Ash fundou a empresa com 45 anos, a idade que eu tinha quando se iniciou o processo de recrutamento, um claro indicador de que nunca é tarde para mudar. A motivação de Mary Kay Ash foi o seu desalento depois de uma carreira de mais de 20 anos em negócios marcadamente masculinos onde sempre se sentiu preterida e discriminada. A identificação que senti com a história pessoal da fundadora desta empresa fez-me querer vir para cá.”

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Com 30 trabalhos em ‘shortlist’, Portugal é o 4º país com mais finalistas nos ADCE Awards’24

Bastarda, Bürocratik, Coming Soon, ComOn, Deadinbeirute, Graficalismo, Havas, José Mendes, Judas, Label, Paulo Mariano, Poets & Painters, Stream and Tough Guy, Studio Eduardo Aires, The Walt Disney Company Portugal, This is Pacifica, VML e WYcreative estão na final

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Portugal está entre os países com mais candidatos a prémios nos ADCE Awards’24, com 30 trabalhos em ‘shortlist’. A lista da 33ª edição dos prémios do Art Directors Club of Europe (ADCE) é liderada pela Alemanha, com 104 candidaturas finalistas, seguida de Espanha com 48 e Áustria com 41. Portugal ocupa a quarta posição do ranking.

Bastarda, Bürocratik, Coming Soon, ComOn, Deadinbeirute, Graficalismo, Havas, José Mendes, Judas, Label, Paulo Mariano, Poets & Painters, Stream and Tough Guy, Studio Eduardo Aires, The Walt Disney Company Portugal, This is Pacifica, VML e WYcreative integram o grupo de finalistas dos prémios.

Os vencedores de Ouro, dos Prémios Especiais e do Grande Prémio são revelados na gala de entrega de prémios, a 22 de novembro, em Barcelona. As candidaturas para os prémios Prata, Bronze e ‘Shortlist’ são publicadas logo após o evento, no site da organização.

A 33ª edição dos ADCE Awards termina com a cerimónia de entrega de prémios dos 2024 ADCE Best of European Design and Advertising Awards, que distingue os melhores trabalhos europeus de design gráfico e comunicação.

A entrega acontece antes da distinção dos talentos emergentes do panorama criativo europeu, através da primeira edição dos ADCE Student Awards, que instituem o novo prémio YoungStar, no âmbito do Festival Europeu de Criatividade do ADCE. O evento tem Laura Visco, diretora criativa e empreendedora, como curadora.

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Google Ad Manager lança serviço de curadoria para anunciantes e agências

O sistema de negociação anunciado pela Google faz parte da tendência crescente de curadoria na publicidade digital, em que os compradores enfrentam novas dinâmicas que exigem métodos alternativos de segmentação de anúncios

A Google está a introduzir um novo serviço de curadoria no Google Ad Manager, plataforma de anúncios programáticos utilizada pelos editores, que vai abrir novos tipos de inventário de anúncios para marcas e agências de publicidade, noticia a Ad Age. O sistema de negociação anunciado pela Google faz parte da tendência crescente de curadoria na publicidade digital, em que os compradores enfrentam novas dinâmicas que exigem métodos alternativos de segmentação de anúncios.

“Os anunciantes procuram novas formas de chegar às suas audiências de forma precisa e eficiente e, por isso, o objetivo do nosso lançamento e o que estamos a tentar alcançar”, explica Peentoo Patel, diretor de gestão de produtos do Google Ad Manager, à Ad Age, “é permitir a segmentação contextual e de audiências em várias plataformas de compra de espaços publicitários utilizando a curadoria ao nível das plataformas de venda de espaços publicitários”.

Agora, as plataformas de fornecimento dos editores e outros parceiros estão a encontrar formas de oferecer pacotes de inventário de anúncios em websites, aplicações e ‘connected TV’. Os curadores selecionam o inventário aprovado e o disponibilizam-no aos anunciantes, para ajudá-los a manter campanhas publicitárias digitais em grande escala. A curadoria tem sido um tema de destaque na comunidade de tecnologia de anúncios e este é o primeiro serviço de curadoria que a Google lança no que diz respeito à oferta.

Os editores estão a investir na curadoria para preencherem os seus espaços publicitários, mas muitos ainda estão a tentar perceber o valor destes serviços e se estes trazem taxas de publicidade aceitáveis, em comparação com outros negócios. “No Google Ad Manager, os editores poderão decidir se participam na curadoria e com que parceiros. Os anunciantes também não têm de pagar à Google pela curadoria, não estamos a cobrar qualquer taxa às agências por isto”, refere Peentoo Patel.

“Os fornecedores de dados já cobram tradicionalmente taxas separadas pelos seus serviços quando fazem a curadoria ou oferecem as suas soluções de audiências. A ideia aqui é que vamos facilitar o pagamento dessa taxa ao fornecedor de dados em nome da agência”, explica o diretor de gestão de produtos do Google Ad Manager.

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Comunicação

Granado entrega comunicação à Press Club

A agência de comunicação, que tem no portefólio clientes como Chopard, Calzedonia, Intimissimi, Tezenis, Falconeri, Longchamp, Kiabi e Pantene, passa a assegurar a assessoria mediática e a comunicação estratégica da marca de cosmética e perfumaria brasileira (na foto)

A Granado acaba de entregar a comunicação à Press Club, que assume a assessoria mediática, a comunicação estratégica e o marketing de influência da marca de cosmética e perfumaria brasileira, fundada em 1870, no Rio de Janeiro, pelo empresário José Antônio Coxito Granado.

A marca, que se inspira na natureza tropical e na flora exuberante do Brasil para criar fragrâncias com um toque de brasilidade, possui cerca de 90 lojas espalhadas pelo mundo, incluindo Lisboa, Paris, Londres e Nova Iorque, sendo também comercializada online em mais de 30 países e em em superfícies comerciais estratégicas no Reino Unido, na Bélgica e em Portugal.

A Granado reforça o portefólio de clientes da Press Club. A agência é responsável pela comunicação de marcas como Dior Couture, Dior Maison, Dior Baby, Chopard, Fashion Clinic, Calzedonia, Intimissimi, Tezenis, Falconeri, Longchamp, Pantene, Jean Louis David, Kiabi, Isdin e The Barber Company, além das insígnias do Grupo Safilo.

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Media

Mediaprobe mede impacto emocional de programas e eventos da Bauer Media

“Reforça o compromisso em disponibilizar aos nossos clientes as abordagens mais inovadoras e eficazes, permitindo-nos medir os resultados com maior precisão e otimizar continuamente a nossa oferta”, explica Salvador Bourbon Ribeiro, CEO da Bauer Media Audio Portugal

A Bauer Media Audio Portugal acaba de anunciar o reforço da parceria com a Mediaprobe. A empresa nacional que se dedica à medição de impacto emocional vai analisar os conteúdos editoriais e os anúncios publicitários da Rádio Comercial e da M80 Rádio, bem como os eventos ao vivo do grupo que detém as rádios.

Através de uma tecnologia avançada, que recorre a sensores biométricos e a métricas de resposta galvânica da pele para captar o envolvimento do público, usada por empresas de media como a NBC e a CBS, a Mediaprobe vai medir a reação psicológica dos ouvintes e dos espetadores.

“Além de nos permitir compreender, de forma científica, o impacto emocional dos nossos conteúdos no público, reforça o nosso compromisso em disponibilizar aos nossos clientes as abordagens mais inovadoras e eficazes, permitindo-nos medir os resultados com maior precisão e, assim, otimizar continuamente a nossa oferta”, explica Salvador Bourbon Ribeiro, CEO da Bauer Media Audio Portugal, citado em comunicado de imprensa.

O espetáculo XMAS In The Light, agendado para 14 de dezembro no Meo Arena, é um dos eventos contemplados no contrato, a par das festas temáticas organizadas pela M80 Rádio. “A Bauer Media Audio Portugal é o único grupo de rádio a implementar este tipo de medição contínua e a captar a reação emocional dos ouvintes em transmissões ao vivo. Este acordo representa um avanço significativo para o setor”, refere Pedro Almeida, CEO da Mediaprobe, citado no documento.

A Bauer Media Audio Portugal já utilizou a metodologia nos eventos 45 in the Night e Porto in The Night. “O impacto emocional registado foi equivalente a 12,36 viagens de montanha-russa, um resultado superior a muitos eventos desportivos de grande escala, incluindo jogos da seleção nacional nos mundiais de 2022 e 2023”, avança o comunicado de imprensa.

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Media

Jogo da WAN-IFRA quer combater desconfiança da geração Z nos media

O videojogo permite converter informação em notícias ‘gamificadas’. “O NewsArcade não é apenas mais uma ferramenta digital, é uma solução inovadora e interativa, concebida para melhorar a literacia mediática e as competências de pensamento crítico dos jovens”, refere a Associação Mundial de Jornais

A Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) está a lançar o NewsArcade, videojogo que pretende restaurar a confiança da geração Z nos media, numa era em que as redes sociais disseminam ‘fake news’. Em fase de divulgação global, o NewsArcade está a ser disponibilizado gratuitamente, por um período de seis meses, às redações dos associados que o solicitem por email.

A plataforma tecnológica que o suporta, desenvolvida ao longo dos últimos dois anos por programadores, investigadores, editores e educadores, alia ‘insights’ de jogos a valores noticiosos para combater a desinformação e aumentar a literacia mediática, através de uma ferramenta interativa que quer desenvolver o pensamento crítico.

“O NewsArcade não é apenas mais uma ferramenta digital, é uma solução inovadora e interativa, concebida para melhorar significativamente a literacia mediática e as competências de pensamento crítico dos jovens, uma necessidade crucial no panorama mediático atual”, justifica a WAN-IFRA, em comunicado de imprensa.

Alimentado pelo NewsArcade Authoring Tool, sistema de gestão de conteúdos que permite converter informação em notícias ‘gamificadas’, o NewsArcade transforma os jogadores em editores, com a missão de cobrir uma história de acordo com os sete valores do jornalismo para a geração Z, definidos no World News Media Congress 2024, em Copenhaga.

Para além de tomarem opções editoriais, decidem ângulos, citações e títulos e escolhem imagens, procurando desenvolver notícias educacionais, empoderadoras, humanas, impactantes, objetivas, atuais e relevantes do ponto de vista do impacto global e local.

Os jogadores que optarem por ler artigos sobre desinformação e inteligência artificial são desafiados a redigir a sua própria versão da história numa perspetiva analítica. Cofundado pela Agência Executiva para a Educação e Cultura (EACEA), o jogo tem como parceiras sete organizações de cinco países europeus, sediadas em França, Chipre, Alemanha, Dinamarca e Países Baixos.

O lançamento do jogo é feito numa altura em que, em Portugal, Impresa e Porto Editora promovem a literacia mediática em cinco mil escolas, através da iniciativa ‘Informar para Aprender’ da Escola Virtual, que também inclui um concurso, a decorrer até 31 de janeiro de 2025.

O Aveiro Media Competence Center, consórcio composto pelo Parque de Ciência e Inovação de Aveiro, pela Associação de Imprensa Portuguesa e pela Universidade de Aveiro, também lançou, a 25 de outubro, o videojogo Data Defenders, também com o propósito de promover a literacia mediática através das redes sociais, dirigido a jovens entre os 11 e os 16 anos.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

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Media

Chumbo da candidatura ao PER deixa TIN à beira da insolvência

“A reestruturação interna está a mostrar-se correta e adequada, mas o tempo que leva a produzir efeitos é mais lento do que a queda de receitas da TIN”, informa a administração da editora, num comunicado enviado aos trabalhadores, a que o M&P teve acesso

A candidatura ao Processo Especial de Revitalização (PER) que a Trust in News (TIN) apresentou no fim de maio foi chumbado, colocando os 16 títulos da editora do empresário Luís Delgado em risco de encerramento e os 155 colaboradores em risco de desemprego.

“O PER da TIN não vai ser aprovado. O tempo e as condições necessárias não se reuniram para se conseguirem manter em dia todas as contribuições mensais para o Estado, desde 29 de maio de 2024, e os ordenados e subsídios de todos os colaboradores”, informa a administração da editora, num comunicado enviado aos trabalhadores, a que o M&P teve acesso.

Com uma dívida de €32,9 milhões e ordenados em atraso, a empresa, proprietária dos títulos Visão, Caras, TV Mais, Caras Decoração, Exame, Exame Informática, Activa, Prima e Telenovelas, fatura menos de €8 milhões, prevendo fechar 2024 com um prejuízo de €1,4 milhões.

“Tudo foi sendo feito, todos os meses, para não atrasar muito cada uma das rubricas, mas a realidade é que não foi possível ter tudo em ordem, como bem sabem. A reestruturação interna está a mostrar-se correta e adequada, mas o tempo que leva a produzir efeitos é mais lento do que a queda de receitas da TIN”, refere o documento.

Apesar do chumbo do PER, a empresa continua a acreditar na viabilidade do negócio editorial. “Estamos a analisar, com os nossos consultores, que medidas devem ser tomadas para a viabilização da empresa, que se mantém a operar normalmente. Disso daremos conta a todos, o mais depressa possível”, informa ainda o comunicado.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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F*ckingGorgeous, Gonçalo Peixoto e Ímpar Market anunciam na rede MOP

“Muitos clientes e marketers já cresceram num mundo digital e é muito relevante que novos públicos, como os influenciadores, percebam a força do ‘out-of-home’ para passarem as suas mensagens”, diz Vasco Perestrelo, CEO da MOP, referindo-se à parceria que se estreia com a F*ckingGorgeous (na foto), marca fundada pelo modelo e influenciador Luís Borges

As marcas F*ckingGorgeous de Luís Borges, Gonçalo Peixoto e o novo Ímpar Market, criado pelas influenciadoras digitais Rita Montezuma e Mafalda Patrício, chegam às ruas pela mão da MOP, numa parceria que tem como objetivo criar sinergias entre as marcas portuguesas e a operadora de ‘out-of-home’ que está agora presente em mais formatos e com objetivos ambiciosos de crescimento no mercado nacional.

“O meio ‘out-of-home’ continua a atravessar um excelente ‘momentum’. E com a cada vez maior digitalização dos nossos formatos, cada vez mais conseguimos atrair novos públicos e marcas. Muitos clientes e marketers já cresceram num mundo digital e, por isso, é muito relevante que novos públicos como os influenciadores percebam a força do ‘out-of-home’ para passarem as suas mensagens”, enfatiza Vasco Perestrelo, CEO da MOP, citado em comunicado de imprensa.

A campanha da F*ckingGorgeous já está no ar e para Luís Borges, fundador e diretor criativo da marca, “é uma excelente oportunidade para levar a marca a cada vez mais pessoas”. “A F*ckingGorgeous é uma marca para todos e por isso esta parceria ajudou a caminhar neste sentido”, acrescenta Luís Borges, citado em comunicado de imprensa. Nas próximas semanas, serão lançadas as campanhas das marcas Gonçalo Peixoto e Ímpar Market.

“É bom ver que há cada vez mais oportunidades para elevar os produtores nacionais e que há também espaço nos grandes formatos de publicidade, não sendo estes exclusivos das grandes marcas internacionais”, refere Gonçalo Peixoto, designer de moda e fundador da Gonçalo Peixoto.

“Todo o objetivo do mercado desde início foi tornar mais acessíveis todas as marcas nacionais e internacionais de que tanto gostamos. Por isso, da mesma forma, fazer chegar esta iniciativa às grandes cidades portuguesas faz todo o sentido, para conseguirmos atrair mais público, nomeadamente aquele que é menos impactado nas redes sociais”, enfatizam Mafalda Patrício e Rita Montezuma, cocriadoras do Ímpar Market.

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Filipe Neves assume direção executiva da Arena Media

“Estou confiante que a minha experiência, ao lado de uma equipa tão talentosa, nos vai permitir continuar a contribuir para um caminho de sucesso e contínua inovação no setor da comunicação”, refere Filipe Neves (na foto), que está de regressa ao grupo Havas

Filipe Neves é o novo diretor executivo da Arena Media, agência de meios que integra a Havas Media Network. Licenciado em marketing e consumo pela Escola Superior de Gestão de Santarém, reforça a liderança da agência de meios, definindo e implementando uma estratégia que pretende fomentar o crescimento estratégico da empresa no mercado nacional e internacional.

Gestor de contas da Havas Media Portugal entre 2016 e 2022, Filipe Neves regressa ao grupo após ter desempenhado os cargos de diretor de marketing da Filorga Portugal e de chefe de agências da MC Sonae. Antes, passa pelo Omnicom Media Group e pelo ZenithOptimedia Group, gerindo campanhas para marcas como Lidl, Mercedes-Benz, Leroy Merlin e Vodafone.

“Estou muito entusiasmado por regressar a uma casa que já me acolheu tão bem no passado, desta vez com um desafio acrescido. A agência tem demonstrado o seu valor e estou confiante que a minha experiência, ao lado de uma equipa tão talentosa, nos vai permitir continuar a contribuir para um caminho de sucesso e contínua inovação no setor da comunicação”, refere Filipe Neves, citado em comunicado de imprensa.

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Popota protagoniza campanha inclusiva da Fuel para o Continente (com vídeos)

A personagem animada (na foto) viaja com os amigos por universos paralelos, até chegar à casa de uma família monoparental, que brinca junto à árvore de Natal. Para promover a comunicação inclusiva, os anúncios da Sonae passam a integrar intérpretes de língua gestual

Com criatividade da Fuel, animação da Nebula, consultoria de produção da Pro(u)d e sonoplastia da Índigo, a campanha de Natal de 2024 do Continente, intitulada ‘É de Quem Nunca Deixa de Brincar’, volta a ser protagonizada pela Popota e por um grupo de brinquedos.

Ao som da música original ‘Nosso Quadro’, da cantora brasileira Ana Castela, adaptada por João André e Diana Martínez, a personagem viaja, na companhia dos amigos, por vários universos paralelos, até chegar a casa de uma família monoparental que brinca à volta da árvore de Natal.

“Este Natal, decidimos relembrar que não existe idade para brincar, que é importante deixar que a imaginação ocupe mais tempo nos nossos dias, criando oportunidades para o fazer em família ou com amigos”, explica Sérgio Soares, diretor de estratégia e publicidade do Continente, citado em comunicado de imprensa.

Em articulação com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), a Sonae passa, a partir de agora, a integrar intérpretes de língua gestual portuguesa nos filmes publicitários, que apresentam mensagens que giram em torno de uma ou várias histórias, promovendo uma comunicação mais acessível e inclusiva para a comunidade surda.

“Este filme publicitário é muito importante para a marca porque assinala o compromisso de passarmos a comunicar de forma mais acessível. Assumindo-se como sendo de toda a gente, o Continente quer contribuir para uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam participar, e isso passa por garantir que não deixamos ninguém de fora”, refere o responsável.

Além de televisão, a campanha está a ser divulgada em rádio, exterior e digital e nas lojas Continente. “Esta é uma das campanhas que mais orgulho nos dá de produzir, não só pela tecnologia empregue na animação, mas também pelas histórias que nos permite contar. É um desafio constante pensar como nos podemos superar a cada ano”, salienta Sérgio Soares.

 

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IADE tem novas pós-graduações para profissionais de media, marketing e design

As novas formações, com início em outubro e novembro, são projetadas para dotar os profissionais de habilidades práticas e teóricas, garantindo uma aprendizagem que alia a teoria à prática real do mercado, preparando-os para os desafios contemporâneos em diversas indústrias

O IADE está a lançar novas pós-graduações em jornalismo digital, arte, design e inteligência artificial, programação criativa, media, informação e entretenimento e design para a cerâmica. Estas formações são projetadas para dotar os profissionais de habilidades práticas e teóricas, garantindo uma aprendizagem que alia a teoria à prática real do mercado, preparando-os para os desafios contemporâneos em diversas indústrias, salienta o comunicado de imprensa.

A pós-graduação em jornalismo digital, em parceria com a Rádio Renascença, é lançada para preparar os profissionais para liderar na era da informação digital. Bruno Contreiras Mateus, professor convidado do IADE, jornalista e ex-diretor do Dinheiro Vivo, e Diogo Queiroz de Andrade, administrador no Global Media Group e também jornalista, são os coordenadores desta pós-graduação.

A pós-graduação em arte, design e inteligência artificial (IA), por seu lado, pretende integrar a inteligência artificial no campo da arte e do design, fornecendo aos artistas e designers as ferramentas e técnicas para explorar novas fronteiras criativas. A especialização está sob a coordenação de Bruno Nobre e com a participação de Leonel Moura, artista plástico e especialista em robótica e IA.

A pós-graduação em programação criativa, que conta com a coordenação de João Dias, direciona-se para quem deseja desenvolver habilidades em programação e aplicá-las em diferentes áreas da criatividade, como arte, música, jogos, design, entre outras. As novas pós-graduações do IADE têm a duração de nove a dez meses, consoante a formação, em formato híbrido no horário pós-laboral.

No que se refere ao curso de especialização em media, informação e entretenimento, o objetivo é preparar profissionais para se destacarem nas indústrias referidas, com foco na prática e na inovação. Com coordenação de Carla Cachola e André Gerson, CEO do GCI Media Group, o curso inclui ‘master classes’ com profissionais de media como, Teresa Guilherme, Fernando Alvim, Leonor Poeiras e Ricardo Martins Pereira. Com práticas em estúdio e uma abordagem orientada ao mercado, este curso tem a duração de oito meses em formato presencial.

O curso de especialização em design para a cerâmica está desenhado para dar resposta aos que procuram desenvolver a capacidade de explorar e experimentar tipologias de produtos diferenciadoras, que abranjam novos nichos de mercado, desafiando as técnicas que podem ser testadas no 3D Lab do IADE, afim de materializar as ideias e projetos dos formandos. Tem uma duração de sete meses, em formato presencial.

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