Elon Musk autonomiza nova ‘app’ para consumidores. Compra do TikTok desmentida
Disponível na App Store da Apple, sem necessidade de inscrição na rede social X, a versão beta da Grok (na foto) disponibiliza informação sobre produtos, serviços, marcas e empresas em tempo real. TikTok nega que esteja a negociar venda a Elon Musk

Luis Batista Gonçalves
Estão abertas as candidaturas ao ADCE Agency Exchange 2025
Há duas campanhas portuguesas no ACT Good Report 2025
Suíça é o primeiro país a exibir campanha global da Super Bock
Frize recorre a Ljubomir Stanisic para mudar paradigma
Kor Media ganha concessão de OOH nos autocarros de Évora e Beja
Emma Roberts é a primeira embaixadora global da Kiko Milano
O Lado B da edição 978 do M&P
Novobanco rejuvenesce marca com campanha da BBDO
Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi promovem turismo do Dubai
P28 expõe arte em painéis publicitários de grande formato
A versão beta da ‘app’ Grok, desenvolvida pela xAI, startup de Elon Musk, já está disponível, de forma autónoma, nos Estados Unidos, na Austrália e na Índia. A informação é avançada pela empresa numa altura em que a imprensa internacional noticia alegadas negociações entre o empresário e a ByteDance para a compra do TikTok para evitar a proibição da rede social nos Estados Unidos, uma informação desmentida pela empresa chinesa à agência EFE.
A aplicação móvel Grok, que pode ser descarregada através da App Store da Apple, sem necessidade de inscrição na rede social X, disponibiliza informação sobre produtos, serviços, marcas e empresas em tempo real, com dados recolhidos no X, além de gerar imagens e permitir o acesso ao ‘chatbot’ Grok 2, outra das inovações da empresa de inteligência artificial (IA) do multimilionário norte-americano.
“A Grok é um assistente alimentado por IA, desenvolvido pela xAI, concebido para ser o mais verdadeiro, útil e curioso possível, oferecendo aos utilizadores a possibilidade de obterem respostas a qualquer pergunta que façam, de gerarem imagens impressionantes e de carregarem fotografias, para obterem uma compreensão mais profunda do seu mundo”, informa a empresa na descrição da ‘app’.
Disponível numa primeira fase apenas para utilizadores do X em novembro e dezembro de 2024, a aplicação móvel, que pretende concorrer com o ChatGPT da OpenAI, o Gemini da Google e o Claude.ai da Meta AI, foi entretanto autonomizada, estando previsto o lançamento das versões Premium e Premium+, pagas, nos próximos meses.
A 23 de dezembro, a xAI anunciou a obtenção de um financiamento de seis mil milhões de dólares (cerca de €5,8 mil milhões) para o desenvolvimento de novos produtos e serviços alimentados por IA.
“Os fundos conseguidos com a ronda de financiamento serão utilizados para acelerar ainda mais a nossa infraestrutura avançada, lançar produtos inovadores que serão utilizados por milhares de milhões de pessoas e acelerar a investigação e o desenvolvimento de tecnologias futuras que permitam à missão da empresa compreender a verdadeira natureza do universo”, informa a xAI em comunicado de imprensa.