Audiências mensais: TVI é o único canal FTA que cresce e reforça liderança
Em novembro, a SIC lidera apenas o período do almoço, com um ‘share’ de 20,9%. A RTP1 lidera o pré-‘prime-time’, com 16,5%. Os jogos de Portugal a contar para a Liga das Nações (Croácia x Portugal e Portugal x Polónia), ambos na RTP1, são o programa mais visto

Meios & Publicidade
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Agência Trema Creative com identidade renovada
Grupo Gate adquire participação maioritária na Naughty Boys
A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que, em novembro, o consumo televisivo registou um crescimento de 1,3% face ao mês de outubro. No global, o consumo de televisão mantém a tendência de crescimento, tendo sido novembro o mês com níveis de audiência média mais elevados desde março.
Entre os canais FTA (RTP1, SIC e TVI), a TVI com um ‘share’ de 15,4% (+0.2p.p. vs. outubro) foi o único canal que registou um crescimento face ao último mês. Apesar da diminuição, a SIC com um share de 13,7% (-0.4p.p. vs. outubro) terminou o mês na segunda posição. A RTP1, apesar de ter tido os programas mais vistos do mês (Jogos da Seleção Nacional e da Taça de Portugal), não verificou alterações face ao último mês tendo mantido os 11,2% de share de outubro.
Depois de ter verificado um crescimento nos meses de setembro e outubro, a tipologia ‘pay TV’ verifica uma ligeira diminuição (-0.2p.p. vs. outubro), no entanto o ‘share’ ficou nos 41%. Num mês marcado por um fim de semana prolongado (feriado à sexta-feira) e com duas greves escolares (a 4 e 15 de novembro), a tipologia ‘outros’ (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de televisão, como ‘streaming’ ou consolas) foi a mais beneficiada, aumentando +0.5p.p. face ao último mês.
No mês de novembro, a tipologia ‘pay TV’ verificou uma diminuição de -0.2p.p. vs. último mês. Do top canais de ‘pay TV’, o Now e o TVI Reality foram os que verificaram maior crescimento, com ambos a crescerem +0.2p.p. vs. o mês anterior. Para além destes, o Canal 11, com a transmissão de bastantes jogos da Taça de Portugal, também verifica um crescimento de +0.2p.p. vs. outubro, subindo à 11ª posição entre os canais do cabo.
Em novembro, o programa mais visto foram os jogos de Portugal a contar para a Liga das Nações (Croácia x Portugal e Portugal x Polónia), ambos transmitidos pela RTP1. Os jogos foram vistos em média por cerca de 1 milhão 968 mil telespectadores, o que representou um ‘share’ de 38,7%. Dos dois jogos, o Croácia x Portugal foi o mais visto, tendo registado uma audiência média de 1 milhão e 999 mil telespectadores e um ‘share’ de 38,8%.
Na segunda posição ficaram os jogos da Taça de Portugal (Benfica x Estrela da Amadora e Sporting x Amarante), com uma audiência média de 1 milhão 120 mil telespectadores, o que representou um ‘share’ de 23,1%. Na terceira posição surge o primeiro programa que não é um jogo de futebol. O “Secret Story – Verdade ou Mentira” alcançou uma audiência média de 940 mil telespectadores, o que representou um ‘share’ de 23,5%.
Destaque para o jogo de futebol feminino da Seleção Nacional frente à Chéquia. O encontro foi o oitavo programa mais visto do mês, com uma audiência média de 899 mil telespectadores e um ‘share’ de 18,7%.
Relativamente às audiências por período horário, em novembro, a SIC lidera apenas durante o período do almoço com um ‘share’ de 20,9%. A TVI mantém a liderança nos períodos da manhã, tarde, ‘prime-time’ e ‘late night’, contudo é durante o período do segundo ‘prime-time’ onde a diferença face à SIC é menor (16,1% vs. 15,6%). A RTP1 com a transmissão do programa “O Preço Certo” lidera durante o’pré-‘prime-time’ com alguma vantagem sobre a TVI (16,5% vs. 14,8% da TVI), sendo este período do dia o único onde consegue liderar.
Fonte: Dados CAEM reproduzidos em YUMI, Time-Bands – Mediamonitor; Alvo: Universo 4+ anos; Base: Total TV
Outros: Visionamento em diferido de alguns canais, visionamento residual de canais não auditados e outras utilizações de TV como streaming e consolas