Ferramenta do Publicis Groupe ajuda marcas a identificar ‘deepfakes’
A Faikcheck (na foto) criada pela Team One, agência detida pelo Publicis Groupe, consegue detetar se um conteúdo digital é real ou proveniente de IA. Por agora, só consegue analisar imagens, mas está a ser trabalhada no sentido de encontrar uma forma de a aplicar nos vídeos

Daniel Monteiro Rahman
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Agência Trema Creative com identidade renovada
Grupo Gate adquire participação maioritária na Naughty Boys
São inúmeras as marcas cujo nome e imagem foram utilizadas em conteúdos gerados por inteligência artificial (IA), que se assemelham a anúncios reais. Existe, no entanto, uma linha ténue entre uma experiência divertida e um ato que pode enganar os consumidores e danificar a reputação de uma marca. Neste contexto, e à semelhança de outras ferramentas que já existem, a agência Team One, detida pelo Publicis Groupe, lançou a Faikcheck, que consegue detetar se um conteúdo digital é real ou proveniente de IA, noticia a Ad Age.
Para usar a Faikcheck, o utilizador carrega um ficheiro multimédia e a ferramenta analisa os detalhes e apresenta um veredito, incluindo um resumo das conclusões e uma pontuação de confiança de 0% até 100%. Por agora, a Faikcheck só consegue analisar imagens, mas a Team One está a trabalhar para encontrar uma forma de a aplicar nos vídeos.
Embora a Faikcheck se destine a todas as audiências, e não apenas aos anunciantes, a indústria publicitária está a procurar cada vez mais soluções que identifiquem conteúdos gerados por IA. “Sabemos que as coisas vão piorar”, enfatiza Chris Graves, diretor criativo da Team One, citado na Ad Age. Os avanços na tecnologia de imagem e vídeo estão a corroer as barreiras criativas que, anteriormente, protegiam as marcas de verem a sua propriedade intelectual reconstruída de forma fraudulenta, mas credível.
A Faikcheck está longe de ser a primeira ferramenta de deteção de IA capaz de processar imagens. Mas o facto de ter sido desenvolvida por uma agência de publicidade é relativamente novo e reflete a frustração sentida por Chris Graves de que os fornecedores de IA não estão a fazer o suficiente para ajudar a travar o fluxo de desinformação proveniente da IA.
Ferramentas como a Faikcheck serão importantes à medida que o volume de conteúdos gerados por IA aumenta na internet, mas este tipo de soluções devem ser encaradas com cautela. “A Faikcheck tem mostrado uma tendência de confundir imagens tratadas digitalmente com imagens geradas por IA”, revela Chris Graves. A própria Faikcheck foi construída com base no ChatGPT, o que talvez explique, de certa forma, esta imprecisão inicial.