Marcas investem €129,1 mil milhões em publicidade em plataformas de ‘fast fashion’
Para chegar à geração Z, as empresas estão a apostar em conteúdos com maior relevância, revela estudo da LLYC. “Estes consumidores preferem comunicações curtas, fáceis de assimilar, com um toque de humor e enriquecidas com elementos visuais”, refere o documento

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As marcas estão a investir 140 mil milhões de dólares em publicidade, cerca de €129,1 mil milhões, para comunicar com os consumidores da geração Z, de acordo com o estudo da LLYC, ‘Las Nuevas Reglas del Marketing: Construyendo Marcas Genuinas que Conecten con la Generación Z’, com base numa amostra do mercado espanhol e análise da eMarketer.
“Estes consumidores procuram uma conexão autêntica, com conteúdo envolvente, imediato e visualmente apelativo. É nesta combinação entre a conveniência e o envolvimento emocional que está a chave do sucesso para as marcas se posicionarem no mercado global”, defende Cristina Girão, gestora de soluções de marketing da LLYC Portugal, citada em comunicado de imprensa.
Segundo o estudo da empresa global de comunicação, marketing e assuntos públicos, a rápida evolução dos comportamentos dos consumidores tem obrigado as marcas a acelerar o ritmo da transição digital, apostando em conteúdos promocionais com maior relevância. “Os consumidores desta geração valorizam conteúdos altamente personalizados e rejeitam firmemente mensagens irrelevantes. Preferem comunicações curtas, fáceis de assimilar, com um toque de humor e enriquecidas com elementos visuais, como os ’emojis’ e os ‘memes’, que potenciam o imediatismo”, refere o documento.
Shein, Temu e AliExpress são exemplo disso. “Estas empresas, criadas online e alimentadas por algoritmos, oferecem catálogos que se atualizam em tempo real, com foco na rapidez, na personalização e nos preços baixos, transformando o processo de compra numa experiência interativa, onde as tendências são geradas e consumidas a um ritmo nunca antes visto”, refere a análise da LLYC.
A geração Z valoriza a rapidez, a personalização e as experiências interativas, um fator que os anunciantes procuram ter em conta nos anúncios mais curtos e esteticamente mais atrativos em que têm vindo a investir. As comunicações publicitárias que se possam tornar virais nas redes sociais também atraem atenções.