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Investimento publicitário nas redes sociais cresce 14,3% e movimenta €230,9 mil milhões em 2024

O relatório Global Advertising Trends 2024 da World Advertising Research Center confirma a desaceleração apontada por outras análises. O TikTok recua 69,5% face ao período homólogo. Pinterest e Snapchat regressam a taxas de crescimento de dois dígitos

Luis Batista Gonçalves
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Investimento publicitário nas redes sociais cresce 14,3% e movimenta €230,9 mil milhões em 2024

O relatório Global Advertising Trends 2024 da World Advertising Research Center confirma a desaceleração apontada por outras análises. O TikTok recua 69,5% face ao período homólogo. Pinterest e Snapchat regressam a taxas de crescimento de dois dígitos

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O investimento publicitário nas redes sociais cresce 14,3% em 2024, avança o relatório Global Advertising Trends 2024 do World Advertising Research Center (WARC), atingindo os €230,9 mil milhões. Ainda assim, fica aquém dos 16% registados em 2023, confirmando a desaceleração que tem sido apontada por outras análises. “As plataformas ocidentais estão a crescer mais rapidamente do que as orientais porque há muitas marcas chinesas a investir nos Estados Unidos da América e na Europa”, refere o documento.

No entanto, nem todas as plataformas têm razões para celebrar. Segundo o relatório, o TikTok, envolvido em polémica em território norte-americano, deverá desacelerar e ver a faturação publicitária não ir além dos 18,3%, não ultrapassando os €21,5 mil milhões. Em 2023, tinha crescido 87,8%, mais 69,5% do que a previsão agora avançada pelo WARC.

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O X também perde receitas. A quebra ronda os 6,4% em termos globais e os 5,1% no mercado norte-americano. Ainda assim, em comparação com o ano que passou, recua menos. Face a 2022, tinha registado uma quebra de 46,4% em 2023. Em sentido ascendente estão o Pinterest e o Snapchat, que voltam a crescer acima dos dois dígitos, informa o relatório do WARC. O Pinterest cresce 17,3% em 2024, antecipam os analistas. O Snapchat fatura mais 13,5%.

“As redes sociais são atualmente o maior canal global para o investimento publicitário, tendo ultrapassado o negócio das pesquisas pagas”, refere o documento. “A informação do último relatório da GWI revela que o tempo despendido nas redes sociais aumentou 50% desde 2014, devendo o consumo diário atingir entre 92 a 152 minutos em 2024. De acordo com a Data.ai, o número de utilizadores destas plataformas aumentou 169% em todo o mundo nos últimos 10 anos”, avança ainda o Global Advertising Trends 2024.

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Portugal está a atrair mais residentes com elevado poder de compra

Portugal recebe 800 novos consumidores com este perfil, em 2024, destacando-se como um destino atraente para migração de riqueza global. Lisboa, Cascais, Sintra, Porto, Algarve, Madeira (na foto) e o eixo Melides/Comporta/Tróia lideram a procura estrangeira

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Além da previsão de relocalização de 135 mil indivíduos com um património líquido elevado em 2025, Portugal recebe 800 novos consumidores com este perfil, em 2024, destacando-se como um destino atraente para migração de riqueza global, segundo o relatório ‘Luxury Outlook 2025’, da Sotheby’s International Realty.

De acordo com a análise, o mercado imobiliário de luxo em Portugal continua a mostrar um desempenho robusto, refletindo tanto a procura nacional como internacional. Em 2024, a Sotheby’s International Realty regista um crescimento de 20% face ao ano anterior, com um valor médio de venda de imóveis na ordem dos €1,03 milhões.
Lisboa, Cascais, Sintra, Porto, Algarve, Madeira e o eixo Melides/Comporta/Tróia lideram a procura estrangeira, “sendo que a área de empreendimentos se destacou com um crescimento impressionante de 200% em relação a 2023”, salienta o estudo. A integração crescente de tecnologias, soluções sustentáveis e comodidades exclusivas está a redefinir o conceito de luxo, tornando Portugal um destino cada vez mais valorizado para quem procura qualidade de vida e investimentos sólidos.
“O mercado imobiliário de luxo em Portugal tem demonstrado uma resiliência notável, refletindo um interesse crescente tanto de compradores nacionais como internacionais. Observamos um aumento significativo na procura de imóveis que aliam sustentabilidade, design inovador e qualidade de vida, características que os investidores valorizam cada vez mais”, sublinha Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s International Realty, citado em comunicado de imprensa, acrescentando que “o apelo de Portugal enquanto destino seguro e atrativo para investimento, continua a consolidar-se, especialmente entre clientes provenientes dos Estados Unidos e do Reino Unido”.
Uma das tendências globais identificadas no relatório é a valorização da proximidade à natureza, às artes e à cultura, apontando também o relatório o interesse crescente em ‘branded residences’ e serviços personalizados, duas mudanças de paradigma que podem influenciar o mercado português. “A mobilidade de indivíduos com elevado património financeiro está a criar, também, novos focos para o mercado imobiliário de luxo, o que pode ter implicações para Portugal como destino atrativo para investidores internacionais”, salienta o relatório da Sotheby’s International Realty.
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Vilamoura quer atrair residentes com campanha da VML (com vídeo)

Com o filme publicitário ‘The Art of Life’ (na foto), parcialmente filmado com câmaras subaquáticas, Vilamoura promove um estilo de vida descontraído, destacando as experiências de luxo e bem-estar que o destino algarvio oferece ao longo de todo o ano

Vilamoura procura atrair residentes permanentes com a campanha ‘The Art of Life’, desenvolvida pela VML. Veiculado no site oficial de promoção do concelho, nas plataformas digitais, nas redes sociais e nos eventos promocionais da região, o filme publicitário ‘The Art of Life’ reforça a reputação do município algarvio como um refúgio para aqueles que procuram um estilo de vida autêntico, em harmonia com a natureza.

“Com o nosso segundo vídeo da marca, rico em sensações, voltamos a destacar que a construção de ligações emocionais fortes com a marca é fundamental para qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Estamos a apresentar um destino que o nosso público escolhe ativamente e procura, para além dos projetos que desenvolvemos e das casas que vendemos”, salienta Magdalena Osmola, diretora de marketing de Vilamoura, citada em comunicado de imprensa.

A campanha centra-se nos momentos da vida quotidiana que criam boas memórias e é promovida pela Vilamoura Lusotur SIC, Imobiliaria Fechada, gerida pela Norfin SGOIC, em parceria com a Vilamoura Properties,. “Captura a alegria encontrada nos prazeres simples da vida, desde a vida ao ar livre sob o sol até às conexões dentro da comunidade, tudo dentro de espaços luminosos e arejados, pensados para viver”, esclarece a ‘marketer’.

Para além da maior marina de Portugal, que celebrou o 50.º aniversário o ano passado, o ‘spot’, parcialmente filmado com recurso às câmaras subaquáticas Alexa e Sony, faz alusão aos dois quilómetros de praia, aos cinco campos de golfe, aos centros de equitação, ao parque ambiental e à vida social de Vilamoura.

“Aproveitando o sucesso da campanha do ano anterior e a identidade renovada da marca Vilamoura, esta segunda campanha explora o conceito de ‘quiet luxury’, que combina harmoniosamente bem-estar, conforto e simplicidade com a beleza natural do destino, a arquitetura inovadora e a excecional qualidade de vida que o destino proporciona”, explica Magdalena Osmola.

O filme posiciona o concelho algarvio como um destino residencial ao longo de todo o ano, retratando um estilo de vida sereno através de momentos íntimos ao ar livre, uma vida comunitária vibrante e interiores espaçosos e repletos de luminosidade.

“O conceito e o ‘script’ destacam a ligação entre família e natureza. A equipa captou, em três dias, a essência da luz e das sombras que definem o local, entre momentos de calma e de diversão, da praia à casa. A confiança e a colaboração entre equipa de filmagem, agência e marketing foram cruciais para a adaptação às condições meteorológicas”, relata Pedro Ferreira, diretor criativo da VML e chefe de arte e cultura da agência, citado no documento.

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Stream and Tough Guy junta Casillas e Piqué em campanha da Uber Eats Espanha (com vídeo)

A campanha (na foto) assinala o patrocínio oficial da Uber Eats Espanha à LaLiga. O primeiro dos quatro filmes leva Iker Casillas a casa de Gerard Piqué, para assistirem a um jogo de futebol, explorando a rivalidade entre o Barcelona e o Real Madrid e a histórica ‘manita’ do El Clásico de 2010

A Stream and Tough Guy (SaTG) é a agência responsável pela criatividade da campanha que assinala o patrocínio oficial da Uber Eats Espanha à LaLiga, campeonato espanhol de futebol masculino. O primeiro dos quatro filmes da campanha leva Iker Casillas a casa de Gerard Piqué, para assistirem a um jogo de futebol, explorando a rivalidade entre o Real Madrid e o Barcelona.

A campanha completa será apresentada a 5 de fevereiro, na sede da LaLiga, em Madrid. “Termos sido convidados a criar uma campanha para o patrocínio da Uber Eats Espanha à LaLiga deixa-nos bastante felizes porque é uma prova de que é possível desenvolver trabalho de raiz para outros mercados a partir de Portugal”, refere em comunicado de imprensa João Ribeiro, sócio-gerente da SaTG, agência criativa nacional que desenvolve anteriormente a campanha da Uber Eats, protagonizada por José Mourinho e outras personalidades nacionais.

Com direção criativa executiva e redação de Miguel Durão, direção criativa e direção de arte de Quito Leal, direção criativa e redação de David Titos e redação de Miguel Mestre, o ‘spot’ tem João Ribeiro como diretor de estratégia e Hugo Pacheco como gestor de projeto. A produção está a cargo da Pueblo Films, com realização de Augusto Zapiola.

O anúncio recorda a ‘manita’, gesto com a mão aberta e os cinco dedos visíveis, que Piqué faz na vitória por 5-0 do Barcelona frente ao Real Madrid, em 2010

O primeiro anúncio da série de quatro presta homenagem à histórica ‘manita’ do El Clásico de 2010, pelas mãos de quem protagoniza este momento, Gerard Piqué e Iker Casillas. Na casa de Piqué, onde decorre a ação do anúncio, o mote é dado por uma estátua em forma de ‘manita’, gesto com a mão aberta e os cinco dedos visíveis, que o ex-defesa do Barcelona faz na vitória por 5-0 do Barcelona, frente ao Real Madrid, em 2010.

Quando têm de decidir o que vão jantar, Piqué sugere pedir ‘manitas’ (prato típico da gastronomia espanhola), não de porco nem de borrego, como é comum em Espanha, mas ‘manitas’ como aquela que o catalão mostra à bancada no 5-0 sobre o Real Madrid. Casillas, com o orgulho ferido, responde dizendo que no Uber Eats há quase, quase tudo, mas não têm ‘manitas’ como a de Piqué. Nem têm 15 ‘orelhudas’ (em alusão ao número de troféus da Liga dos Campeões conquistadas pelo Real Madrid), que o Barça ainda está muito longe de conseguir.

O comunicado de imprensa salienta, em jeito de ‘disclaimer’, que a Uber Eats não toma partido por nenhuma equipa. “Tanto presta homenagem à cabeça de leitão com Luís Figo, como brinca com as ‘manitas’ de Piqué. A plataforma celebra a eterna rivalidade entre dois grandes clubes como o Barça e o Real Madrid, sempre promovendo o humor e o respeito”, garante.

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Manzwine lança concurso de design para rótulos de vinho

As propostas podem ser apresentadas até 28 de fevereiro. Os dez trabalhos selecionados são expostos na Ericeira em março, cabendo à população eleger as favoritas através de um código QR. A opinião popular vale 20% da pontuação final

A Manzwine está à procura do designer dos rótulos das próximas colheitas do vinho Jagoz. O concurso de design lançado pela produtora vinícola, que está a ser divulgado em redes sociais, newsletters, cartazes, múpis (na foto) e parcerias com a Câmara Municipal de Mafra e a Junta de Freguesia da Ericeira, é exclusivo para artistas nascidos ou residentes na vila piscatória.

“O Jagoz é mais do que um vinho, é um símbolo da Ericeira e do seu povo. Queremos que este projeto envolva a comunidade local, celebrando o talento dos nossos artistas e a cultura que faz da Ericeira um lugar único”, explica André Manz, fundador da Manzwine, citado no documento.

Os interessados devem submeter um máximo de duas propostas através da ‘landing page’ no site da Manzwine, até 28 de fevereiro. “Será necessário comprovar a elegibilidade através de um documento de identidade ou comprovativo de residência. Todas as submissões serão avaliadas por um júri, composto por representantes da Junta de Freguesia da Ericeira, da Câmara Municipal de Mafra e da própria Manzwine”, explica a empresa.

As propostas de rótulos submetidas a apreciação devem capturar a ligação profunda entre a vila, o mar e o espírito do vinho Jagoz. Os dez trabalhos selecionados são expostos na Ericeira em março, cabendo à população eleger as favoritas através de um código QR. A opinião popular vale 20% da pontuação final.

“O rótulo vencedor será revelado em maio, num evento especial que contará com a presença de convidados institucionais e da comunidade local”, refere a Manzwine, que produz e comercializa as marcas de vinho Manz Douro, Manz Lisboa, Dona Fátima, Pomar do Espírito Santo, Platónico, Penedo do Lexim, Contador de Estórias, Jampal e Jagoz.

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Message in a Bottle tem três novos clientes

“Os três novos clientes confirmam que a nossa estratégia está a dar frutos, permitindo-nos continuar a diversificar o portefólio, consolidar o nosso posicionamento com agência de comunicação transversal a todos os setores”, sublinha Ruben Obadia, CEO da Message in a Bottle

A Message in a Bottle tem três novos clientes, a Coldwell Banker Portugal, a Adega de Borba e a Cosentino, reforçando o posicionamento em áreas de atividade fora turismo e do ‘lifestyle’, que são a atividade principal da agência de comunicação.

“Os três novos clientes confirmam que a nossa estratégia está a dar frutos, permitindo-nos continuar a diversificar o portefólio, consolidar o posicionamento como agência transversal a todos os setores de atividade, com um ‘output’ criativo reconhecido nas diversas áreas em que atuamos, da assessoria de imprensa e consultoria estratégica ao marketing de influência, do marketing digital à produção de conteúdos, sem esquecer o design e o ‘branding’ das marcas”, explica Ruben Obadia, CEO da Message in a Bottle, citado em comunicado de imprensa.

Além da assessoria de imprensa e da comunicação institucional da Coldwell Banker Portugal, a Message in a Bottle é também responsável pela gestão de redes sociais e pela estratégia de marketing digital da consultora imobiliária e da Coldwell Banker Global Luxury, marca da imobiliária dedicada ao segmento de luxo.

No caso da Adega de Borba, a agência assegura a consultoria de comunicação, o aconselhamento estratégico, a assessoria de imprensa, o marketing de influência e a gestão de redes sociais da empresa vitivinícola, de forma transversal a todas marcas, abrangendo todas as áreas de negócio, da produção de vinho ao enoturismo.

A conta de comunicação da Cosentino, multinacional espanhola que produz e distribui pavimentos e revestimentos, comercializando em mais de 120 países marcas como a Silestone, a Dekton e a Sensa by Cosentino, contempla a comunicação, o aconselhamento estratégico e a assessoria de imprensa da empresa no mercado português.

“São três clientes que nos fazem querer agarrar 2025 com tudo, certos de que a nossa criatividade será ainda mais estimulada. A Adega de Borba é uma ‘love brand’ do Alentejo, de Portugal e dos portugueses, plena de potencial para alcançar novos patamares. A Coldwell Banker tem vindo a crescer, ano após ano, sendo uma referência cada vez mais sólida no mercado imobiliário português, especialmente no segmento de luxo. A Cosentino, por seu lado, é sinónimo de design inovador, elegância e inspiração”, salienta Ruben Obadia.

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MrBeast junta-se à corrida para comprar o TikTok

A proposta é anunciada após Donald Trump ter manifestado interesse em que Elon Musk, dono do X, ou Larry Ellison, cofundador da Oracle, comprassem o TikTok nos Estados Unidos

O youtuber norte-americano MrBeast é o mais recente candidato à compra das operações do TikTok nos Estados Unidos. O youtuber está a juntar-se ao empresário Jesse Tinsley, fundador da empresa de recursos humanos online employer.com, para fazer uma oferta em dinheiro, pela unidade norte-americana da rede social.

A proposta é anunciada após Donald Trump ter manifestado o interesse em que Elon Musk ou Larry Ellison, cofundador e diretor executivo da Oracle, comprassem o TikTok nos Estados Unidos.

MrBeast – cujo nome verdadeiro é Jimmy Donaldson – manifesta o interesse em adquirir o TikTok numa série de publicações nas redes sociais, escrevendo no X a 13 de janeiro: “Vou comprar o TikTok para que não seja banido”. Numa publicação posterior no TikTok, revela já ter contactado “um grupo de bilionários” para fazer uma oferta.

O escritório de advocacia norte-americano Paul Hastings comunica a oferta num comunicado, no qual é referido que Jesse Tinsley lidera um grupo de investidores composto por “indivíduos com elevado património líquido e investidores institucionais”, mas Jimmy Donaldson (MrBeast) é o único membro do grupo mencionado publicamente.

A nota de imprensa não revela o valor da oferta em dinheiro, embora Donald Trump tenha avaliado a aplicação em 1 trilião de dólares (€960,3 biliões).

MrBeast, que tem 346 milhões de seguidores no YouTube, é considerado o criador de conteúdos mais bem pago de 2024, tendo ganho 85 milhões de dólares (€81,6 milhões), segundo a Forbes.

Para além do youtuber, outros investidores são dados como interessados no TikTok. A 18 de janeiro, dia em que a plataforma é desativada nos Estados Unidos, a Perplexity AI propõe à ByteDance a criação de uma nova entidade, que funde a empresa de inteligência artificial (IA) com as operações do TikTok nos Estados Unidos.

Um dia antes da Perplexity AI, Kevin O’Leary, apoiante de Donald Trump e estrela da versão canadiana do ‘Shark Tank’ anuncia a oferta à ByteDance de 20 mil milhões de dólares (€19,5 mil milhões) em dinheiro para comprar o TikTok, em conjunto com Frank McCourt (investidor e dono do clube de futebol Marselha e de estádios nos Estados Unidos) e um consórcio com outros investidores.

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Rádio perde 61 mil ouvintes em Portugal

7,138 milhões de portugueses ouviram rádio em 2024, um número abaixo dos 7,199 milhões em 2023. A faixa etária entre os 35 e os 54 anos é a que tem maior afinidade com o meio, segundo o Bareme Rádio da Marktest

A rádio perdeu 61 mil ouvintes em 2024. De acordo com o Bareme Rádio da Marktest, 7,138 milhões de portugueses ouviram rádio no ano passado. O número é abaixo dos 7,199 milhões contabilizados em 2023, resultantes da média das duas análises semestrais divulgadas, que apontavam para uma audiência de 7,246 milhões no primeiro semestre e 7,153 milhões na segunda metade do ano.

Em 2024, 83,1% dos residentes no território continental com mais de 15 anos ouviram rádio. Em 2023, a percentagem médio tinha sido de 83,8%, com o primeiro semestre do ano a atingir os 84,3% e o segundo a ver o número descer para os 83,3%.

“Os indivíduos dos 35 aos 54 anos são os que possuem maior afinidade com o meio, com 92,6% de ‘reach’ semanal. Os valores baixam gradualmente com o aumentar da idade, para um mínimo de 71,8% junto dos indivíduos com mais de 54 anos”, revela a Marktest.

A análise identifica, entre as classes sociais, “um comportamento heterogéneo, com os valores a baixar gradualmente de um máximo de 96,6% entre os indivíduos da classe alta para um mínimo de 66% entre os indivíduos da classe baixa”.

Na análise entre géneros, o hábito de ouvir rádio é mais equilibrado, embora apresente diferenças, com os 88,1% apurados para os homens a superarem os 78,7% registados para as mulheres.

“As regiões também apresentam valores mais próximos entre si, sendo, no entanto, os residentes no litoral centro os que apresentam maior ‘reach’ semanal de rádio, com 86,4%”, refere o estudo.

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Patrícia Durão reforça departamento de marketing da Worx

“A contratação de Patrícia Durão (na foto) surge na sequência do recente reforço da nossa área transacional, visto acreditarmos que a multidisciplinaridade e a comunicação e imagem são ferramentas essenciais”, justifica Pedro Rutkowski, CEO da Worx

Patrícia Durão é a nova assistente de marketing da Worx, reforçando o departamento de marketing da consultora imobiliária. Licenciada em ciências da comunicação pela Universidade do Algarve, tem uma especialização em marketing digital do Digital Marketing Institute e uma especialização em edição e pós-produção de vídeo pela Lisbon School of Design (LSD).

Vai colaborar no desenvolvimento das estratégias digitais que pretendem impulsionar o crescimento e a visibilidade da empresa. “Estou muito motivada para abraçar esta nova etapa da minha carreira na Worx. Estou confiante de que as minhas competências e experiência em marketing digital, aliadas a uma abordagem focada e criativa, serão uma mais-valia para o crescimento da consultora”, declara Patrícia Durão, citada em comunicado de imprensa.

Com esta contratação, a Worx, que está presente em vários países através de uma aliança com o do BNP Paribas Real Estate, pretende aumentar a notoriedade da marca e alavancar o negócio, num ano em que o mercado imobiliário português deverá crescer 5,8% em 2025, segundo o estudo Property Market-Index.

“A contratação de Patrícia Durão surge na sequência do recente reforço da área transacional da Worx, visto acreditarmos que a multidisciplinaridade e a comunicação e imagem são ferramentas essenciais na divulgação e concretização do negócio imobiliário e que, num setor altamente competitivo como este, a criatividade e a disrupção inteligente são fatores essenciais de distinção qualitativa”, justifica Pedro Rutkowski, CEO da Worx, citado no documento.

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Sanjo investe €150 mil por ano em promoção

Além do lançamento de novos modelos, a marca aposta em parcerias com a Burel Factory, a Wolf & Rita e a Surge Skateboarding Magazine. Marketing nas redes sociais é o foco da comunicação da Sanjo, abordada na O Que É Nacional, rubrica do M&P dedicada a marcas portuguesas

A Sanjo vive, aos 92 anos, uma nova fase de expansão. Em 2024, a marca de calçado nortenha, que agora também vende roupa e acessórios, faturou cerca de €2,5 milhões, mais €200 mil do que os €2,3 milhões registados em 2023, que representam um crescimento de 26% face a 2022.

Para além do lançamento de novos modelos, como os ténis FTC 86 (na foto), inspirados no ‘skateboarding’, que chegaram ao mercado em dezembro do ano passado, a Sanjo aposta numa comunicação promocional assente no digital, que lhe tem permitido conquistar novos consumidores.

“Recorremos essencialmente ao marketing de conteúdo, pela qualidade e pela consistência, porque sentimos que, pelo seu passado, a Sanjo já é uma autoridade no que respeita a contar histórias. A promoção nas redes sociais e através de email marketing não só nos ajuda a conquistar e fidelizar novos clientes como valoriza a marca de forma global”, explica ao M&P Vítor Costa, diretor criativo da Sanjo.

A estratégia de promoção da marca, que investe cerca de €150 mil por ano em marketing e comunicação para promover calçado, roupa e acessórios, é desenvolvida internamente pela empresa, com a Companhia das Soluções a assegurar a assessoria de imprensa e o Box32 Studio as ativações de marca.

O marketing de influência é outra das estratégias promocionais recorrentes, apesar de a Sanjo não ter embaixadores. “Valorizamos sobretudo a conexão real com a marca e tentamos que os seus valores estejam alinhados com os nossos ‘drivers’ e com as nossas histórias”, esclarece Vítor Costa.

Presente em 140 pontos de venda em Portugal e em 60 no estrangeiro, em sete países, a Sanjo exporta 12% do calçado que produz. Lá fora, a promoção da marca é exclusivamente digital, ainda que o principal canal de venda seja offline, tal como cá, o que tem levado a empresa a apostar no conceito ‘store-in-store’, com a criação de espaços próprios no interior de lojas multimarca, em parceria com agentes e distribuidores locais.

“A nossa estratégia passa pela elevação da marca na oferta e na qualidade dos produtos, incorporando-lhes elementos de design contemporâneo e uma estética ‘preppy’, com muitos detalhes e um apelo mais estético. Apesar dessa renovação, existe um profundo respeito pelas raízes da marca”, assegura Vítor Costa.

A origem do nome

Fundada em 1933, em São João da Madeira, a Sanjo começa a ser produzida pela Empresa Industrial de Chapelaria (EIC). Numa altura em que o uso de chapéus caía em desuso, a empresa recorre à borracha para criar as solas na origem das futuras sapatilhas. No momento de lhes dar nome, o empresário António José Oliveira Júnior homenageia a cidade que lhe deu berço e o clube local, a Associação Desportiva Sanjoanense (ADS).

Com o encerramento da EIC, em 1996, a marca é vendida em hasta pública, em 1997, regressando ao mercado apenas em 2010. Em 2019, é adquirida pelo M2Bewear, grupo empresarial de Braga, que transfere a produção para Felgueiras.

O modelo K100, a reinterpretação do modelo original lançado pela marca há cerca de 80 anos, é o mais vendido, apesar de o modelo de ténis de corrida Hyper Run, a lançar nos próximos meses, ser uma das apostas fortes para 2025. “Com elementos de design contemporâneo, são bastante distintos de todos os lançados até à data”, assegura Vítor Costa.

Para conquistar novos consumidores, a Sanjo tem também apostado em parcerias com empresas como a Burel Factory e a Wolf & Rita e em colaborações com entidades como a revista Surge Skateboarding Magazine, que resultaram no lançamento de novos modelos e produtos.

“A marca tem uma narrativa ‘cool’ que gera entusiasmo dentro e fora o país. O maior desafio para o negócio é manter a competitividade face à abrupta subida dos preços de produção que se tem vindo a registar em Portugal”, salienta, contudo, Vítor Costa.

Vítor Costa, diretor criativo da Sanjo, com o modelo FTC 86, na fábrica de Felgueiras, onde em 2024 foram produzidos 60 mil pares de ténis

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Estão abertas as candidaturas às bolsas de estudo do Zona II

A iniciativa de Maria Goucha e Wil Carvalho, sócios do CCP, quer incentivar a inclusão e a diversidade na criatividade e divulgar as profissões ligadas ao design e à publicidade, junto de alunos das escolas secundárias da periferia

O Clube da Criatividade de Portugal (CCP) acaba de abrir as candidaturas para a quinta edição do Zona II, programa de inclusão e diversidade que atribui bolsas de estudo em vários cursos, com o apoio de escolas criativas.

Este ano, serão atribuídas 17 bolsas de estudo pelas escolas Brother, EDIT, Escola de Marketing Digital, ETIC, FLAG, Lisbon Digital School, Restart, TheStarter e World Academy. A campanha de promoção desta edição é da autoria de Diogo Brito, designer gráfico, ‘web developer’ independente e vencedor da Portfolio Night 2024.

O Zona II é uma ideia de dois dos sócios do CCP, Maria Goucha e Wil Carvalho, que pretendem incentivar a inclusão e a diversidade no setor da criatividade e divulgar as profissões ligadas ao design e à publicidade junto dos alunos das escolas secundárias da periferia.

O programa visa aproximar e trazer novas visões, talentos, referências e conhecimentos provenientes das periferias e de pessoas com menos acesso ao setor das indústrias criativas. O Zona II conta com o apoio da MOP, que promove o programa na rede de múpis Tomi no metro de Lisboa e do Porto, como ‘media sponsor’.

As candidaturas para as 17 bolsas de estudo são gratuitas e decorrem até 21 de março de 2025. Para usufruir de uma bolsa, os candidatos têm de submeter uma inscrição, com critérios de elegibilidade como o envio de uma carta de apresentação, que explique a razão por que merecem este apoio e a motivação para estudar e trabalhar na área à qual se candidatam.

É também solicitado o envio de um trabalho realizado, de texto, imagem ou som. São elegíveis candidatos de todas as idades, sendo obrigatório ter o 12.º ano de escolaridade concluído no momento da matrícula nos cursos para os quais ganharam a bolsa.

Podem candidatar-se alunos finalistas do ano letivo de 2024/2025, na página oficial do programa. A revelação pública dos vencedores das bolsas de estudo terá lugar na Gala do 27.º Festival CCP, que decorrerá em Lisboa a 23 de maio. Os bolseiros subirão ao palco para receber o ‘voucher’ de bolsa pela mão do representante da entidade escolar.

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