TikTok reage ao ataque dos Estados Unidos
“Este processo foi secreto e o projeto de lei foi aprovado por uma razão: é uma proibição. Esperamos que o Senado considere os factos, ouça os seus constituintes e compreenda […]
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“Este processo foi secreto e o projeto de lei foi aprovado por uma razão: é uma proibição. Esperamos que o Senado considere os factos, ouça os seus constituintes e compreenda o impacto na economia, em sete milhões de pequenas empresas e nos 170 milhões de norte-americanos que utilizam o nosso serviço”, afirma o porta-voz do TikTok, em comunicado enviado ao Meios & Publicidade, reagindo ao projeto de lei que prevê a proibição do TikTok nos Estados Unidos, caso não deixe de ser detido por uma empresa chinesa.
Em causa estão alegadas preocupações com a segurança nacional norte-americana, nomeadamente a nível da privacidade de dados, mas o próprio projeto de lei está a preocupar agências de publicidade e criadores de conteúdos, que comunicam e fazem negócios no TikTok, nos Estados Unidos. Embora já tenha havido ameaças ao TikTok nos Estados Unidos anteriormente, hoje em dia, a empresa é parte integrante da cultura e do marketing. De acordo com a eMarketer, empresa de estudos de mercado, até 2025, 54,9% dos profissionais de marketing vão recorrer a influenciadores do TikTok, enquanto 66,4% dos criadores de conteúdos digitais para marcas também vão utilizar a aplicação.
Em 2024 o TikTok deverá gerar cerca de $8,7 mil milhões (€7,9 mil milhões) em receitas publicitárias nos Estados Unidos, um aumento de 31% em comparação com 2023, representando 10,5% do investimento na publicidade em redes sociais no país.
As preocupações dos criadores de conteúdo são extensíveis à possibilidade de os Estados Unidos banirem a aplicação, de acordo com James Nord, CEO da agência de marketing de influência Fohr. “Só este ano, vamos pagar mais de $20 milhões (€18,3 milhões) a influenciadores no TikTok”, afirma o responsável, citado pela Ad Age, acrescentando que “a maioria dos criadores com um grande número de seguidores no TikTok não costuma ter um grande público em outros lugares, dada a dificuldade de crescer em outras plataformas como o Instagram. Portanto, estamos a falar de levar pequenas empresas e empresários à falência, de destruir anos de trabalho, tudo por causa de uma postura política”.