Estas são as marcas já confirmadas no Super Bowl 2024 (com vídeos)
É um dos momentos mais esperados do ano nos EUA e as marcas procuram capitalizá-lo ao máximo. O Super Bowl, um dos eventos desportivos com maior repercussão mediática em todo […]
Meios & Publicidade
Marcas mais valiosas perdem €3,2 biliões em valor não concretizado, desde 2000
Pinterest lança ferramentas de IA generativa para anunciantes
Açoriano Oriental renova grafismo, secções e opinião
Lonas publicitárias da Super Bock têm nova vida
Tribunal aceita providência cautelar do ACP. MOP e JCDecaux não se pronunciam
Santini espera superar vendas de €7 milhões em 2024
Netflix testa novos modelos de subscrição com contas adicionais
Fundos de cobertura apostam contra ações do WPP
Marcas estão a esquecer ‘baby boomers’
Sara Matos é o rosto da CVRA em campanha da BVine
É um dos momentos mais esperados do ano nos EUA e as marcas procuram capitalizá-lo ao máximo. O Super Bowl, um dos eventos desportivos com maior repercussão mediática em todo o mundo, encerra a temporada da National Football League (NFL), a liga nacional de futebol americano, já no próximo dia 11, em Las Vegas. Uma oportunidade que muitas insígnias aproveitam para investir nos espaços publicitários da emissão televisiva, uma das mais vistas no país.
Na edição passada, o evento fez jus ao título de intervalo comercial mais caro do mundo. A Fox, rede de televisão norte-americana que garantiu o direito de transmissão do Super Bowl, chegou a comercializar cada espaço de 30 segundos por sete milhões de dólares, cerca de 6,5 milhões de euros. Este ano, os direitos são da CBS e a previsão é que o valor a pagar pela exibição dos spots seja semelhante ao cobrado o ano passado.
As estreantes
Entre as marcas que estreiam nesta edição da prova desportiva, a quinquagésima-oitava, encontram-se a BetMGM, que terá um filme publicitário de 30 segundos protagonizado pelo ex-desportista Tom Brady, pelo ex-atleta Wayne Gretzky e pelo ator Vince Vaugh, com criatividade da Highdive, além da Drumstick, marca de gelados que também investiu num anúncio de 30 segundos, com o comediante Eric André, com criação da Opinionated.
A Kawasaki estreia-se no Super Bowl com um spot de 30 segundos criado pela Goodby Silverstein & Partners. A Nerds, a marca de guloseimas, aposta num filme de 30 segundos, com criatividade da agência Digitas Chicago. É outra das marcas estreantes, tal como a Popeyes.
A cadeia de restauração, que se chegou a chamar Popeyes Famous Fried Chicken & Biscuits, conta com um anúncio idealizado pela McKinney. A Starry, marca de bebidas da PepsiCo, outra insígnia estreante, recorreu à as suas mascotes, Lem e Lime, as estrelas da comunicação publicitária que apresenta. A criatividade é da VaynerMedia. Etsy, o marketplace online, é outra das estreias confirmadas. O filme publicitário contratado tem a duração de 30 segundos.
As repetentes
Além das marcas que se estreiam no Super Bowl, há também as que voltam a investir nos espaços publicitários do evento. É o caso do Booking.com, que o faz pela terceira vez consecutiva. Este ano, terá uma publicidade de 30 segundos criada pela Zulu Alpha Kilo. Logo no primeiro intervalo do jogo, a Coors Light repete a proeza com um anúncio com a mão da Droga5.
A DoorDash retorna pelo segundo ano consecutivo e quer mostrar ao público como é possível comprar tudo na sua plataforma. O anúncio tem criatividade da Wieden+Kennedy Portland. A Doritos, que volta a apostar pelo sétimo ano consecutivo com uma campanha criada pela Goodby Silverstein & Partners, é outro dos anunciantes repetentes, à semelhança da Dove.
A marca de cosmética vai tirar partido do intervalo da partida para promover a campanha sobre beleza real que tem vindo a dinamizar, com criação da Ogilvy. Outro dos resistentes é a Anheuser-Busch, a caminho da sua quinquagésima participação, com anúncios de duas das suas marcas de cerveja, Michelob Ultra e Bud Light, a patrocinadora oficial da NFL.
A Elf Cosmetics lançou o desafio ao ator, escritor e diretor Zach Woods, conhecido pelo trabalho nas séries “The office” e “Silicon Valley”. A FanDuel regressa com um spot de 30 segundos, dando sequência à sua campanha de 2023, contando com a presença de Carl Weathers e John Cena e com a idealização da Wieden+Kennedy. A Hellmann’s vai aproveitar o evento para dar continuidade ao conceito “Make taste, not waste”, lançado o ano passado com a Wunderman Thompson.
A Kia, que conta com um anúncio no intervalo da prova pelo terceiro ano consecutivo, terá um espaço de 60 segundos, idealizado pela David & Goliath, para promover o modelo elétrico EV9A. A M&M’s que no primeiro bloco comercial do jogo exibirá um spot de 30 segundos criado pela BBDO New York, é outra das insígnias que reinvestem.
Com um espaço no segundo bloco de intervalo, a Oreo, outra das repetentes, contará com Kris Jenner, numa alusão ao famoso reality show “Keeping up with the Kardashians” com criatividade da The Martin Agency. A Pringles terá um anúncio de 30 segundos no final do último bloco de intervalo com assinatura do Grey Group.
A Squarespace, com um filme realizado por Martin Scorsese, naquela que é a quinta publicidade consecutiva com o cunho do realizador, é outro dos anunciantes confirmados no evento, tal como a Temu, que regressa ao jogo após ter feito sua estreia o ano passado. A TurboTax, que regressa pela décima-primeira vez, desvendará parte de sua campanha “Make your moves count”, desenhada pela R/GA.
Por fim, a Uber Eats, que acaba de lançar em Espanha um filme publicitário protagonizado pela modelo argentina Georgina Rodriguez e pelo ex-futebolista português Luís Figo, faz a sua quarta aparição no Super Bowl com um spot de 60 segundos, idealizado pelo Special Group US.
As que regressam
Após terem ficado de fora nas últimas edições, há marcas que voltam a entrar em campo. É o caso da BMW, que conta com um spot de 60 segundos para promover um dos seus veículos elétricos e a participação de uma grande celebridade. A criatividade é da Goodby Silverstein & Partners. A seguradora e financeira State Farm terá Arnold Schwarzenegger a atuar na publicidade.
A Mtn Dew, marca da PepsiCo que regressa ao evento após ter ficado de fora nas últimas duas edições, aposta numa campanha criada pela Goodby Silverstein & Partners. Quatro anos depois, a Reese’s está de volta ao Super Bowl. Após a última participação, em 2020, prepara-se agora para explorar a paixão dos fãs pela modalidade. O anúncio tem criatividade da Erich & Kallman.
A Volkswagen não era vista nos intervalos do Super Bowl desde 2014 mas, aproveitando para dar início à celebração dos 75 anos de presença da marca nos EUA, volta a investir com um filme publicitário idealizado por Johannes Leonardo.
As ausentes
Há insígnias que, este ano, não investem no Super Bowl. Entre as marcas que marcaram presença em 2023 e que, este ano, optaram por ficar de fora encontram-se a Heineken, que preferiu canalizar o investimento publicitário para a F1 através da compra dos naming rights da mais recente etapa da F1 em Las Vegas, o Heineken Silver Las Vegas Grand Prix.
De fora fica também a General Motors, que justificou publicamente a ausência há já uns meses. “Avaliamos continuamente nossas estratégias de media para garantir que estão alinhadas com nossas prioridades comerciais”, limitou-se a referir. O ano passado, a a empresa tinha alocado 14 milhões de dólares, cerca de 12,9 milhões de euros, à participação no evento.