Audiências TV: Dezembro trouxe presentes para SIC e TVI, que terminam ano em crescimento
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em dezembro, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, […]

Meios & Publicidade
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Agência Trema Creative com identidade renovada
Grupo Gate adquire participação maioritária na Naughty Boys
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em dezembro, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, aumentou +3.0% face ao mês de novembro.
A SIC, com um share de 14.3%, (+0.1p.p. vs. novembro) mantém-se como a estação líder de audiências. A TVI, com um share de 13.9% (+0.2p.p. vs. novembro), ocupa a 2ª posição, tendo sido o canal FTA que verificou maior crescimento face ao mês anterior. A RTP1 surge na 3ª posição, com um share de 11.3% (-0.6p.p. vs. novembro) e foi o único canal FTA que verificou uma diminuição do share vs. o último mês.
Num mês marcado pelas férias de Natal das crianças e de muitos adultos, destaque para o crescimento da tipologia dos “Outros” (Visionamento em diferido de alguns canais, visionamento residual de canais não auditados e outras utilizações da TV como streaming e consolas) de +1.1p.p. vs. novembro atingindo os 16.4% de share, valor superior ao share da SIC e TVI.
A PAY TV verificou uma diminuição de -0.6p.p. vs. novembro, no entanto em dezembro houve alguns canais que registaram um aumento do share. Destaque para o canal Hollywood que, com um crescimento de +0.5p.p. vs., novembro, ultrapassou a CNN Portugal e a Fox, subindo assim ao 5º lugar (2o lugar entre os canais PAY TV).
Destaque ainda para o Canal Panda, com um aumento de +0.1p.p. vs. Novembro, que entra assim para o top20 dos canais mais vistos do mês.
O último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões entre o Porto e o Shakhtar Donetsk, transmitido pela TVI, foi o programa mais visto do mês. O jogo que garantiu a passagem dos dragões à próxima fase da competição alcançou uma audiência média de 1 milhão e 459 mil telespetadores, que representou um share de 29.9%.
Na 2ª posição ficou o último jogo da fase de grupos da Liga Europa entre o Sporting e o Sturm Graz, transmitido pela SIC. O jogo contou com uma audiência média de 1 milhão 192 mil telespetadores, atingindo um share de 24.8%.
O programa Big Brother – O Vencedor completa o pódio dos programas mais vistos do mês. O anúncio do vencedor foi visto em média por 1 milhão e 152 mil telespetadores, o que representou um share de 33.3% tendo sido o programa do mês que registou o share mais elevado.
No que toca às audiências por período horário, a RTP1 liderou durante as manhãs (7h30 – 12h30), com um share de 13.9% e durante o pré-prime com um share de 16.2%.
A TVI conquistou a liderança durante o 2º Prime-Time (22h30 – 24h00) e no late-night (00h-02h30) com um share de 16.0% e 14.8%, respetivamente.
O período do almoço (12h30-14h30), da tarde (14h30-18h30) e do 1º Prime-time (20h00-22h30) foram liderados pela SIC, com share de 20.9%, 13.6% e 16.2%, respetivamente.
Fonte: Initiative