359 € é o valor médio que os portugueses tencionam gastar na Black Friday
Fãs de promoções, os portugueses têm (muita) dificuldade em resistir-lhes e esta Black Friday não será exceção. De acordo com um estudo de mercado encomendado à Netsonda pela Worten, 88% […]
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Luis Batista Gonçalves
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Fãs de promoções, os portugueses têm (muita) dificuldade em resistir-lhes e esta Black Friday não será exceção. De acordo com um estudo de mercado encomendado à Netsonda pela Worten, 88% dos consumidores nacionais tenciona aproveitar o período de descontos de novembro deste ano para adquirir produtos e/ou serviços.
Desses, mais de 42% revelam que tencionam gastar menos do que no ano passado. Este ano, 359 € é o valor médio que os portugueses pensam despender durante as campanhas promocionais que vão sendo delineadas para esta data. Em 2022, por esta altura, 51% dos inquiridos revelava que não contava fazer distinção entre plataformas digitais e lojas físicas para usufruir dos descontos. Em 2023, essa percentagem desce para os 45%.
“Os dados mostram uma diminuição da compra em ominicanal face ao ano anterior [correspondente a 6%]. Dos que irão comprar ou irão eventualmente comprar, 28% pretende fazê-lo exclusivamente online e 21% exclusivamente offline. Isto mostra uma tendência de crescimento em ambos os canais face ao ano anterior com 24% e 14%, respetivamente”, revela a Worten em comunicado de imprensa.
Embora 48% pretenda aproveitar esta fase de reduções de preços para antecipar as compras natalícias, ao contrário dos 52% que revelavam essa intenção o ano passado, 71% assume que pretende essencialmente fazer aquisições para benefício próprio. “Os produtos de tecnologia continuam a ser os mais procurados, seguindo-se a moda e acessórios e os eletrodomésticos, mas o destaque vai para o crescimento dos livros, que ultrapassaram os perfumes e a cosmética”, sublinha o retalhista.
Em relação às marcas mais associadas a esta iniciativa comercial pelas campanhas promocionais que habitualmente anunciam e dinamizam nesta altura do ano, a Worten, que lançou recentemente a campanha “Tudo à grande”, novamente desenvolvida pela agência criativa Fuel, é a mais recordada. Foi mencionada por 84% dos inquiridos. Fnac e Rádio Popular completam o top 3.
“A Black Friday continua a ser um dos momentos mais relevantes do ano para nós e é muito satisfatório perceber que estamos no top of mind dos portugueses quando pensam em boas oportunidades de compra. Este ano, é tudo à grande, num mês inteiro de grandes descontos em milhares de produtos e entregas grátis para quem comprar online. Além do site e das lojas, temos também a nossa app onde vamos, inclusive, ter grandes vantagens e passatempos”, revela António Fuzeta da Ponte, head of brand and communication da Worten.