Pingo Doce volta a colocar país a cantar ‘Quem Trouxe’ em novo anúncio de Natal (com vídeo)
A nova campanha de Natal do Pingo Doce, no ar desde este domingo à noite, volta a trazer à memória o hino ‘Quem Trouxe’. O objetivo passa por voltar a […]

Sónia Ramalho
Publicis Groupe aumenta faturação em 9,4% para €3,53 mil milhões
Google remove 5,1 mil milhões de anúncios em 2024
Marcas revelam estratégias para lidar com tarifas de Trump
QSP SUMMIT 2025 arranca com cerimónia exclusiva no Palácio da Bolsa
Estão abertas as candidaturas ao ADCE Agency Exchange 2025
Há duas campanhas portuguesas no ACT Good Report 2025
Suíça é o primeiro país a exibir campanha global da Super Bock
Frize recorre a Ljubomir Stanisic para mudar paradigma
Kor Media ganha concessão de OOH nos autocarros de Évora e Beja
Emma Roberts é a primeira embaixadora global da Kiko Milano
A nova campanha de Natal do Pingo Doce, no ar desde este domingo à noite, volta a trazer à memória o hino ‘Quem Trouxe’. O objetivo passa por voltar a pôr os portugueses a cantar o slogan que ficou no ouvido em 2021, mas desta vez aos comandos do cantor Fernando Daniel. A campanha multimeios vai estar presente em televisão, rádio, redes sociais e nas mais de 460 lojas do Pingo Doce.
Em declarações em exclusivo ao Meios&Publicidade, Maria João Coelho, diretora de marketing do Pingo Doce, define a campanha como uma grande celebração. “Uma celebração do facto de o Pingo Doce ser uma das marcas preferidas dos portugueses; da relação próxima que temos com todos os nossos clientes, nos quatro cantos do país, e da vocação para fazer da comida de qualidade um pretexto para a partilha de bons momentos. Procuramos celebrar a família, a tradição e o Natal, acompanhados de uma canção que há dois anos se tornou parte da cultura popular: o ‘Quem Trouxe’.
Sobre o porquê de regressar a uma aposta ganha no passado, Maria João Coelho esclarece que “a música faz parte, há vários anos, do património da marca Pingo Doce. São já várias gerações a cantarem as nossas músicas, que ficaram no ouvido, e que perduram até aos dias de hoje. Veja-se o exemplo do ‘Pingo Doce, venha cá’”, recorda.
Lançado em 2021, ‘Quem Trouxe’ “foi um verdadeiro sucesso, tornando-se na música de Natal mais cantada em Portugal e chegou rapidamente ao coração de todos. Deixou de ser nossa e passou a ser do país”, refere a diretora de marketing do Pingo Doce. A novidade deste ano é a voz do cantor Fernando Daniel “que, em 2021, se identificou com a canção e partilhou a sua versão nas redes sociais. Este Natal, o ‘Quem trouxe’ volta a ganhar asas e a chegar a milhões de portugueses”.

Making off das filmagens do concerto com Fernando Daniel
A campanha de Natal é uma das mais importantes para o Pingo Doce, uma vez que este “é um momento de união, vivido em família, e que leva às nossas lojas milhares de portugueses que procuram criar memórias felizes. Isto faz com que esta campanha seja importante para o Pingo Doce, à semelhança de outras que desenvolvemos ao longo do ano”, explica Maria João Coelho.
“Um atalho para o coração das pessoas”
O M&P visitou os bastidores das gravações da nova campanha de Natal do Pingo Doce, desenvolvida pela BBDO. Pedro Gonçalves, um dos diretores criativos da agência, relembra que a proposta para a campanha de Natal “nasceu a partir de uma ideia: o ‘Quem Trouxe’ não se esgotou, antes pelo contrário, espalhou-se. E se, no ano passado, não foi utilizado, este ano pareceu uma boa ideia revisitá-lo, mas de uma forma que ainda não tínhamos feito: a forma orgânica como o ‘Quem Trouxe’ deixou de ser nosso e do Pingo Doce e passou a ser do país e das pessoas. Esta campanha é uma celebração do Natal, mas também de uma canção que, de há dois anos para cá, simboliza o Natal na cabeça de muitas pessoas, que continuam a saber a música de cor”.
Pedro Gonçalves relembra que uma das pessoas que ajudou organicamente à propagação da música foi o cantor Fernando Daniel. “Ao publicar nas suas redes sociais uma versão acústica do ‘Quem Trouxe’, de repente amplificou-se de uma forma só comparável aos jovens a cantar e dançar a música no Urban Beach, algo inesperado, mas que aconteceu. É a cultura popular e é isso que vamos ver nesta campanha”.
Apesar de a estrutura musical ser a mesma, “a letra é diferente porque a realidade é outra”, explica Pedro Gonçalves. “Vamos ver o país, não só a família reunida e feliz na ceia de Natal. Vamos encontrar pescadores numa lota, crianças numa festa da escola, um coro de cante alentejano, chefs e cozinheiros, todos a cantar o ‘Quem trouxe’. O que acrescentámos à campanha de 2021 foi escala”.
Questionado sobre a recuperação de uma ideia usada no passado, Pedro Gonçalves não tem dúvidas: “pegar em algo que é herdeiro do que já fizemos há dois anos não foi um problema porque fazia sentido. Do ponto de vista criativo, não é normal cedermos à tentação de fazer algo parecido. Discutimos com o Pingo Doce voltar a usar o ‘Quem Trouxe’, este atalho para o coração das pessoas, e percebemos que fazia sentido para passar a relação da marca com os portugueses e vice-versa”.
E a pergunta que se impõe: não têm receio de as pessoas estarem saturadas do ‘Quem Trouxe’? “Era preciso estarmos muito alheados da realidade para não sabermos que, há dois anos, houve pessoas que chegaram a esse nível de saturação, mas não foi um problema pois este não é o mesmo ‘Quem Trouxe’ e é cantado por outras pessoas”, explica Pedro Gonçalves.
A campanha tem vários spots, com diferentes durações. “A música já é construída a pensar nisso. Além da Krypton, com quem trabalhamos a parte audiovisual, em estúdio trabalhámos musicalmente com o Estúdio Barulho, que mais uma vez fez a música e as adaptações. Fizeram um trabalho de tirar se o chapéu”.
Agência – BBDO
Diretor criativo executivo – Marco Pacheco
Diretor criativo – Fabiano Bonfim/Pedro Gonçalves
Criativos – João Salgueiro/Ricardo Feio
Diretora de Contas – Sofia Delfim / Patricia Ortiz
Supervisora de Contas – Leandro Fernandes
Produtora Executiva – Ana Rondão
Produtora – Krypton Films
Realizador – Fred Oliveira
Produtor executivo – Ricardo Estevão
Dir. Produção – Ana Ribeiro / Alexandra Ribeiro
Pós-produção Vídeo – Ingreme
Pós-produção áudio – Som de Lisboa
Música Original – Estúdio Barulho (Joaquim Albergaria e Ivo Costa)
Cantor – Fernando Daniel
Locução – Inês Lopes Gonçalves