Pesquisas sobre IA cresceram 500% desde 2018. Só no último ano subiram 290%
Ainda menosprezada por muitos, a inteligência artificial (IA) tem vindo a suscitar grande curiosidade nos últimos anos. De acordo com o último relatório de tendências da Google, o número de […]
Luis Batista Gonçalves
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Ainda menosprezada por muitos, a inteligência artificial (IA) tem vindo a suscitar grande curiosidade nos últimos anos. De acordo com o último relatório de tendências da Google, o número de pesquisas em torno do tema aumentou mais de 500% entre 2018 e meados de 2023. Só no último ano, cresceu 290%.
“Atingiu um máximo histórico em 2023”, sublinha mesmo a empresa norte-americana, fundada em 1998, em comunicado de imprensa.
As principais dúvidas variam consoante os utilizadores do motor de busca. O número dos que querem saber como funciona a IA cresceu mais de 7.580% desde o ano passado. As pesquisas sobre a data em que esta nova tecnologia surgiu registaram uma subida superior a 5.000%. A percentagem dos que ainda estão a tentar compreender o que é a IA subiu mais de 2.620% face a 2022. Os que se interrogam sobre aonde é que pode ser usada cresceu mais de 270%.
“O interesse da pesquisa em IA em relação à elaboração de currículos cresceu mais de 490%, enquanto as pesquisas sobre o uso de IA para editar vídeos, [fazer] programação, criar um logotipo e escrever textos aumentou mais de 5.000% em 2023, até agora. As pessoas em Portugal também estão a recorrer ao Google para desenvolver as suas carreiras profissionais, aprender novas competências e proteger a sua cibersegurança”, revela o documento.
“É ótimo ver Portugal a demonstrar um interesse tão grande na tecnologia transformacional que é a IA. As pessoas por toda a Europa já utilizam e beneficiam diariamente das ferramentas baseadas em IA desenvolvidas de forma responsável, mas a velocidade do avanço tecnológico continua a acelerar e, embora seja estimulante ver estes avanços, é importante que acertemos”, adverte, contudo, Matt Brittin, president of Google Europe, Middle East and Africa.
“A Google, que lançou o Bard, o seu serviço de IA conversacional, em toda a Europa e em português em julho, vê um enorme potencial nesta tecnologia, para ajudar pessoas, empresas e comunidades, estando comprometida com uma abordagem responsável à IA, o que inclui defender uma regulamentação responsável, trabalhar em parceria com terceiros para ter uma IA correta e priorizar o seu propósito para o bem público”, refere ainda o executivo.