Quem ouviu rádio no primeiro semestre?
Terão sido mais de 7,2 milhões os portugueses a contribuir para os números de consumo de rádio registados em Portugal durante o primeiro semestre deste ano, período em que voltou a ser atingido um novo máximo de audiências.
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Terão sido mais de 7,2 milhões os portugueses a contribuir para os números de consumo de rádio registados em Portugal durante o primeiro semestre deste ano, período em que voltou a ser atingido um novo máximo de audiências. Valor que representa 84.4% do universo dos residentes no Continente com 15 e mais anos, de acordo com o Bareme Rádio da Marktest, que quantifica em 7 milhões e 227 mil pessoas o reach semanal de rádio no decurso dos primeiros seis meses de 2022.
Analisando o perfil desta audiência, a idade dos indivíduos que ouvem rádio numa base semanal “surge como a variável que maior diferença de comportamentos apresenta”, refere a empresa responsável pelo estudo, indicando que “os indivíduos dos 35 aos 44 anos são os que possuem maior afinidade com o meio, com 97.1% de reach semanal”, sendo que “os valores baixam gradualmente com o subir da idade, para um mínimo de 61.1% junto dos indivíduos com mais de 64 anos”.
“As classes sociais também apresentam um comportamento heterogéneo, com os valores a baixar gradualmente de um máximo de 97.9% entre os indivíduos da classe alta para um mínimo de 65.6% entre os indivíduos da classe baixa”, acrescenta a Marktest, referindo ainda que, na análise entre géneros, o consumo surge mais equilibrado: 89.8% entre os homens e 79.6% entre as mulheres. No que diz respeito à distribuição geográfica da audiência, “as regiões também apresentam valores mais próximos entre si, sendo no entanto os residentes no Litoral Centro os que apresentam maior reach semanal de rádio (87%).