Kobu e Krypton assinam campanha da Cruz Vermelha Portuguesa (com vídeo)
Com direção criativa de Sandra Belela Lopes e direção de arte de Mónica Loureiro, a nova ação de comunicação da instituição de assistência humanitária, que apela à consignação de 0,5% do IRS, foi realizada por Vasco Eusébio
Luis Batista Gonçalves
Audiências semanais: TVI regressa à liderança
A Padaria Portuguesa recorre ao recrutamento sénior para mudar paradigma
Marcas estão a falhar no planeamento de meios
NetAudience: TVI reforça liderança em mês de queda da Global Media
Grupo L’Oréal quer captar talento jovem
Maurizio Vitale lidera marketing, distribuição e estratégia da AMC
Omnicom associa-se à Amazon para identificar intenções de compra dos consumidores
Lamine Yamal é o novo embaixador global da Oppo (com vídeo)
ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
CCP lança Brief Aberto com Betclic e abre inscrições para o festival
Isabel Evaristo e Marta Gouveia constituem a dupla de criativas da nova campanha multimeios da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). Com direção criativa de Sandra Belela Lopes e direção de arte de Mónica Loureiro, foi idealizada pela Kobu e produzida pela Krypton Films. Realizada por Vasco Eusébio, com direção de fotografia de Sergi Gallardo, apela à consignação de 0,5% do IRS dos contribuintes que pretendam auxiliar a instituição.
“O conceito da campanha desenvolve-se nas três áreas mais relevantes da ação social desenvolvida pela CVP. Com três cenários baseados em histórias reais, são apresentadas as preocupações mais prementes no atual contexto social”, esclarece a organização de assistência humanitária em comunicado de imprensa.
“Por um lado, [retrata] o desafio diário para suportar o aumento dos preços dos bens essenciais; por outro, o desafio de chegar ao final do mês com dinheiro para pagar a renda da casa e, por fim, o impacto que estas dificuldades representam na saúde mental e isolamento social a que tantas vezes assistimos”, explica ainda o documento.
Com produção executiva de João Vilela e Ricardo Estevão, direção de produção de Alexandra Ribeiro e Ana Ribeiro, arte de Rui Pina e edição de José Barreiros, a campanha contou com a coordenação de pós-produção de Neia Oliveira, grading e pós-produção da Lightfilm e locução de Inês Castel-Branco, com sonoplastia do estúdio Som de Lisboa.
“O vídeo corre ao som do ritmo cativante dos Bicho Carpinteiro, elemento-chave na campanha, com uma letra que utiliza o número de identificação fiscal (NIF) da CVP para narrar cada uma das situações que vamos testemunhando”, refere também o comunicado.
“Conseguimos traduzir uma mensagem forte, de problemas reais e urgentes, onde cada bloco do número conta a história de muitas famílias, jovens casais e tantas pessoas que lidam com a solidão diariamente”, sublinha Sandra Belela Lopes, sócia administradora e diretora criativa da Kobu.
“O resultado é um filme de campanha musicalmente e visualmente forte que, esperamos, possa ser bem-sucedido no seu propósito de informar e tocar as pessoas para estas realidades, mostrando-lhes que a consignação é um pequeno gesto que pode trazer um impacto significativo na vida de tantas pessoas que recorrem à CVP em busca de apoio”, acrescenta ainda a responsável.
“O objetivo era ambicioso. Passar uma mensagem de solidariedade, sendo criativo e leve ao mesmo tempo, tocando temas por si só tão delicados. A música teve um papel fundamental, ditando a narrativa com situações metafóricas que nos ajudam a contar as várias histórias da forma mais genuína possível. Conseguimos apresentar um filme dinâmico, forte e, sobretudo, próximo dos portugueses”, considera Vasco Eusébio.