TikTok é a rede social que mais cresce em notoriedade, Twitch e Telegram são as que mais alargam a penetração
Apesar do domínio do Facebook, quer ao nível da notoriedade quer no número de contas em Portugal, são várias as redes sociais que têm vindo a ganhar terreno. Instagram, WhatsApp e TikTik encurtam distâncias, sendo esta última a rede social que mais cresce em notoriedade entre os utilizadores portugueses.
Pedro Durães
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Apesar do domínio do Facebook, quer ao nível da notoriedade quer no número de contas em Portugal, são várias as redes sociais que têm vindo a ganhar terreno. Instagram, WhatsApp e TikTik encurtam distâncias, sendo esta última a rede social que mais cresce em notoriedade entre os utilizadores portugueses. Esta é uma das conclusões do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, realizado pela Marktest, segundo o qual o “Facebook é a rede com maior notoriedade em Portugal, mas o TikTok é a que mais cresce e já está no quarto lugar”.
Os dados recolhidos pela empresa de estudos de mercado identifica o Facebook como a rede social com mais referências espontâneas por parte dos inquiridos, registando 98,5% de respostas quando se questiona sobre as redes sociais que os portugueses conhecem. O valor, indica a Marktest, “representa uma ligeira quebra face aos 99,6% de notoriedade verificados em 2020 e encurta a distância em relação à segunda rede mais citada, o Instagram, que mantém a sua notoriedade em crescimento, para 89,6% de referências espontâneas”, um aumento significativo face à notoriedade do Instagram em Portugal há apenas cinco anos: 54,9%.
Na terceira posição continua a surgir o Twitter, com um índice de notoriedade espontânea de 57.5%, enquanto o TikTok, que foi analisado pela primeira vez em 2020, sobe ao quarto lugar com 32.2% de referências, o que, segundo o estudo, vem confirmar “a clara tendência de crescimento que vem apresentando no nosso país”. A fechar o top 5 das redes sociais com maior notoriedade espontânea em Portugal está o WhatsApp, com 27.5% das referências.
Ao nível da utilização das plataformas, o estudo mostra que os portugueses têm, em média, contas criadas em seis redes sociais, duplicando a média que se verificava em 2011, primeiro ano do estudo. “Um registo que confirma o crescimento exponencial do hábito de uso de redes sociais e que ganha ainda maior volume entre os mais jovens, onde sobe para nove a média de redes onde têm perfis”, salienta a empresa de estudos de mercado em comunicado.
A liderar o índice de utilização está igualmente o Facebook, com 93.4% dos utilizadores de redes sociais a afirmarem ter perfil criado nesta rede, um crescimento de 1.2 pontos percentuais face a 2020. O top 3 mantém-se inalterado: WhatsApp, com 82.6% dos utilizadores (mais 2.6 p.p.) e Instagram, com 76.1% (mais 2.8 p.p.).
Embora com menor expressão, o Twitch e Telegram destacam-se como as redes sociais cuja penetração em Portugal mais cresceu durante o último ano. O Twitch duplicou os valores do ano anterior, para os 10.1%, tal como o Telegram, que quase duplicou a penetração, situando-se agora nos 21.9% e entrando para o top 10.