Quais as cidades portuguesas com melhor desempenho em city branding?
O topo da tabela da mais recente edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking continua a ser ocupada por Lisboa, Porto e Cascais. “Com o aumento progressivo do volume […]
Meios & Publicidade
Nova Expressão renova conta de media de €1,2 milhões com a Opticalia
Filipa Alves é a nova diretora criativa da Happy Brands
Receitas publicitárias da Meta crescem 26,8%
Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal
Filomena Spranger Jorge assume direção de marketing do Burger King Portugal
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
O topo da tabela da mais recente edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking continua a ser ocupada por Lisboa, Porto e Cascais. “Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional”, refere a consultora. O top 5 inclui ainda as cidades de Braga e Coimbra, por ordem decrescente.
Vila Nova de Gaia sobre quatro posições e destaca-se ao assumir a sexta posição na tabela geral, assim como Aveiro que alcança o Top 10 nacional com uma escalada de três posições. Leiria e Viseu marcam posição entre os 15 primeiros. Viana do Castelo e Vila do Conde estreiam-se no top 25. Os municípios insulares estão entre as mudanças mais significativas, com a saída de Ponta Delgada do top e com a descida de três posições do Funchal, que, no entanto, mantém presença no top 10.
A região de Lisboa apresenta também o maior número de descidas no top, sendo as subidas de Mafra e Almada e a manutenção de Lisboa e Cascais as únicas exceções com Sintra, Setúbal e Oeiras a perder posições.
Os três municípios algarvios presentes no top também apresentam descidas. Faro e Portimão desceram uma e duas posições respectivamente.
O ranking avalia o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do turismo, negócios e talento. Os resultados resultam de uma avaliação de dados estatísticos, da procura através das pesquisas online e da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada concelho.
“Passado mais de um ano desde a chegada da pandemia a território nacional foi possível perceber que muitos dos nossos municípios mostraram uma resiliência impressionante, bem como a criatividade e solidariedade necessárias para trazer esperança a quem depende do turismo e dos negócios. De norte a sul vemos municípios que em condições adversas conseguiram mostrar que uma estratégia de marca forte é uma grande vantagem na recuperação, que uma gestão de informação e comunicação inteligente são essenciais para manter os nossos públicos-alvo ativos, interessados e motivados”, indica Filipe Roquette, director-geral da Bloom Consulting.