Observador integra rede mundial de fact checkers em parceria com o Facebook
Verificar a informação partilhada no Facebook e combater a disseminação de fake news é o objectivo de uma rede mundial de fact checkers independentes da qual o jornal online Observador passa a fazer parte.
Pedro Durães
Audiências semanais: TVI regressa à liderança
A Padaria Portuguesa recorre ao recrutamento sénior para mudar paradigma
Marcas estão a falhar no planeamento de meios
NetAudience: TVI reforça liderança em mês de queda da Global Media
Grupo L’Oréal quer captar talento jovem
Maurizio Vitale lidera marketing, distribuição e estratégia da AMC
Omnicom associa-se à Amazon para identificar intenções de compra dos consumidores
Lamine Yamal é o novo embaixador global da Oppo (com vídeo)
ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
CCP lança Brief Aberto com Betclic e abre inscrições para o festival
Verificar a informação partilhada no Facebook e combater a disseminação de fake news é o objectivo de uma rede mundial de fact checkers independentes da qual o jornal online Observador passa a fazer parte. O programa, que abrange 14 idiomas, conta com um total de 22 parceiros de fact-checking, entre eles o jornal brasileiro Estado de S. Paulo, o grego Ellinika Hoaxes, o FactCheckNI da Irlanda do Norte, o croata Faktograf ou o italiano Lavoce.info. “Esta não é a primeira vez que o Observador utiliza fact checks. O jornal publica regularmente conteúdos desta natureza desde junho de 2015, tendo vindo a intensificar a utilização do formato desde que aderiu à IFCN, no início de 2017”, destaca-se em nota de imprensa.
A International Fact-Checking Network (IFCN) lidera o consórcio FactCheckEU, uma plataforma criada com o objectivo de “desmontar e travar os vários tipos de desinformação e fake news que vão surgir antes das eleições europeias, a 26 de Maio de 2019, e, no caso de Portugal, das eleições legislativas (a 6 de Outubro)”. A função de cada parceiro passa por verificar a autenticidade dos conteúdos partilhados na rede social de Mark Zuckerberg, reduzindo as possibilidade de propagação de notícias falsas.