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Omega abriu primeira loja em Portugal

A Omega abriu oficialmente a sua primeira loja própria em Portugal, localizada na Avenida da Liberdade em Lisboa. “Este novo espaço é um dos primeiros a apresentar o novo conceito […]

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Omega abriu primeira loja em Portugal

A Omega abriu oficialmente a sua primeira loja própria em Portugal, localizada na Avenida da Liberdade em Lisboa. “Este novo espaço é um dos primeiros a apresentar o novo conceito […]

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A Omega abriu oficialmente a sua primeira loja própria em Portugal, localizada na Avenida da Liberdade em Lisboa. “Este novo espaço é um dos primeiros a apresentar o novo conceito de Boutiques Omega a nível mundial, evidenciando na sua estética e decoração o espírito pioneiro da marca”, destaca a Omega.
A decoração da loja aposta em materiais como a pele e a madeira, a par de pormenores dourados.

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GroupM dá origem a WPP Media

Integralmente alimentada por IA, a nova agência de meios, que gere €52,8 mil milhões de investimento anual em media, vai colaborar com 75% dos principais anunciantes do mundo, em 80 mercados

A WPP Media (na foto) substitui o GroupM enquanto a principal unidade de media do WPP. Integralmente alimentada por inteligência artificial (IA), a nova agência de meios global, que gere 60 mil milhões de dólares (€52,8 mil milhões) de investimento anual em media, vai colaborar com 75% dos principais anunciantes do mundo, em 80 mercados.

“Enquanto o GroupM foi construído para uma época em que a escala de media era mais importante, a WPP Media reflete o poder da IA, dos dados, da tecnologia e das soluções mais simples e integradas. A nossa visão para o futuro é clara, um marketing orientado por dados, liderado por equipas de pessoas inovadoras e conectadas e cheio de novas oportunidades para os nossos clientes”, explica Mark Read, CEO do WPP, citado em comunicado de imprensa.

As agências Mindshare, Wavemaker e EssenceMediacom, até agora integradas no GroupM, continuarão a fornecer serviços aos clientes enquanto marcas dentro desta nova unidade, tirando partido das capacidades, tecnologia e funções de apoio comuns.

A WPP Media está conectada à vasta rede de agências e capacidades da WPP através do WPP Open, o sistema de marketing do grupo, potenciado por IA e suportado por um investimento anual de 300 milhões de libras (€356,4 milhões).

“A agência foi criada para um mundo em que a media está em todo o lado e em tudo. Ao investir em novos produtos alimentados por IA, ao mesmo tempo que integramos a nossa oferta com dados e tecnologia e munimos os nossos colaboradores com competências orientadas para o futuro, estamos a ajudar os nossos clientes a manterem-se à frente das rápidas mudanças no comportamento dos consumidores e a desbloquear as oportunidades ilimitadas de crescimento que a IA irá criar”, refere Brian Lesser, CEO da WPP Media, citado no documento.

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Carlos Sainz é o novo embaixador da Plenergy

O ex-piloto de automóveis, que foi bicampeão de ralis e venceu o Rali Dakar por quatro vezes, protagoniza ‘Uma Decisão Inteligente’, a nova campanha da marca de postos de abastecimento de baixo custo

Carlos Sainz é o novo rosto da Plenergy. O embaixador ibérico da marca de postos de abastecimento de baixo custo, que foi bicampeão de ralis e venceu o Rali Dakar por quatro vezes, protagoniza ‘Uma Decisão Inteligente’.

Desenvolvida pela empresa em parceria com a LLYC, agência de marketing e assuntos corporativos, a nova campanha omnicanal será divulgada, a partir de junho, em televisão, imprensa, rádio e redes sociais.

“A Plenergy representa qualidade, transparência e confiança no momento de abastecer, princípios com os quais me identifico plenamente. No mundo do desporto motorizado, sabemos que cada decisão é importante e abastecer com combustível de qualidade ao melhor preço não é apenas inteligente, é essencial para preservar o desempenho e a segurança do veículo”, refere o ex-piloto de automóveis Carlos Sainz, citado em comunicado de imprensa.

A campanha pretende desmistificar ideias preconcebidas acerca dos combustíveis dos postos de abastecimento de baixo custo e facultar aos consumidores informação que lhes permita aumentar a confiança na marca. Com uma rede ibérica de 308 postos de abastecimento, a Plenergy está a expandir a atividade em Portugal.

“A chegada de Carlos Sainz como embaixador representa muito mais do que uma figura reconhecida. É a voz da experiência e da excelência que queremos transmitir aos nossos clientes. Trabalhamos diariamente para fornecer combustível de qualidade ao melhor preço e com esta campanha queremos reforçar a confiança dos condutores e atrair aqueles que ainda não experimentaram o nosso serviço”, afirma José Rodríguez de Arellano, CEO da Plenergy, citado no documento.

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Marta Pimentel Candeias assume direção de ‘branded content’ da Bauer Media

A antiga coordenadora de gestão de projetos da SIC reforça a equipa de crescimento do grupo de media que detém a Rádio Comercial, a M80, a Cidade FM, a Smooth FM e a Batida FM

Marta Pimentel Candeias (na foto) é a nova diretora de ‘branded content’ da Bauer Media Audio Portugal. A antiga coordenadora de gestão de projetos da SIC, que dirigiu a operação de lançamento do Tribeca Festival Lisboa, reforça a equipa de crescimento do grupo de media, que detém a Rádio Comercial, a M80, a Cidade FM, a Smooth FM e a Batida FM, numa fase de expansão no mercado nacional. 

“Tudo farei para que o ‘branded content’ seja um impulsionador de crescimento do grupo, tornando-se uma força criativa e comercial incontornável. Acredito no poder das boas ideias, bem executadas, que criem valor real para os anunciantes, envolvam os ouvintes e reforcem a relevância das nossas marcas no panorama mediático”, revela Marta Pimentel Candeias, citada em comunicado de imprensa.

Licenciada em gestão de empresas e mestre em gestão pela Católica Lisbon School of Business and Economicsfoi diretora da Magg Agency, onde esteve entre 2020 e 2022.

A Marta Pimentel Candeias tem um perfil que alia pensamento criativo a foco no negócio, além de uma experiência diversificada que a torna a pessoa certa para desenvolver esta área dentro do grupo. O ‘branded content’ assume hoje um papel indiscutível nas estratégias de comunicação das marcas e é uma das áreas de crescimento mais relevantes para nós”, sublinha Rita Sobral, vice-presidente de crescimento da Bauer Media Audio Portugal.

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Meta começa a usar dados de utilizadores europeus para treino de IA

As publicações de texto, comentários, fotografias ou interações que estejam nas contas de utilizadores na União Europeia – e em modo público – vão ser utilizadas pela Meta

A empresa dona do Facebook e do Instagram vai utilizar os conteúdos públicos que estejam nas contas de utilizadores da União Europeia (UE).

Entre as informações públicas estão o nome de utilizador, foto de perfil, a atividade em grupos públicos, canais e páginas do Facebook, bem como comentários, classificações ou críticas no marketplace ou numa conta do Instagram pública.

Sendo que já estão a ser utilizadas todas as interações que um utilizador tenha com o círculo azul que agora aparece no WhatsApp e Messenger, que indica a Meta IA, o ChatGPT da Meta.

Em abril, a empresa-mãe das redes sociais anuncia que todos os conteúdos públicos das suas plataformas, com exceção do serviço de mensagens privadas WhatsApp, seriam utilizados para treinar os modelos de IA, segundo a Lusa.

“Vamos utilizar informações públicas como publicações e comentários de contas de pessoas com 18 anos ou mais e as tuas interações com as funcionalidades de IA na Meta”, lê-se numa nota que explica a forma como a Meta utiliza informações para modelos e funcionalidades da IA generativa, no qual acrescenta que esta estratégia visa desenvolver e melhorar a IA da Meta.

Mesmo os cidadãos que se opõem ao uso dos seus dados, a empresa pode sempre usar informações do utilizador que apareçam em qualquer local, como, por exemplo, numa imagem partilhada publicamente nos produtos da empresa ou por alguém que os utilize.
Meta reestrutura equipa
A Meta reestrutura a divisão de inteligência artificial (IA) e cria duas equipas mais pequenas, com diferentes funcionalidades, de forma a agilizar o desenvolvimento de novos produtos, a fim de se manter na corrida da IA face à concorrência de empresas como a OpenAI, ou a Google, anuncia Chris Cox, diretor de produtos da empresa, segundo o Jornal de Negócios.
A primeira destas equipas irá concentrar-se nos produtos de IA, sendo responsável pelas funcionalidades da tecnologia para as redes sociais, o modelo Meta AI e a plataforma AI Studio.
A segunda equipa vai dedicar-se aos fundamentos da inteligência artificial, abrangendo o desenvolvimento de modelos para melhorar as capacidades de raciocínio, multimédia e voz.
A Fair, a unidade dedicada à investigação em inteligência artificial, manter-se-á separada da nova estrutura.
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António Buscardini preside ao Press Club Brussels Europe

O jornalista e realizador português, residente em Bruxelas, sucede à grega Alia Papageorgiou. O lançamento de um ciclo de encontros para debater os desafios da comunicação é a primeira medida

O jornalista e realizador de televisão António Buscardini (na foto), residente em Bruxelas desde 2013, é o novo presidente do Press Club Brussels Europe. O fundador do órgão de informação Travel Tomorrow e da agência de relações públicas e comunicação Buscardini Communications sucede à grega Alia Papageorgiou, que liderava a organização desde 2021.

“O Press Club Brussels Europe deve ser mais do que um ponto de encontro. Deve tornar-se um verdadeiro centro para comunicadores. Neste novo mandato, quero reunir jornalistas, assessores de imprensa e influenciadores sob o mesmo teto. Teremos uma direção dedicada, eclética e dinâmica, que reflete a diversidade de funções dos profissionais da comunicação”, promete António Buscardini, citado em comunicado de imprensa.

O lançamento de um ciclo de encontros para debater os desafios da comunicação é a primeira medida do mandato, que se estende até 2027. O desenvolvimento de iniciativas que reforcem a integridade jornalística e promovam a colaboração internacional é outra das ambições do ex-assessor de imprensa da Assembleia das Regiões da Europa, que realiza a série ‘Embarquement’, transmitida pelo canal francês TV5Monde.

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Dita Agência entrega direção criativa a André Jesus

“Não sei se o futuro passa por ir a prémios, mas passa, sem dúvida, por fazer um trabalho inovador para os clientes”, afirma Mariana Figueiredo, diretora-geral da agência de comunicação e marketing digital

André Jesus (na foto) é o novo diretor criativo da Dita Agência. Formado em design de comunicação, design gráfico, ilustração, multimédia, design editorial, web, fotografia, 3D e design sustentável pela Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design de Portalegre, passou pela Torke CC, pela Ipsis, pela Goody e pela Mustard, onde desenvolveu projetos estratégicos e criativos nas áreas de ativação de marca, do marketing de guerrilha e da direção de arte, além de campanhas digitais e produção de conteúdos para redes sociais.

“É um criativo extraordinário e vem ajudar-nos a assumir o nosso posicionamento de agência de comunicação criativa. Não sei se o futuro passa por ir a prémios, mas passa, sem dúvida, por fazer um trabalho inovador para os clientes e que nos deixe com um enorme orgulho pela estratégia, rasgo e audácia”, informa Mariana Figueiredo, diretora-geral da Dita Agência, citada em comunicado de imprensa.

Ao longo da carreira, que iniciou em 2010, André Jesus colaborou com marcas como a Coca Cola, a Worten, a Glovo, a Nos, a Frize e a Staples. “É um orgulho integrar a equipa e colaborar na construção do seu caminho ascendente, sobretudo num momento particularmente desafiante, em que a tecnologia e a automação fazem com que a expressão ‘humanizar as marcas’ se torne mais relevante do que nunca”, defende o criativo, citado no documento.

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Estudo revela que portugueses não querem pagar por notícias online

O relatório do Observatório de Ciberjornalismo realça ainda que os meios de comunicação social não estão a aproveitar todas as vantagens que a internet oferece ao jornalismo

Os portugueses não estão dispostos a pagar para ter acesso a conteúdos jornalísticos ‘premium’ nas plataformas digitais, revela o relatório do Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber 2025), divulgado pela TSF.

Segundo Catarina Meireles, autora do estudo, os meios de comunicação social também não estão a aproveitar todas as vantagens que a internet oferece ao jornalismo digital na conquista de mais públicos.
“Vi no relatório que há uma percentagem algo relevante de pessoas que estavam dispostas a pagar, mas que acabam por não pagar por acharem que não vale a pena, tendo em conta a qualidade da informação”, confirma à TSF.

Segundo o relatório, apenas um dos dez canais televisivos analisados oferece conteúdos ‘premium’. Já no universo das rádios, o cenário é semelhante: apenas uma entre 102 rádios investe nesse modelo. Catarina Meireles refere ainda que só 22 destas rádios têm aplicações móveis ativas.

“A maior parte dos cibermeios continuam bastante dependentes da publicidade digital e há mesmo muito pouco cibermeios que têm, por exemplo, conteúdo ‘premium’, ou seja, uma subscrição mensal para acesso a mais conteúdo mensal ou anual”, afirma.
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JCDecaux vence concessão de mobiliário urbano em Viseu

O contrato assinado ao abrigo do novo concurso é válido até 2040 e inclui o fornecimento, a instalação e a manutenção de 97 abrigos, 40 múpis, oito múpis seniores e oito colunas publicitárias

O concurso de concessão de mobiliário urbano em Viseu (na foto) foi ganho pela JCDecaux. O contrato assinado ao abrigo do novo processo de adjudicação, válido para os próximos 15 anos, inclui o fornecimento, a instalação e a manutenção de 97 abrigos, cerca 40 múpis e oito colunas publicitárias, incluindo soluções convencionais e digitais.

“Ao integrar tecnologia e inovação no espaço público, acreditamos que iremos melhorar o quotidiano dos cidadãos e dos visitantes e proporcionar às marcas novas oportunidades de comunicarem de forma mais impactante e eficaz”, afirma Philippe Infante, diretor-geral da JCDecaux Portugal, citado em comunicado de imprensa.

Presente em Viseu há 28 anos, a empresa compromete-se ainda, até 2040, a reforçar a aposta na sustentabilidade, investindo em suportes publicitários de baixo consumo com maior autonomia energética na cidade, à semelhança do que tem vindo a fazer noutros municípios do país.

“Comprometemo-nos também com a utilização de produtos amigos do ambiente, desde o processo de conceção e fabrico até à própria manutenção. Neste sentido, é feita uma escolha responsável de materiais, otimizando o uso de matérias-primas no processo produtivo, de forma a diminuir o desperdício em todas as frentes”, esclarece Philippe Infante.

A nova geração de equipamentos urbanos foi concebida para potenciar a aposta na inovação e na conectividade, através de suportes publicitários inovadores que integram ‘hotspots’ com ligação Wi-Fi, portas USB para carregamento de dispositivos móveis e painéis digitais que apresentam, em tempo real, informação relativa aos horários dos transportes públicos.

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Super Bock pede para estarmos atentos a quem nos rodeia

O Escritório assina a nova campanha da marca (na foto), que mostra que os amigos são para todas as ocasiões. A Initiative assina o planeamento de meios e a Live Content a amplificação digital

A nova campanha da Super Bock, idealizada por O Escritório, reforça a importância de estar atento a quem nos rodeia, mostrando que a amizade autêntica se manifesta nos gestos simples e nos momentos mais necessários.

Sob o mote ‘Porque nem sempre estamos super’, os filmes publicitários serão apresentados ao longo das próximas semanas. O primeiro anúncio mostra um empregado de um bar de praia a aperceber-se da tristeza de um amigo e a ir fazer-lhe companhia para o animar.

“Este ano, voltamos a brindar à amizade. A essa ligação que se sente nos brindes, nas conversas sem filtros, nos reencontros que sabem bem e nos silêncios cúmplices. Porque os verdadeiros amigos fazem a diferença: nos dias bons e nos dias em que nem tudo está super. Às vezes, basta estarem lá com aquele discreto apoio que muda tudo”, sublinha Bruno Albuquerque, diretor de marketing de cervejas e patrocínios do Super Bock Group, citado em comunicado de imprensa.

Divulgada em televisão, digital e exterior, a campanha, que tem planeamento de meios da Initiative, também é exibida nas redes sociais da marca. A Live Content assegura a amplificação digital e a LPM Comunicação a divulgação. O ‘packaging’ do produto também reproduz a mensagem da campanha.

“Garrafas selecionadas dos formatos TR33, 30x25cl e 6x33cl exibem rótulos especiais Super Bock, enquanto que as caixas e os packs ganham destaque com elementos gráficos inspirados no mote ‘Porque nem sempre estamos super’. Estes gestos simbólicos reforçam a importância de olhar pelos nossos”, informa o Super Bock Group.

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Sugestões para ler, ver e escutar da edição 981 do M&P

O livro ‘Pensa em Grande, Faz Agora’, a série ‘Uma Família com Etiqueta’ e o podcast ‘The Marketing Architecs’’ são alguns dos destaques

Ler

Pensa em Grande, Faz Agora
Mais do que um livro, apresenta-se como um guia sobre empreendedorismo para quem tem a capacidade de agir. Tocha e José Serra, cofundadores das empresas Olisipo Way e Angels Way, são os criadores do Bitalk, um dos podcasts de negócios mais relevantes em Portugal.
Com base em mais de 220 episódios do podcast, o livro reúne histórias, reflexões e conselhos práticos de centenas de convidados do Bitalk.
Está dividido em 50 capítulos curtos e funciona como um mapa para quem quer empreender com consciência e coragem.

Cada capítulo inclui códigos QR que remetem para episódios do podcast, criando uma ligação entre o livro e o universo do programa.
A criação do guia contou ainda com a colaboração da Frigideira IA, uma aplicação de inteligência artificial desenvolvida para o Bitalk, que ajudou os autores a organizar a informação e a estruturar o livro.

Autores: Tocha e José Serra
Editora: Alma dos Livros
Lançamento: Abril de 2025
Páginas: 216
Preço: €15,95

Vendas para Quem (Acha Que) Não Tem Talento

Com experiência internacional em vendas em vários setores (media, turismo e tecnologia), Mafalda Johannsen, diretora de desenvolvimento de negócio da UpCloud, apresenta uma abordagem clara sobre a arte de vender, que quer desafiar preconceitos, sem recorrer a histórias motivacionais ou linguagem empresarial.


A autora, que soma mais de 12 mil seguidores no LinkedIn, desmistifica o estigma das vendas como um dom inato e mostra como qualquer pessoa se pode tornar um vendedor eficaz.
O livro oferece ainda uma estrutura passo a passo para a prospeção e angariação de clientes com o auxílio da inteligência artificial.

Autora: Mafalda Johannsen
Editora: Crisântemo
Lançamento: Maio de 2025
Páginas: 248
Preço: €18,00

Ver

Que Se Lixem as Notícias

O filme é uma sátira que acompanha a ascensão fictícia do primeiro canal de notícias 24 horas e a redenção de um pivô carismático que, perante uma crise existencial e a ameaça de o canal fechar, transforma a informação numa forma de entretenimento. Lançado em 2013, o filme aborda a cedência da informação à lógica comercial. Em 2025, a crítica mantém-se atual, num contexto onde a verdade compete cada vez mais com conteúdos virais nas redes sociais.

Formato: Filme de comédia
Realizador: Adam McKay
Estúdios: Apatow Productions e Gary Sanchez Productions
Distribuidora: Paramount Pictures
Plataforma: Apple TV+, Netflix e SkyShowtime
Lançamento: 2013

Uma Família com Etiqueta

Os Jones são uma família aparentemente perfeita que se muda para um subúrbio nos Estados Unidos. Na verdade, não são uma família, mas um grupo de atores e ‘marketers’ infiltrados, pagos para promover produtos junto dos vizinhos, através de estratégias de ‘hidden marketing’.
O filme proporciona uma abordagem intrigante sobre a forma como as pessoas agem quando confrontadas com este tipo de estratégia, e apresenta uma perspetiva original sobre o marketing de influência.

 

Formato: Filme de comédia e drama
Realizador: Derrick Borte
Estúdio: Premiere Picture e Echo Lake Productions
Distribuidora: Roadside Attractions
Plataforma: Prime Video
Lançamento: 2012

Escutar

 

 

The Digiday Podcast

O podcast semanal analisa os principais desafios que as marcas, agências e ‘publishers’ enfrentam na era digital.
Tim Peterson e Kimeko McCoy entrevistam especialistas de marketing e abordam temas como a evolução da publicidade digital, o impacto da inteligência artificial na segmentação de audiências e as transformações tecnológicas na indústria dos media e do marketing.

The Marketing Architects

O ‘The Marketing Architects’ analisa tendências e notícias com base em estudos de marketing, psicologia e economia. Os temas abordados incluem a responsabilização, a liderança de categoria e a construção de marca.
Apresentado às terças e quintas-feiras por uma equipa de profissionais experientes, este podcast fornece estratégias comprovadas para construir marcas eficazes.

Offline with Jon Favreau

Conduzido pelo ex-redator de discursos de Barack Obama, Jon Favreau, este podcast aborda o impacto da tecnologia e da internet na cultura contemporânea. Nos mais recentes episódios aborda temas como o julgamento ‘antitrust’ e os ‘chatbots’ sexuais da Meta, a evolução da inteligência artificial e o papel dos algoritmos na formação da opinião pública.
Com entrevistas a figuras como Stephen Colbert e Margaret Atwood, entre outras, fornece uma reflexão crítica sobre como o digital molda a vida, o trabalho e as relações sociais.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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