EDP desvenda nova identidade assinada por Sagmeister
Uma marca, sete identidades. É este o resultado do projecto de rebranding da marca EDP, cuja nova identidade corporativa assinada pelo conceituado designer Stefan Sagmeister.
Pedro Durães
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
Uma marca, sete identidades. É este o resultado do projecto de rebranding da marca EDP, cuja nova identidade corporativa assinada pelo conceituado designer Stefan Sagmeister foi quarta-feira apresentada ao mercado no Museu da Electricidade. A holding EDP passa, na sequência deste processo, a apresentar-se com uma imagem global que será comum a todos os mercados onde tem presença, sendo que além da logomarca principal, foram desenhadas mais seis que “devem ser utilizadas frequentemente e de forma alternada”. Nesta nova imagem, assente em quatro formas geométricas (o quadrado, triângulo, circunferência e semicírculo), o lettering permanece inalterado com o fundo a assumir formas dinâmicas para criar os sete logótipos, aos quais se juntam os novos logos da EDP Renováveis, EDP Gás, Fundação EDP. A marca EDP Renováveis deixa agora de lado o verde para assumir a cor vermelha, que aliás passa a ser imposta em todas as empresas do grupo EDP sem excepção, assumindo uma identidade global e assinalada com a designação Renewables nos mercados internacionais. Outra das novidades é a inclusão, pela primeira vez, do nome EDP nas marcas a operar no mercado espanhol, Naturgas Energia e HC Energia. Também as fundações foram abrangidas pelo rebranding, passando a assumir o mesmo logótipo independentemente do país a que pertencem.
Para comunicar a nova identidade do grupo EDP, a marca arranca hoje com uma nova campanha de comunicação, que estará nos meios durante todo o mês de Julho, com presença em televisão, rádio, imprensa, internet e cinema. Também para hoje está agendado o evento Energia Douro, um concerto que se vai realizar num palco flutuante sobre as águas do rio Douro, pelas 21h30, com transmissão em directo assegurada pela SIC e no site da EDP. O concerto, que vai contar com actuações de Rui Veloso, Rodrigo Leão & Cinema Ensemble e The Gift, teve a organização a cargo da Desafio Global Ativism.
Recorde-se que a identidade corporativa que é agora substituída, cujo desenvolvimento esteve a cargo da Mybrand, foi alvo de polémica aquando da sua apresentação por semelhanças com o logótipo da empresa O Feliz. Os responsáveis da EDP tinham já avançado que poderiam proceder a uma alteração na identidade corporativa, uma vez que a eléctrica estava numa disputa nos tribunais com a empresa de Braga. O Tribunal da Relação de Lisboa anulou os despachos de atribuição das marcas à EDP e remeteu o processo para o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) para reapreciação. A imagem da metalomecânica O Feliz está registada no INPI.
Stefan Sagmeister, que nasceu na Áustria, é responsável pelo estúdio de design Sagmeister Inc., localizado em Nova Iorque. No seu portfólio constava já a identidade da Casa da Música do Porto, à qual se juntam projecto para a Levi’s ou capas de álbuns de Aerosmith, Lou Reed, Rolling Stones ou David Byrne.
Com Rui Oliveira Marques