WPP faz parceria com Roblox para chegar à geração Z
Embora o WPP realce a presença da geração Z na plataforma, o verdadeiro valor da parceria com a Roblox pode residir no potencial para apelar a um grupo demográfico ainda mais jovem, de acordo com Jim Lecinski, professor de marketing na Kellogg School of Management da Northwestern University

Daniel Monteiro Rahman
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O WPP está a anunciar uma nova parceria com a Roblox, plataforma de jogos online que nos últimos anos se tornou um destino relevante para as marcas, que procuram ligar-se a um público mais jovem. Através da parceria, a Roblox vai ajudar o WPP a desenvolver novas estratégias para alavancar a plataforma como um canal criativo, incluindo parcerias com os criadores da Roblox.
O WPP e o seu braço de investimento em media, o GroupM, vão juntar-se ao Programa de Parceiros Roblox, tal como a Dentsu, que foi nomeada como uma dos membros iniciais do programa, quando este foi lançado em 2023. Ambas as empresas também vão organizar, em conjunto, uma série de ‘sprint days’, nos quais os criadores da Roblox, os estrategas das agências do WPP e os estúdios de desenvolvimento se reúnem para desenvolver, em colaboração, novas ativações na plataforma.
O acordo inclui um programa de formação concebido para ajudar os profissionais de marketing a navegar no ambiente virtual único da Roblox.”O curso de formação com vários módulos será desenvolvido para agências criativas e de comunicação, sendo os membros da equipa WPP os primeiros a obter a certificação na plataforma Roblox”, adianta o grupo WPP em comunicado de imprensa.
Fundada em 2006, a Roblox tem crescido para se tornar uma das plataformas de jogos online mais populares do mundo. Atualmente acolhe cerca de 79,5 milhões de utilizadores ativos diariamente, de acordo com dados da empresa relativos ao segundo trimestre de 2024, que afirmam ainda que a geração Z é a comunidade de utilizadores com maior crescimento. A empresa apresenta-se como um canal envolvente e autêntico, face às redes sociais, e como um ‘hub’ digital no qual a geração Z pode realizar experiências com ‘personas’ virtuais.
Embora o WPP esteja a realçar a presença da geração Z na plataforma, o verdadeiro valor da parceria com a Roblox pode residir no potencial para apelar a um grupo demográfico ainda mais jovem, de acordo com Jim Lecinski, professor de marketing na Kellogg School of Management da Northwestern University, citado no The Drum.
“Esta parceria entre o WPP e a Roblox é uma forma importante de as marcas aprenderem mais sobre a geração Alfa e começarem a elaborar os futuros produtos, serviços e estratégias de marketing para a atrair, o que em breve se vai tornar um imperativo para todas as marcas, na mesma medida em que se concentraram em atrair a geração Z nos últimos anos”, argumenta Jim Lecinski. Atualmente, quase metade da base de utilizadores do Roblox tem menos de 13 anos, de acordo com os dados da empresa.