Continente investe €6 milhões em loja inteligente
Através de visão computacional, de algoritmos de inteligência artificial e de prateleiras sensorizadas com balanças, a tecnologia usada no novo supermercado de Leiria (na foto) permite a criação autónoma e em tempo real do carrinho virtual individual dos clientes

Meios & Publicidade
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
É anunciada como a maior loja inteligente do mundo e acaba de abrir em Leiria. Com uma área de cerca de 1.200 metros quadrados, o supermercado Continente Bom Dia Leiria São Romão representa o maior investimento da marca Continente Bom Dia em 2024, no total de €6 milhões, dos quais €1,5 milhões destinados à implementação da tecnologia Sensei, que visa simplificar as visitas à loja, através do conceito de ‘smart checkout’.
“Esta nova loja representa um marco significativo na inovação e na modernização do setor do retalho, combinando o apoio dos nossos colaboradores com a tecnologia Sensei para uma experiência de compra única”, salienta Luís Moutinho, CEO da MC, detentora da marca, citado em comunicado de imprensa.
O ‘smart checkout’, que representa uma experiência de compra alternativa aos meios tradicionais, recorre à visão computacional, a algoritmos de inteligência artificial e a prateleiras sensorizadas com balanças, para criar, de forma autónoma e em tempo real, o carrinho de compras virtual dos clientes.
À medida que avança na jornada de compra, o consumidor escolhe os artigos e coloca-os no carrinho ou no cesto, à semelhança do que faz habitualmente, com as compras a serem registadas numa fração de segundos. No final, quando se aproxima do ‘smart checkout’, não precisa de fazer qualquer procedimento, a não ser validar e liquidar os produtos selecionados.
“Os clientes que optam pelo ‘smart checkout’ terão de pesar os produtos de peso variável (fruta e legumes, por exemplo), nas balanças e dispositivos de ‘scanning’. A zona da peixaria inclui atendimento, com áreas de pedido e de entrega, sendo que, no modo ‘smart checkout’, a adição do artigo ao carrinho virtual é feita pelo colaborador”, explica a empresa.
Sendo o formato híbrido, os clientes continuam a poder optar pelas formas de saída comuns, como as caixas manuais, para quem prefere um atendimento personalizado, em alternativa aos ‘self checkouts’, com a vantagem de acelerar o processo.
“Mais do que eliminar filas, a nossa tecnologia transforma toda a experiência de compra e oferece ao Continente Bom Dia dados em tempo real para otimizar operações e aumentar a eficiência. Estou confiante de que esta nova loja marca um ponto de viragem e desafia o setor a explorar novas possibilidades, redefinindo o futuro do retalho”, refere Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei, citado no documento.
Por ocasião da abertura da loja, reforçando o apoio à comunidade local através da Missão Continente, foram doados cabazes de bens essenciais a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da região, à Associação Bem Estar de Parceiros, à Fundação Vítor Reis Morais e à Instituição de defesa e proteção dos animais, Associação Zoófila de Leiria – Fiéis Amigos. As três instituições recebem também os excedentes diários do supermercado.