Google Ad Manager lança serviço de curadoria para anunciantes e agências
O sistema de negociação anunciado pela Google faz parte da tendência crescente de curadoria na publicidade digital, em que os compradores enfrentam novas dinâmicas que exigem métodos alternativos de segmentação de anúncios
Daniel Monteiro Rahman
DAZN assegura direitos de transmissão gratuita do FIFA Club World Cup 2025
Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google
Deployteq chega a Portugal e junta-se à APPM como patrono
Auchan celebra quem está por trás das refeições de Natal (com vídeos)
Dentsu prevê aumento de 6,8% das despesas mundiais em publicidade, em 2025
BBDO reforça departamento criativo
TIN está oficialmente insolvente
Cristiano Ronaldo Jr. apresenta novo equipamento do Sporting em campanha da VML (com vídeo)
Black Friday 2024 bate recordes nacionais de vendas
Campanha da Intellias revela lado humano da indústria tecnológica (com vídeos)
A Google está a introduzir um novo serviço de curadoria no Google Ad Manager, plataforma de anúncios programáticos utilizada pelos editores, que vai abrir novos tipos de inventário de anúncios para marcas e agências de publicidade, noticia a Ad Age. O sistema de negociação anunciado pela Google faz parte da tendência crescente de curadoria na publicidade digital, em que os compradores enfrentam novas dinâmicas que exigem métodos alternativos de segmentação de anúncios.
“Os anunciantes procuram novas formas de chegar às suas audiências de forma precisa e eficiente e, por isso, o objetivo do nosso lançamento e o que estamos a tentar alcançar”, explica Peentoo Patel, diretor de gestão de produtos do Google Ad Manager, à Ad Age, “é permitir a segmentação contextual e de audiências em várias plataformas de compra de espaços publicitários utilizando a curadoria ao nível das plataformas de venda de espaços publicitários”.
Agora, as plataformas de fornecimento dos editores e outros parceiros estão a encontrar formas de oferecer pacotes de inventário de anúncios em websites, aplicações e ‘connected TV’. Os curadores selecionam o inventário aprovado e o disponibilizam-no aos anunciantes, para ajudá-los a manter campanhas publicitárias digitais em grande escala. A curadoria tem sido um tema de destaque na comunidade de tecnologia de anúncios e este é o primeiro serviço de curadoria que a Google lança no que diz respeito à oferta.
Os editores estão a investir na curadoria para preencherem os seus espaços publicitários, mas muitos ainda estão a tentar perceber o valor destes serviços e se estes trazem taxas de publicidade aceitáveis, em comparação com outros negócios. “No Google Ad Manager, os editores poderão decidir se participam na curadoria e com que parceiros. Os anunciantes também não têm de pagar à Google pela curadoria, não estamos a cobrar qualquer taxa às agências por isto”, refere Peentoo Patel.
“Os fornecedores de dados já cobram tradicionalmente taxas separadas pelos seus serviços quando fazem a curadoria ou oferecem as suas soluções de audiências. A ideia aqui é que vamos facilitar o pagamento dessa taxa ao fornecedor de dados em nome da agência”, explica o diretor de gestão de produtos do Google Ad Manager.