85% dos viajantes efetuaram compras no aeroporto nos últimos 12 meses
Esta é uma das conclusões do estudo “First class advertising the enduring magic of airports”, realizado pela Ipsos Apeme para a JCDecaux. De acordo com o estudo, os viajantes, um […]
Meios & Publicidade
DJ assina campanha de reposicionamento da Vanguard Properties (com vídeo)
Campanha da Betclic diz que “2025 vai ser um anão” (com vídeo)
Disney e Warner Bros. são os maiores doadores nos incêndios de LA
Volvo recorre a ‘storytelling’ emocional em campanha da Stendahls (com vídeo)
DreamMedia reforça direção com três novas contratações
Media promovem atitudes negativas face à imigração
Audiências: TVI fecha 2024 na liderança
Nova estrutura global de ‘corporate affairs’ da LLYC não afeta operação em Portugal
Vasco Reina assume direção sénior de vendas da Noesis
Tux&Gill nomeia Afonso Azevedo como diretor criativo
Esta é uma das conclusões do estudo “First class advertising the enduring magic of airports”, realizado pela Ipsos Apeme para a JCDecaux.
De acordo com o estudo, os viajantes, um público premium, são, em geral, mais jovens e têm maior poder económico do que a população média. Apesar do desenvolvimento de ferramentas de videoconferência, outro estudo da ACI ASQ Global Traveller mostra que o volume de viajantes de negócios aumentou entre 2022 e 2023, em comparação com 2019 (24% vs. 22%) e o estudo da Ipsos Apeme revela que mantêm uma frequência de viagem muito acima da média dos viajantes, com cerca de 5 viagens no decurso dos últimos 12 meses, em comparação com 3,6 para a totalidade dos viajantes. A intenção de viajar de avião permanece forte.
O relatório admite também que os aeroportos são uma parte integrante da experiência de viajar e representam mais do que um simples local de passagem. Assim sendo, a grande maioria reconhece e aprecia o ambiente dos aeroportos, o que exerce uma influência positiva na sua perceção e experiência, sendo que 68% dos inquiridos consideram que os aeroportos constituem uma componente essencial das suas férias ou viagens.
Segundo o estudo, as compras desempenham um papel central na experiência dos viajantes nos aeroportos, com 85% dos inquiridos a efetuarem compras no aeroporto nos últimos 12 meses (excluindo alimentos e bebidas), o que demonstra a forte atração das ofertas comerciais propostas. Além disso, 65% dos viajantes não planeiam antecipadamente as suas compras no aeroporto, o que proporciona às marcas uma oportunidade de influenciar e consumir espontaneamente.
Para a Ipsos Apeme a publicidade nos aeroportos é percebida como muito influente pela maioria dos viajantes. 70% afirmam apreciar os stands, as lojas e as campanhas publicitárias. “Internacional”, “impactante”, “inovadora”, “de confiança” e “de prestígio” são os principais termos associados às marcas que anunciam nos aeroportos. Acresce que os viajantes têm uma melhor perceção da publicidade nos aeroportos do que da publicidade online ou nas redes sociais, em termos de critérios-chave como a dimensão internacional, a criatividade, a qualidade superior, a atenção e a imagem de marca premium.
A publicidade nos aeroportos influencia as escolhas dos consumidores ao longo de todo o processo de compra (consciencialização, consideração e conversão). De facto, o estudo concluiu que 77% dos passageiros afirmam ter tomado pelo menos uma ação após terem sido expostos a um anúncio num aeroporto, durante ou após uma das suas viagens nos últimos 12 meses.
O estudo baseou-se num inquérito online a 11 368 participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos em 14 mercados mundiais.