Embora a imprensa tenha perdido 124 mil leitores em 2024, segundo o Bareme Imprensa da Marktest, as empresas de media continuam a investir para atrair consumidores e anunciantes. É o caso do 24 Horas, que regressa em formato digital e já tem equipa constituída. A Fora de Série, atualmente integrada no jornal económico digital ECO, acaba de lançar um site próprio e planeia uma edição impressa e um podcast.
O Público associa-se à TSF, integrando os podcasts ‘Mais Lento Do Que a Luz’ e ‘Na Terra Dos Cacos’ na programação da rádio, e pondera a realização de eventos em parceria com a Notícias Ilimitadas.
A Trust in News (TiN) mantém o futuro em aberto. Uma nova assembleia de credores, que vai discutir e votar o plano de insolvência proposto pelo empresário Luís Delgado, está marcada para o dia 6 de maio no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste.
Inicialmente previsto para abril de 2024, o jornal Independente continua sem data de regresso definida.

Ana Cáceres Monteiro lidera o regresso do 24 Horas em versão digital FOTO DR
TiN regulariza dívidas
Nos últimos três meses, 30 dos 130 trabalhadores da TiN abandonaram o grupo de media, dono de títulos como a Visão, a Caras, a Activa, a Exame, a TV Mais, a Prima e a Telenovelas.
O plano de insolvência, apresentado pelo empresário Luís Delgado, prevê um investimento faseado no montante máximo de €1,5 milhões, o encerramento da delegação no Porto, a redução de colaboradores, a criação de uma ‘task force’ para renegociar contratos e baixar custos operacionais e o pagamento faseado das dívidas à Autoridade Tributária e Segurança Social, em 150 prestações. “Estou otimista quanto à aprovação do plano, mas os credores é que têm de fazer essa avaliação. Estamos a trabalhar no sentido de levar as coisas para a frente, regularizando salários e impostos. Só temos em falta o pagamento dos impostos referentes a dezembro de 2024, que deveriam ter sido pagos em janeiro deste ano, mas até à assembleia de credores o valor deverá estar liquidado”, avança ao M&P André Correia Pais, administrador de insolvência da empresa.
Público investe no áudio
A colaboração estratégica do Público e da TSF, iniciada a 15 de abril, contempla a integração dos podcasts ‘Mais Lento Do Que a Luz’ e ‘Na Terra Dos Cacos’ na programação da rádio, e pode passar pela realização de eventos em parceria com a Notícias Ilimitadas, dona dos títulos Jornal de Notícias, O Jogo, Volta ao Mundo, Evasões e Notícias Magazine.
“O objetivo é diversificar a audiência, mantendo o foco na relevância e independência editorial”, revela Cristina Vicente Soares, vogal do conselho de administração do jornal, acrescentado que “a parceria assinala um passo na estratégia de crescimento do Público no áudio”.
A colaboração inicia-se uma semana depois do conselho de redação do jornal ter apresentado a demissão, apontando “atropelos aos mais elementares e essenciais valores [do jornalismo]”, segundo o comunicado citado pela Lusa.
Em declarações ao M&P, Cristina Vicente Soares reage à polémica, reiterando a “confiança total” na direção editorial da publicação, liderada por David Pontes. “Lamentamos a decisão do conselho de redação, que não nos cabe comentar, mas continuamos comprometidos com o jornalismo independente, plural e rigoroso que faz do Público uma referência”.
Observador reforça com vídeos verticaisO Observador prepara-se para diversificar a produção de informação. “Vamos inovar com a introdução de vídeos verticais no site, com uma cobertura alargada das várias eleições que se aproximam e com novos formatos, como o recente radar das sondagens”, revela ao M&P Rudolf Gruner, diretor-geral do Observador. Antecipando o lançamento dos novos projetos editoriais digitais, a empresa de media tira partido das novas ferramentas digitais para melhorar a performance. “Estamos a trabalhar com inteligência artificial generativa, tanto ao nível dos processos internos, como em funcionalidades para os utilizadores, como, por exemplo, os resumos de entrada nos ‘liveblogs’, já em fase de produção”, avança o responsável. A estratégia do Observador para 2025 abrange ainda o aumento do número de subscritores do programa de assinaturas com preços mais acessíveis, lançado no final do ano passado, e o reforço da distribuição radiofónica. “Vamos investir na continuação da expansão da cobertura FM com mais frequências, na criação de novos formatos de podcast para cimentar a nossa liderança nesta área e em novos estúdios de sonoplastia”, desvenda Rudolf Gruner. |

Rita Ibérico Nogueira prepara o lançamento do podcast da Fora de Série FOTO DR
Fora de Série testa edição impressa
A Fora de Série prepara o lançamento de um podcast sobre o mercado de luxo e uma edição impressa, ainda sem data de publicação definida, para testar a reação do mercado. “Vai depender do investimento das marcas. Gostaria de a lançar já em maio ou junho, mas acho prematuro. A conjuntura nacional e internacional não está a ajudar. Embora as marcas de luxo estejam cautelosas em relação ao futuro, ainda valorizam muito o papel”, justifica Rita Ibérico Nogueira, diretora executiva da Fora de Série, título que regressou ao mercado, em novembro, numa colaboração com o jornal económico digital ECO.
Enquanto a edição impressa da revista não chega ao mercado, o título reforça a presença digital, com o desenvolvimento de conteúdos em parceria com a redação do ECO. “A nossa ‘newsletter’ tem uma taxa de abertura muito boa desde o primeiro dia, a rondar os 12 mil leitores”, informa a jornalista.
24 Horas e O Independente afinam estratégias
Ainda sem datas de lançamento definidas, o 24 Horas e O Independente preparam o regresso no formato digital. O antigo tabloide volta como portal informativo pelas mãos do empresário José Paulo Fafe, ex-presidente do Conselho de Administração do Global Media Group e antigo jornalista do Expresso, da Grande Reportagem, da Sábado e do Tal&Qual. “Estamos a acertar os últimos detalhes, mas vamos regressar ao mercado antes do verão”, assegura Ana Cáceres Monteiro, que assume a direção-geral da publicação.
Rui Oliveira Marques, antigo diretor-adjunto do M&P, foi contratado para o cargo de editor executivo do título, que adota um novo posicionamento. “Vai ser um portal de notícias e entretenimento. Há alguma inspiração do título original, como a irreverência, mas vamos ter diferenças. O 24 Horas, onde estive na década de 1990, era assumidamente um tabloide e nesta nova versão, exclusivamente digital, não o será”, garante Ana Cáceres Monteiro.
As instalações do jornal generalista, que terá uma equipa de cerca de 15 pessoas, estão a ser remodeladas, em Algés, onde também está a ser construído o estúdio que vai servir de base à produção de conteúdos audiovisuais.
Um ano depois da data em que tinha sido anunciado, o jornal O Independente continua com o futuro indefinido, mantendo, todavia, a previsão de voltar ao ativo ainda em 2025. “Vou ter novidades em breve, mas neste momento não posso adiantar mais nada”, refere Inês Serra Lopes, que adquiriu o título após a insolvência da Independente Global, em dezembro de 2022.

Domingos de Andrade, administrador da Notícias Ilimitadas, e Cristina Vicente Soares, administradora do Público FOTO DR
Notícias Ilimitadas investe €1 milhão em tecnologiaA Notícias Ilimitadas, que detém a rádio TSF, o Jornal de Notícias (JN), o jornal desportivo O Jogo, as revistas Volta ao Mundo e JN História e os projetos digitais Delas e NTV, vai investir €1 milhão em tecnologia para melhorar a gestão, o funcionamento e a rapidez dos sites, para disponibilizar mais conteúdos em vídeo e para reforçar a utilização de inteligência artificial (IA) nas redações. “Estamos a apetrechar-nos para sermos capazes de responder aos desafios que se colocam hoje à imprensa”, explica ao M&P Domingos de Andrade, administrador da Notícias Ilimitadas, sublinhando que o recurso à IA pretende apenas facilitar o trabalho dos jornalistas. “Nada substituí o exercício-base do jornalismo, que é ser escrutinador dos diferentes poderes e isso não pode ser feito por máquinas”, defende. O reforço do investimento tecnológico acontece numa altura em que a empresa procura ultrapassar os constrangimentos técnicos causados pelo ataque informático de que foi vítima há duas semanas. A estratégia de crescimento da Notícias Ilimitadas para 2025 passa também pelo aumento do número de assinaturas, em queda desde 2020. “As digitais representam cerca de 45% e as impressas 55%. Apesar de ser cada vez mais um nicho, o papel continua a ser um dos pilares do nosso negócio”, salienta Domingos de Andrade. Para além de uma nova parceria estratégica da TSF com o Público (ver texto), a empresa está também a iniciar uma colaboração com a Pitagórica e a Media Capital para a realização de sondagens. A iniciativa envolve TSF, JN e O Jogo, a par da TVI e da CNN Portugal. Entre as novidades de 2025 está também o lançamento da Academia de Notícias, uma iniciativa, desenvolvida em colaboração com 11 universidades, que vai atribuir quatro bolsas de €2.500 a estudantes de jornalismo. |