Audiências TV: Canais FTA entram com o pé direito em 2024
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em janeiro, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, […]
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A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em janeiro, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, diminuiu 1% face ao mês de dezembro. No entanto, entre os canais FTA, no 1º mês do ano verifica-se um crescimento da audiência média em 3% vs. dezembro de 2023. Para além da audiência média, os canais FTA, também registaram um crescimento em share vs. o último mês de 2023.
A SIC, com um share de 15.0% (+0.7p.p. vs. dezembro 2023) mantem-se como a estação líder de audiências. A TVI com um share de 14.7% (+0.8p.p. vs. dezembro 2023), ocupa a 2ª posição e foi o canal FTA que verificou maior crescimento face ao último mês. A RTP1 surge na 3ª posição, com um share de 11.3% (+0.2p.p. vs. dezembro 2023). As estreias de novos programas como “Era uma vez na quinta”, na SIC, “Big Brother Desafio Final”, na TVI e “Got Talent” na RTP1, tiveram impacto nas audiências dos canais. Destaque também para a transmissão dos jogos da Final Four da Taça da Liga, que foi o programa mais visto durante o mês de janeiro.
No mês de janeiro, o PAY TV registou uma diminuição de -1.6p.p. vs. dezembro de 2023. Contudo houve alguns canais que registaram um aumento do share, nomeadamente a SIC Mulher e Fox Crime que dos canais mais vistos do PAY TV, foram os que registaram maior aumento (ambos cresceram +0.2p.p. vs. dezembro 2023). Nota para o Disney Júnior, que apesar da diminuição face a dezembro de 2023, entra para o top20 de canais mais vistos do mês.
O top3 de programas mais vistos de janeiro é composto por jogos de futebol. Os jogos das meias-finais da final Four da Taça da Liga, transmitidos pela SIC, foi o programa mais visto do mês. Os jogos entre Braga x Sporting e Benfica x Estoril alcançaram uma audiência média de 1 milhão e 756 mil telespetadores, que representou um share de 34.3%. Na 2a posição, ficou a final da Taça da Liga entre os outsiders Braga x Estoril e contou com uma audiência média de 1 milhão e 430 mil telespetadores que representou um share de 29.5%.
Na 3a posição surgem os jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal, transmitidos pela RTP1. Os jogos Benfica x Braga e Estoril x Porto registaram uma audiência média de 1 milhão e 146 mil telespetadores, o que representou um share de 23.0%. Nota ainda para a presença da novela “Cacau”, que estreou no passado dia 15 de janeiro, no top20 programas mais vistos de janeiro. No mês de estreia, a novela alcançou uma audiência média de 873 mil telespetadores, representando um share de 17.7%.
No que toca às audiências por período horário, a RTP1 liderou durante as manhãs (7h30 – 12h30), com um share de 14.1% e durante o pré-prime com um share de 16.9%. A TVI conquistou a liderança durante o 2o Prime-Time (22h30 – 24h00) e no late-night (00h-02h30) com um share de 17.4% e 16.1%, respetivamente. O período do almoço (12h30-14h30), da tarde (14h30-18h30) e do 1o Prime-time (20h00-22h30) foram liderados pela SIC, com um share de 21.9%, 14.1% e 17.9%, respetivamente, pela SIC, com um share de 20.9%, 13.6% e 16.2%, respetivamente.
Fonte: Initiative