Portugueses fizeram mais compras no Natal. Transações atingem novo máximo histórico
O volume de transações na rede Multibanco atingiu um novo máximo histórico às 12h13 de 23 de dezembro de 2023 com 393 transações por segundo. A essa hora, Portugal bateu […]
Luis Batista Gonçalves
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
O volume de transações na rede Multibanco atingiu um novo máximo histórico às 12h13 de 23 de dezembro de 2023 com 393 transações por segundo. A essa hora, Portugal bateu o recorde de maior número de compras por segundo de sempre no sistema interbancário da SIBS, muito por culpa dos presentes de Natal comprados na véspera da Consoada.
“Os dados do SIBS Analytics demonstram que, a 23 de dezembro, foi também o dia com o maior número de compras na Rede Multibanco, 56% acima da média diária do ano”, informa a organização em comunicado de imprensa. Em dezembro, os portugueses também gastaram mais do que no de 2022, com o número de transações a crescer cerca de 16%.
“Os dias 21, 22 e 23 de dezembro foram os que registaram um volume maior de operações, tendo sido registada neste período mais de oito milhões de operações por dia. O crescimento do consumo foi, contudo, mais expressivo nas compras online, que aumentaram 37,9% em 2023, enquanto as compras em loja registaram uma subida de 12,5% face ao período homólogo de 2022. Estes avanços acompanham a tendência já registada no último ano”, esclarece ainda o documento da instituição.
Pagamentos online crescem 3% em dezembro
A informação compilada confirma que o comércio online continua a apresentar uma trajetória de crescimento. “Os pagamentos online pesam já 18% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2023, mais três pontos percentuais do que no ano anterior”, avança a SIBS. “Também o MB Way continua a ser cada vez mais uma escolha dos portugueses na hora de pagar as suas compras, algo que é visível tanto nas compras online como nas compras físicas”, afirma a organização.
“No último mês de 2023, um período tipicamente marcado por um número elevado de transações, os pagamentos em loja através deste sistema aumentaram 1,8 vezes face ao período homólogo de 2022 e as compras online registaram um incremento de 1,7 vezes face ao mesmo período”, indicam os dados do SIBS Analytics. “O número de compras físicas realizadas pelos portugueses no estrangeiro durante o mês de dezembro registou um crescimento de 11% face ao período homólogo”, revelam ainda.
“Já o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 23% em relação a dezembro de 2022”, apurou também a instituição. Além dos brinquedos, que viram a procura duplicar, os artigos de casa e decoração foram os que mais novas transações geraram, com o número de aquisições a aumentar 2,2 vezes. Em terceiro lugar, ficou o setor da perfumaria e da cosmética, que esteve muito perto de duplicar a procura, com uma demanda 1,9 vezes superior. A de roupa e acessórios cresceu 1,8 vezes.