5 tendências globais que (já) estão a mudar os paradigmas de consumo
2024 promete ser (mais) um ano desafiador para marcas, empresas e consumidores, com novas tendências globais que já estão a mudar os paradigmas de consumo a ganhar (maior) terreno. Elaborado […]
Luis Batista Gonçalves
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2024 promete ser (mais) um ano desafiador para marcas, empresas e consumidores, com novas tendências globais que já estão a mudar os paradigmas de consumo a ganhar (maior) terreno. Elaborado pela Diageo, empresa que comercializa internacionalmente as marcas Smirnoff, Gordon’s e Guinness, o novo relatório Distilled: A Diageo Foresight Report extrapola o setor, traçando um panorama que se estende (muito) além do negócio das bebidas alcoólicas e identificando cinco correntes que se estão a verificar um pouco por todo o mundo.
“Para estar na linha da frente em termos de mentalidade e de ação, as marcas não devem ter medo de olhar além das suas próprias fronteiras. As tendências identificadas apontam para o imperativo das insígnias abraçarem a mudança e reverem a(s) sua(s) estratégia(s) para se manterem ágeis e conseguirem dar resposta às necessidade do(s) consumidor(es), que estão sempre a mudar, apresentando-se como uma ferramenta essencial para as marcas que estão a planear inovações futuras”, defende Mark Sandys, diretor de inovação da Diageo.
1. Neo-hedonismo
Os consumidores atuais estão a reavaliar os seus hábitos de consumo, privilegiando formas inovadoras de prazer quotidiano que aumentem e potenciem os níveis de satisfação e bem-estar. Segundo o estudo da Diageo, o número de inquiridos que valoriza e procura experiências distintas e diferenciadoras cresceu 39% no último ano.
2. Realidade expandida
A inteligência artificial (IA), a realidade virtual e a realidade aumentada estão a revolucionar a perceção que os consumidores têm da atualidade e a alterar o modo como interagem com os estímulos que recebem no quotidiano, impactando as suas escolhas. O relatório apurou que as conversas sobre estas tecnologias aumentaram 94% globalmente. No caso da IA, mais do que duplicaram. Dispararam 134%.
3. Bem-estar consciente
A pandemia viral de covid-19 operou uma transformação global que redefiniu os conceitos de saúde e felicidade. O bem-estar ganhou uma perspetiva mais holística, com mais 40% dos consumidores a privilegiar aquisições que valorizem e potenciem o amor próprio, revela a análise elaborada com o Foresight System da Diageo, uma tecnologia interna que monitoriza notícias, publicações e comentários em media, social media, fóruns e plataformas digitais.
4. Pertença coletiva
A procura crescente de espaços reais e virtuais que aumentem o sentimento de pertença coletiva é outra das tendências identificadas. Além de procurar a aceitação dos outros, 41% dos consumidores dos dias de hoje procura explorar ligações com pessoas com afinidades, gostos e interesses semelhantes, influenciando e deixando-se influenciar pelos outros. No último ano, as temáticas inclusivas também cresceram 42%.
5. Impacto positivo
Não é uma tendência nova, mas tem vindo a ganhar maior peso e relevância nas escolhas aquisitivas dos consumidores. Nos últimos anos, as insígnias que investem em sustentabilidade têm sido valorizadas globalmente. De acordo com o relatório, o número dos que já condicionam as compras que fazem em função dessas opções estratégicas não para de aumentar, com 44% a revelar alinhar as decisões de compra pelos valores que defende.