Malvertising é uma das principais ameaças durante a Black Friday
Durante eventos como a Black Friday, é (muito) comum os hackers recorrerem a anúncios online para distribuir malware ou redirecionar o tráfego dos utilizadores. Ao fazê-lo, os cibercriminosos introduzem a […]
Luis Batista Gonçalves
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Durante eventos como a Black Friday, é (muito) comum os hackers recorrerem a anúncios online para distribuir malware ou redirecionar o tráfego dos utilizadores. Ao fazê-lo, os cibercriminosos introduzem a comunicações contaminados em redes de publicidade legítimas que apresentam anúncios em websites de confiança, dando assim origem ao malvertising, uma das maiores ameaças cibernéticas, a par do phishing, das apps maliciosas e da falsificação de sites recorrendo a técnicas de clonagem.
“Para evitar problemas [de malvertising], é importante não clicar em qualquer anúncio enquanto se navega na internet e verificar sempre a sua origem no website”, aconselha a Cipher, empresa global especializada em cibersegurança, fundada em 2000. “Como prevenção, é essencial não descarregar aplicações não verificadas que prometam ofertas da Black Friday, mesmo que contenham nomes de marcas conhecidas, e verificar sempre a autenticidade das promoções”, recomenda a companhia.
“Quanto à falsificação de websites, a clonagem é uma técnica comum utilizada pelos hackers para recolher informações de identificação pessoal (PII), credenciais e dados bancários. Estes dados são, depois, vendidos em fóruns da dark web ou utilizados para efetuar ataques de engenharia social. Para garantir que se está a visitar um website legítimo, recomenda-se escrever o URL diretamente na barra de pesquisa do browser”, refere a divisão de cibersegurança do grupo empresarial Prosegur.
O phishing é outra das ameaças comuns nestas alturas. A maioria chega por correio eletrónico e SMS. “Quando os e-mails ou as mensagens parecem ser de marcas legítimas, é mais provável que os destinatários cliquem em links maliciosos ou descarreguem anexos contaminados. Por precaução, recomenda-se que se preste especial atenção às mensagens recebidas e que se analise cuidadosamente o seu conteúdo e remetente neste período”, aconselham ainda os especialistas da Cipher.