À semelhança da televisão linear, é entre as 20h e as 23h que as publicações de Instagram conseguem maior audiência, revela um estudo da Swonkie, empresa especializada em gestão de redes sociais. “Esse é o verdadeiro horário nobre do Instagram em Portugal. Depois de terminarem as tarefas do dia, as pessoas dedicam-se ao lazer digital. Este efeito intensifica-se de sexta a domingo, nesse horário”, refere a análise.
Apesar de existir mais ruído e competição digital nesses períodos, o tempo livre e a predisposição mental para as redes sociais também são maiores. “A madrugada, das 0h às 1h, continua a gerar tração, sobretudo de domingo para segunda-feira. É o domínio do público noturno, constituído possivelmente por utilizadores mais jovens que saem de sessões de streaming ou de ‘gaming’ e prolongam o scroll”, avança o estudo, que considera que esse horário representa “uma oportunidade real para nichos específicos, como o público jovem ou criadores de conteúdo de entretenimento leve”.
Aos fins de semana, o pico do consumo acontece por volta das 14h. “Muitos utilizadores estão no sofá, no terraço ou entre um passeio e outro, e dedicam-se ao scroll mais para passar o tempo”, refere a análise da Swonkie, salientando que “o slot das 14h ao fim de semana mostra que nem todos os momentos de lazer acontecem à noite e que há micro-janelas de atenção diurna que podem ser exploradas”.
As melhores alturas para partilhar fotografias
É entre as 20h e as 23h, de domingo a quinta-feira, que as fotografias publicadas no Instagram geram maior envolvimento. Aos sábados, entre as 21h e as 22h, verifica-se outro ponto alto, sendo este “um período onde possivelmente existe menos competição de marcas B2B”, alerta o estudo da Swonkie, que identifica dois outros picos ao fim de semana, um às 8h de sábado e outro entre as 8h e as 9h de domingo.
“Já à meia-noite de segunda-feira e de terça-feira, o mapa confirma a existência das pessoas que parecem prolongar o dia a ver séries ou a jogar e acabam no ‘feed’ antes de adormecer. Às 8h de quinta-feira e de sexta-feira, também se regista uma alta interação, associada ao início do dia, que acontece quando muitos utilizadores fazem scroll antes do trabalho ou durante o trajeto matinal para o emprego”, refere o documento.
As melhores alturas para partilhar carrosséis de imagens
Os carrosséis de imagens tendem a atrair mais utilizadores às sextas-feiras, às 8h, acontecendo outro dos maiores picos identificados entre as 23h e as 0h de sábado. Os domingos, às 14h, também se revelam eficazes, tais como as 22h das segundas-feiras. “Na quinta-feira, às 20h, vemos um grande pico, mas é claramente um ‘outlier’ e deve ser interpretado com cautela”, adverte a análise da Swonkie.
“O carrossel parece trazer mais interações quando o utilizador está disposto a dedicar alguns segundos extra ao conteúdo, seja num scroll rápido, mas focado (como acontece às sextas-feiras às 8h) ou num consumo totalmente relaxado (como sucede aos sábados entre as 23h e as 0h), na pausa de sofá após o almoço (domingo às 14h) ou na procura de motivação para a semana (segunda-feira às 22h)”, avança o estudo.
As melhores alturas para partilhar vídeos
O sábado, entre as 20h e as 23h, permanece, de acordo com a análise da Swonkie, o pico absoluto de toda a semana no que se refere ao consumo de vídeo. “É o momento em que o público tem menos restrições de horário e mais legitimidade para dedicar ficar até mais tarde nas redes sociais. Entre as 0h e a 1h, do domingo para segunda-feira, são muitos os utilizadores que fecham o dia a ver vídeos”, salienta o estudo.
O horário das 22h é o que concentra maior número de visualizações e de interações em vídeo, independentemente do dia da semana. O período entre as 14h e as 16h, às quartas-feiras e às quintas-feiras, também gera níveis de envolvimento acima da média, tal como as terças-feiras, entre as 22h e 23h. “O vídeo prospera quando o público tem tempo livre. Ajustar o calendário para estes slots pode multiplicar as visualizações iniciais e sinalizar rapidamente relevância ao algoritmo”, adverte a Swonkie.