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Os vencedores dos Prémios Marketing M&P 2017

Sagres Futebol – Pumba vai buscar, desenvolvido pela BAR, Starcom e Grand Union para a Sagres foi considerado o melhor projecto de marketing, tendo recebido o Grande Prémio nos Prémios Marketing M&P 2017

Rui Oliveira Marques
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Os vencedores dos Prémios Marketing M&P 2017

Sagres Futebol – Pumba vai buscar, desenvolvido pela BAR, Starcom e Grand Union para a Sagres foi considerado o melhor projecto de marketing, tendo recebido o Grande Prémio nos Prémios Marketing M&P 2017

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Rui Oliveira Marques
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Sagres Futebol – Pumba vai buscar, desenvolvido pela BAR, Starcom e Grand Union para a Sagres foi considerado o melhor projecto de marketing, tendo recebido o Grande Prémio nos Prémios Marketing M&P 2017, que foram revelados esta segunda-feira à noite no Pavilhão de Portugal.
A BAR foi eleita Agência Criativa do Ano, enquanto a Initiative recebeu o troféu de Agência de Meios do Ano. Gonçalo Bernardes, marketing director home care & personal care da Unilever Jerónimo Martins foi considerado Marketeer do Ano. Confira a lista completa de vencedores dos Prémios Marketing M&P 2017  onde constam ainda 18 ouros, 17 pratas e 13 bronzes.

SECTORES DE ACTIVIDADE
Automóvel & Transportes
Campanha Toyota AYGO – Queres um carro? Caetsu Toyota Prata
Citroën – Lançamento C3 Citroën/Havas/Havas Media Citroën Bronze
Peugeot – Lançamento 3008 Peugeot/Havas/Havas Media Peugeot Prata
TAP – A campanha que foi TAP BAR/TAP/Universal Media TAP Portugal Ouro

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Banca, Finanças e Seguros
Ageas – Lançamento Ageas/Havas/Arena Media/Havas Sports&Entertainment Ageas Prata
Credibom – O Crédito que mereces Mindshare/McCann Banco Credibom Bronze
Millennium BCP – Aqui Consigo BAR/Millennium BCP/Initiative Media Millennium BCP Prata
Unibanco – Crédito Pessoal Unibanco/Uzina/Arena Media Unibanco Shortlist

Cultura & Entretenimento
Festival Comida Continente 2017 Expanding World Sonae MC Prata

Desporto
Andy come to Estoril Fullsix 3Love Ouro

Internet e E-commerce
ECI – Lançamento Click & Now El Corte Inglés/Havas Media El Corte Inglés Ouro

Produtos de Grande Consumo – Alimentação
Banana da Madeira BAR/Banana da Madeira/PHD/Lift Consulting Banana da Madeira Ouro
Magnum Double Initiative/Reprise Unilever Prata

Produtos de Grande Consumo – Bebidas
Campanha Calém Velhotes Mosca Publicidade Sogevinus Shortlist
Sagres Futebol – Pumba vai buscar BAR/Sagres/Starcom /Grand Union Sagres Ouro e Grande Prémio
TCCC – Fanta Fauna Carat Tha Coca-Cola Company Prata

Produtos de Grande Consumo – DPH
Axe Find Your Magic Initiative/Reprise Unilever Prata
Lançamento Baby Dove Initiative/Reprise Unilever Prata
Lidl – CIEN – Nada é mais bonito do que a inteligência BAR/LIDL/Universal Media LIDL Bronze
TRESemmé Love the hair Fullsix/Reprise/Initiative Media Unilever Ouro

Retalho e Restauração
McDonald’s Cupões OMD/Fullsix Mc Donald’s Ouro
McDonald’s Gelados OMD/TBWA Mc Donald’s Bronze

Saúde & Bem-estar
Antigrippine Trieffect Omega Pharma Omega Pharma Shortlist
CUF Médicos Antes e Depois BAR/CUF/OMD CUF Prata
CUF Rede BAR/CUF/OMD CUF Bronze

TI, Media & Telecomunicações 
Nowo – Lançamento BAR/NOWO/Mediacom/Excentric Grey Nowo Ouro Só MEO em Casa OMD MEO Prata

Viagens & Turismo
TAP Stopover Fullsix/UM/Reprise TAP Portugal Ouro

MEIOS
Outdoor
Nowo – Lançamento BAR/NOWO/Mediacom/Excentric Grey Nowo Prata

Digital
Fatura Interativa EDP EDP – Energias de Portugal EDP – Energias de Portugal Ouro
McDonald’s Cupões OMD/Fullsix McDonald’s Ouro
Só MEO em Casa OMD MEO Bronze

Redes Sociais
CP – Conguito CP/Arena Media/Havas Sports&Entertainment CP Prata
TRESemmé Love the hair Fullsix/Reprise/Initiative Media Unilever Ouro

Campanha Multimeios/Integrada
90 Anos a Fazer Amigos Initiative/Reprise Unicer – Supe Bock Ouro
Ageas – Lançamento Ageas/Havas/Arena Media/Havas Sports&Entertainment Aegeas Portugal Bronze
Peugeot – Lançamento 3008 Peugeot/Havas/Havas Media Peugeot Bronze
Só MEO em Casa OMD MEO Prata
Unibanco – Crédito Pessoal Unibanco/Uzina/Arena Media Unibanco Shortlist

RELAÇÕES PÚBLICAS
Pestana CR7: Os Melhores do Mundo? Corpcom PR Pestana CR7 Bronze

EVENTOS E PATROCÍNIOS
Ativação RTP – NÓS ALIVE 2017 RTP RTP Prata
EDP Now – A nossa energia muda o mundo EDP/Desafio Global EDP Bronze
Sagres Futebol – Pumba vai buscar BAR/Sagres/Starcom /Grand Union Sagres Ouro
Show Your Colors KriaEventos/Aegeas Aegeas Portugal Shortlist

BRAND CONTENT
AXN – Máquina do Tempo AXN/Arena Media/Havas Spots&Entertainment AXN Shortlist
Cartão Universo – Restaurantes Cartão Universo/Arena Media/Havas Sports&Entertainment Cartão Universo Bronze
Fatura Interativa EDP EDP – Energias de Portugal EDP Prata
TRESemmé Love the hair Fullsix/Reprise/Initiative Media Unilever Ouro

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Banco Alimentar – Sabe Bem Partilhar BAR/Banco Alimentar Banco Alimentar Ouro
Escola de Impacto Fundação Ageas/Impact Hub Lisbon Fundação Aegas+Impact Hub Lisbon Bronze
Lidl – Natal Promoção do Bem BAR/LIDL/Universal Media LIDL Shortlist

MERCADOS INTERNACIONAIS
Amorim Cork Composites – Comunicação global em B2B Fullsix (Plataforma digital) Amorim Cork Composites Bronze
TAP Stopover Fullsix/UM/Reprise TAP Portugal Ouro
Windows 10 – Sempre à Frente. Desde Sempre 004/Carat Microsoft Portugal Shortlist

INOVAÇÃO
Fatura Interativa EDP EDP – Energias de Portugal EDP Ouro
L’Oréal O Meu Elvive OMD L’Oréal Portugal – Elvive Shortlist
Smack Impresa Publishing Smack Prata

Agência Criativa: BAR
Agência de Meios: Initiative
Marketeer do Ano: Gonçalo Bernardes, marketing director home care & personal care da Unilever Jerónimo Martins

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O que pode ler na edição 970 do M&P

O setor do ‘outdoor’, a ativação de marca da Renova em Madrid e as opiniões de Marco Pacheco, Miguel Moreira Rato e Pedro-Filipe Santos são parte da edição

Na edição 970, o M&P foi saber as posições dos líderes das empresas protagonistas das mais recentes movimentações no OOH, em relação aos temas que afetam o setor.
A Renova junta arte e cor numa ativação de marca em Madrid, que leva o papel higiénico preto e vermelho numa visita privada no museu Thyssen, orientada por obras de arte com estas cores. O objetivo da ativação para 30 convidados é “precisar um território de marca em Espanha, onde estamos há 25 anos”, explica Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, em declarações ao M&P, em Madrid.
Inês Rubio, da Ogilvy Singapura, é a protagonista da rubrica dedicada a profissionais expatriados, De Portugal Para o Mundo
Na coluna Silicon Wood, Pedro-Filipe Santos, sócio e codiretor executivo da Snack Content Portugal, questiona se o TikTok é mesmo o novo Google da geração Z.
Na opinião, Miguel Moreira Rato, diretor-geral da Adagietto, diz que quase todos concordam que o anúncio da Coca-Cola, feito inteiramente com IA, não é minimamente natalício.
Na crónica Profissão: Idiota, Marco Pacheco, diretor criativo executivo da BBDO e escritor, escreve que o ‘networker’ é um influenciador de si próprio: a única marca com a qual trabalha é ele mesmo.
O dossier especial é dedicado ao marketing de desempenho.
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Decisão do julgamento da Google só em 2025

Nos argumentos finais, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos alega que a Google abusa da posição na tecnologia publicitária, para prejudicar os concorrentes. Se for considerada uma empresa monopolista, um segundo julgamento determinará as medidas a tomar

Os argumentos finais do julgamento da Google nos Estados Unidos, referente ao domínio da empresa no mercado da tecnologia publicitária, já foram apresentados, mas a decisão final, que se previa que seria em novembro, está marcada para depois do primeiro trimestre de 2025.

Nos argumentos finais, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos alega novamente que a Google abusou da posição no mercado da tecnologia publicitária, ao manipular as regras para favorecer os seus produtos e prejudicar os concorrentes. A entidade norte-americana argumenta ainda que a gigante tecnológica monopolizou três segmentos fundamentais do ecossistema de tecnologia publicitária: os servidores de anúncios das empresas editoriais, as redes dos anunciantes e as plataformas que ligam os anunciantes às empresas editoriais.

A defesa da Google centra-se no argumento de que o Departamento de Justiça possui uma definição incorreta do mercado, que se centra estritamente na publicidade na internet e ignora a concorrência da empresa nos telemóveis, nas redes sociais e na ‘connected TV’, onde enfrenta a concorrência de empresas como a Meta e a Amazon.

A Google alega também que os seus produtos de tecnologia publicitária não são monopolistas, mas sim parte de um panorama competitivo, e que a integração das suas ferramentas beneficia os anunciantes e as empresas editoriais, ao simplificar as operações.

A empresa norte-americana de tecnologia considera que as provas apresentadas pelo Departamento de Justiça são seletivas e que o processo do Governo carece de provas substanciais de danos anticoncorrenciais. O Departamento de Justiça, por seu lado, critica a Google por não ter preservado provas, uma vez que apagou mensagens que poderiam ter revelado intenções anticoncorrenciais.

Leonie Brinkema, a juíza federal do distrito de Virginia responsável pelo caso, afirma que a decisão não vai ser tomada antes do primeiro trimestre de 2025, mas elogia a qualidade dos argumentos de ambas as partes. Se a Google for considerada uma empresa monopolista, um segundo julgamento determinará as medidas a tomar.

Entre as medidas propostas pelo Departamento de Justiça para quebrar o monopólio de pesquisa da Google, estão a venda do navegador de internet Chrome e uma proibição que impede a gigante tecnológica de fazer parte do mercado dos programas de navegação durante cinco anos. A entidade governamental também pretende proibir a Google de assinar contratos de exclusividade com empresas como a Apple e a Samsung, para ser o motor de pesquisa por defeito dos dispositivos das empresas.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Judite Mota deixa VML. Sara Soares promovida a diretora criativa executiva

Judite Mota (na foto, à esq.) deixa o cargo de diretora criativa executiva da VML depois de duas décadas ao serviço de agências criativas do grupo WPP. Sara Soares (à dir.) ocupa a posição

Ao fim de duas décadas ao serviço de agências criativas do grupo WPP, Judite Mota, até agora diretora criativa executiva da VML, deixará o cargo, após liderar a integração das equipas criativas da VMLY&R e da Wunderman Thompson.

Sara Soares é promovida a diretora criativa executiva da VML, assumindo a liderança do departamento criativo da agência.

Judite Mota refere, em comunicado de imprensa, que “20 anos passam a correr, quando fazemos o que nos apaixona e com as pessoas de quem gostamos. Esta viagem não foi feita a solo e agradeço a todos os que me acompanharam. Acaba um ciclo, começa outro e espero ser tão feliz nesta nova etapa como fui aqui. À Sara desejo toda a sorte do mundo, embora sabendo que ter a incrível equipa criativa da VML já é uma enorme sorte”.

Nuno Santos, CEO da VML Portugal, diz, por seu lado, que “estamos imensamente gratos à Judite pela sua dedicação e liderança, durante um período de significativa mudança, tendo ajudado a construir uma base que nos servirá para crescimento nos próximos anos”.

“Estamos também entusiasmados por dar as boas-vindas à Sara Soares no novo cargo de diretora criativa executiva. A energia criativa e a visão da Sara serão fundamentais para impulsionar o sucesso contínuo e crescimento da agência, e entregar um trabalho cada vez mais extraordinário aos nossos clientes”, refere Nuno Santos.

Licenciada em estudos de media e publicidade pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em ‘design leadership’ pela Executive London Academy, Sara Soares foi redatora em diversas agências criativas em Portugal e no Reino Unido, como a McCann Erickson, Fullsix e Leo Burnett, entre outras. Mais recentemente foi diretora criativa da VML em Londres e, até agora, era diretora criativa da VML Portugal.

“Depois de 12 anos a viver e a trabalhar em Londres, posso dizer que não foi o sol, a praia ou a proximidade ao estádio do Sporting que me convenceram a voltar e a fazer de Portugal a minha casa. Foram as pessoas com quem tive o prazer de trabalhar durante estes dois anos e com quem vou continuar a trabalhar, agora como diretora criativa executiva”, assume Sara Soares.

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Ricardo Costa na administração da Impresa. Bernardo Ferrão é o novo diretor de informação da SIC

Ricardo Costa (na foto, à esq.) passa a administrador com o pelouro editorial e com responsabilidade sobre os conteúdos do Expresso e da SIC. Bernardo Ferrão (à dir.) assume o cargo de diretor de informação da SIC e de diretor da SIC Notícias

Ricardo Costa assume, a partir de 6 de janeiro, o cargo de diretor de conteúdos da Impresa, passando a fazer parte da comissão executiva do grupo. Bernardo Ferrão é o novo diretor de informação da SIC, cargo que acumulará com o de responsável máximo da SIC Notícias.

Ricardo Costa passa a ser “administrador com o pelouro editorial” e terá “responsabilidade sobre os conteúdos do Expresso e da SIC, quer na área de informação, quer na área de entretenimento”. A partir dessa data, “Bernardo Ferrão assume o cargo de diretor de informação da SIC e de diretor da SIC Notícias, tendo já sido ouvido o Conselho de Redação da SIC”, refere a Impresa em comunicado de imprensa.

Ricardo Costa está no Grupo Impresa desde 1989. Começa na secção de política do Expresso, tendo sido repórter da SIC a partir de 1992, editor de política entre 1998 e 2001, diretor-adjunto de informação desde 2001 e diretor da SIC Notícias a partir de 2003. Em 2009, ocupa o cargo de diretor-adjunto do Expresso, assumindo a direção do Expresso de 2011 a 2016, função que acumulava com a direção de informação da SIC e da SIC Notícias.

“Ricardo Costa é uma das pessoas com melhor visão estratégica sobre o setor e que melhor conhece o grupo, no qual trabalha há 35 anos. É por isso natural que com a entrada em vigor de um novo plano estratégico, para o triénio 2025-2027, que reforçará a área editorial na estrutura de ‘governance’, Ricardo Costa seja promovido a administrador da Impresa. Contamos com a sua visão, capacidade de liderança e experiência, agora na comissão executiva, para continuar a ajudar o grupo”, diz Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, em nota de imprensa.

Bernardo Ferrão, que é licenciado em comunicação e estudos mediáticos pela Universidade Fernando Pessoa, integra a redação da SIC em 1999, como jornalista de política. Em 2014, passa a ser editor de política do Expresso, de onde sai dois anos depois, para assumir o cargo de subdiretor de informação da SIC e da SIC Notícias. Até agora ocupava as funções de diretor-adjunto de informação da SIC e da SIC Notícias.

“Bernardo Ferrão, pelo rigor, pelas provas dadas na gestão de equipas e pela forma como representa os valores da estação e do grupo, uma casa onde está há 25 anos, é a pessoa certa para assumir a direção de informação da SIC e da SIC Notícias”, justifica o CEO da Impresa, acrescentando que “estamos convictos de que estas alterações nos aproximarão ainda mais dos nossos espetadores, fortalecerão as nossas marcas e darão continuidade ao respeito pelos princípios jornalísticos que nortearam a criação do grupo”.

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Portugueses planeiam gastar menos na Black Friday

Consumo será cauteloso e planeado, antecipam vários estudos. Inquérito da Klarna revela que 45,7% dos inquiridos vai aproveitar a Black Friday para comprar presentes de Natal, com os homens a liderar nas aquisições tecnológicas e as mulheres em artigos de moda

Os portugueses planeiam gastar menos na Black Friday. Segundo um inquérito conduzido pela Klarna, rede de pagamentos global, a mil consumidores, no início de novembro, os portugueses mostram-se conscientes e moderados nos gastos, com 10% dos inquiridos a afirmaram que não vão fazer nenhuma compra esta Black Friday.

“Apenas 3,6% afirmam que, provavelmente, vão acabar por gastar muito durante esta Black Friday. Em contraste, quase metade dos respondentes (45,5%) indicam que já estão a monitorizar os preços para garantir que fazem um bom negócio. Além disso, 31% dos inquiridos planeiam tirar partido das promoções para comprar artigos que já precisavam de adquirir, mas a um custo mais vantajoso”, revela a Klarna em comunicado de imprensa.

A maioria (45,7%) vai aproveitar o período de promoções para comprar presentes de Natal, com os homens a liderar nas aquisições tecnológicas (47,8%) e as mulheres em artigos de moda e calçado (29%). Em termos de orçamento, eles estão dispostos até €250, valor apontado por 28,9%. Elas não vão além dos €100, o montante mencionado por 28,4%.

Um estudo do Portal da Queixa, realizado em meados de outubro, também estima os gastos nessa ordem de valores. O inquérito realizado a cerca de 2.350 consumidores revela que 37% preveem gastar entre €100 e €300, 26.1% menos de €100 e 23% entre €300 e €500.

“À semelhança do ano passado, as categorias que os portugueses mais tencionam comprar são tecnologia (22%), moda e acessórios (19%) e eletrodomésticos e compras para o lar (15%). Sobre o local [onde as realizam], 39% dos participantes no estudo disse que pretende comprar em lojas online e 33% referiu que tenciona comprar tanto em espaços físicos como online”, indica o Portal da Queixa em comunicado de imprensa.

A análise revela ainda que os consumidores estão mais seletivos e a agir menos por impulso em momentos de descontos massivos, “até porque 61% dos inquiridos considera que os descontos da Black Friday não são genuínos”, refere o documento, que avança ainda que 63% dos portugueses afirmam que vão monitorizar os preços e pesquisar sobre os produtos antes de avançarem para a compra.

Um estudo realizado pelo Observador Cetelem, com base nas respostas a mil inquéritos, aponta para um gasto médio estimado em consonância com os valores apresentados pelas outras análises. “Este ano, prevê-se aumento expressivo no valor médio que a população prevê gastar, comparativamente a anos anteriores. Os consumidores planeiam gastar em média €179 euros, representando um aumento significativo, de 37%, face a 2023 (€131 euros)”, avança o estudo.

A geração Z é a que se prepara para gastar mais na Black Friday. “Os jovens entre os 18 e 24 anos lideram as intenções de compra neste período (79%). Em relação ao valor médio a ser despendido, Lisboa destaca-se como a região de maior consumo (€213), enquanto os consumidores entre 55 e 74 anos são os que planeiam gastar mais (mais de €200)”, informa o Observador Cetelem em comunicado de imprensa.

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FPF troca Nike por Puma

“Ficámos muito entusiasmados com o modo como a Puma interage com os adeptos e como conta a história de cada equipa que representa”, justifica Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Puma acabam de assinar um contrato de longa duração. Válido por um período mínimo de cinco anos, a partir de 1 de janeiro de 2025, o acordo torna a marca alemã na nova parceira técnica das seleções nacionais de futebol, futsal, futebol de praia e de ‘e-sports’. Com o contrato, a Puma substitui a Nike nos equipamentos das seleções nacionais, o que não acontecia desde 1997.

“Ficámos muito entusiasmados com o modo como a Puma interage com os adeptos e como conta a história de cada equipa que representa. Temos muita vontade em desenvolver uma gama interessante de produtos que satisfaça a nossa grande base de fãs e simpatizantes em todo o mundo”, justifica Fernando Gomes, presidente da FPF, citado em comunicado de imprensa.

A direção criativa da parceria será tornada pública no início de 2025, altura em que também serão apresentados os novos produtos resultantes da colaboração entre as duas entidades. “Associarmo-nos a uma seleção nacional de topo era uma das nossas prioridades no futebol e estou muito entusiasmado por termos uma equipa tão popular como Portugal na família Puma”, refere Arne Freundt, CEO da PUMA, citada no documento.

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Max tem novos formatos publicitários

A Max está a aderir à moda dos ‘shoppable ads’, disponibilizando novos formatos publicitários (na foto), concebidos para apresentar produtos semelhantes aos que são vistos nos programas da plataforma ‘streaming’

A Max está a aderir à moda dos ‘shoppable ads’ com o lançamento de um novo conjunto de formatos publicitários, concebidos para apresentar produtos semelhantes aos que são vistos nos programas da plataforma ‘streaming’, noticia a AdAge. Os novos formatos são acompanhados de ferramentas de segmentação contextual que ajudam os anunciantes a associarem o marketing a cenas emocionalmente relevantes.

As possibilidades de compra na plataforma resultam de uma parceria entre a Warner Bros. Discovery e a Kerv, uma empresa de tecnologia publicitária que desenvolve aplicações com recurso a inteligência artificial (IA). Através da tecnologia da Kerv, são armazenados metadados relativos ao conteúdo sonoro e visual de todas as cenas dos conteúdos do Max para fazer corresponder a apresentação de produtos ou anúncios relevantes a uma cena.

A nova ferramenta de segmentação contextual da Warner Bros. Discovery, denominada Moments, permite aos anunciantes segmentarem os seus anúncios por conteúdo temático, em vez da segmentação tradicional, com base na audiência. A Max vai disponibilizar 40 momentos predefinidos que incluem conteúdos relacionados com culinária, imobiliário, videojogos e ciência.

Os novos formatos publicitários assumem a forma de anúncios ‘mid-roll’, que apresentam produtos consoante o programa a que o espetador está a assistir e que incluem códigos QR para o fazer chegar ao produto.

“Os novos formatos também ajudam a diversificar a publicidade que os utilizadores veem na Max, oferecendo aos profissionais de marketing uma combinação de inventário padrão e unidades interativas”, explica Ryan Gould, diretor de vendas de anúncios digitais da Warner Bros. Discovery.

A Max não é a única a investir nestes formatos. Empresas de media como a Disney têm lançado ferramentas semelhantes com o objetivo de simplificar a compra de produtos através de plataformas digitais como o Instagram. A Prime Video também lançou, este ano, um formato publicitário que permite a compra de produtos específicos relacionados ao programa que o espetador está a assistir, na Amazon.

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Subscrição de plataformas de ‘streaming’ desacelera na Europa

“Embora possa continuar a crescer a curto prazo, o mercado europeu terá menos oportunidades de crescimento no futuro”, refere o estudo ‘Global Consumer Survey 2024: Media and Entertainment’, realizado pela consultora Oliver Wyman

A subscrição de plataformas de ‘streaming’ está a desacelerar na Europa, indica o estudo ‘Global Consumer Survey 2024: Media and Entertainment’, realizado pela Oliver Wyman. Embora tenha uma taxa de adoção de 70% e uma média de 1,5 subscrições por pessoa, 8% dos consumidores admitem não renovar as subscrições após o fim dos atuais contratos.

“A principal justificação apresentada é a falta de conteúdo apelativo, com cerca de 55% dos que consideram o cancelamento a apontar a limitação de conteúdos como a principal razão. A segunda é a subida dos preços”, refere o estudo da consultora da empresa Marsh McLennan, elaborado com base nas respostas a sete mil inquéritos.

Segundo a análise, só 27% dos subscritores é que pretendem contratualizar novos serviços de ‘streaming’ no próximo ano. “Embora possa continuar a crescer a curto prazo, o mercado europeu terá menos oportunidades de crescimento no futuro”, refere o estudo.

França, com 65%, é o país que apresenta as taxas de adoção mais baixas, seguida da Alemanha, com 67%. “Nestes mercados, cerca de 33% dos utilizadores, um número considerável, não subscreve qualquer tipo de serviço de vídeo de ‘streaming’, o que indica potencial de crescimento e de aquisição de novos clientes”, refere o estudo.

Espanha, Reino Unido e Itália apresentam as taxas de subscrição de vídeo mais altas, com 73% dos consumidores a subscrever, pelo menos, uma das plataformas disponíveis no mercado. “Espanha e o Reino Unido, onde existem mais consumidores com mais de três subscrições de serviços de ‘streaming’ de vídeo, esperam manter ou expandir o número geral de subscrições nos próximos 12 meses”, avança a consultora.

O estudo revela ainda que os serviços de música são o segundo tipo de subscrição mais popular, com uma expetativa de crescimento positiva. “Há muitos consumidores dispostos a pagar um extra por pacotes combinados”, garante a Oliver Wyman. Em terceiro lugar, surgem as subscrições de videojogos.

No que se refere à confiança dos consumidores relativamente a fontes de informação, outro dos aspetos avaliados em ‘Global Consumer Survey 2024: Media and Entertainment’, a televisão linear continua a ser o suporte mais apontado. “As redes sociais surgem com índices consideráveis de ceticismo e desconfiança entre os inquiridos”, refere a análise.

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Marktest lança serviço de medição de áudio digital

“Com o Pod_Scope Rank, teremos uma medição independente e auditada para o universo dos podcasts, o que trará mais informação e conhecimento para todos os players da indústria”, afirma José Manuel Oliveira, CEO da Marktest, citado em comunicado de imprensa

Pod_Scope é o novo serviço de medição de áudio digital que a Marktest está a lançar. A Bauer Media Audio Portugal, a Impresa, o Observador e o Grupo Renascença Multimédia integram o projeto, que dá origem um ranking mensal de podcasts.

A listagem é elaborada a partir da análise do número de ‘downloads’ acumulados do mês, de ‘downloads’ médios por semana e de ‘elisteners’ médios por semana. O Pod_Scope Rank inclui também dados de caracterização dos títulos, incluindo o género temático, o nome do ‘publisher’ e o número de novos episódios lançados desde o ranking anterior.

“Este lançamento é um marco importante para o mercado de áudio em Portugal. Com o Pod_Scope Rank, teremos uma medição independente e auditada para o universo dos podcasts, o que trará mais informação e conhecimento sobre estas plataformas para todos os ‘players’ da indústria dos media”, afirma José Manuel Oliveira, CEO da Marktest, citado em comunicado de imprensa.

Segundo o documento, o serviço pode ser subscrito por todos os operadores de ‘podcasting’ a operar no mercado nacional “que utilizem plataformas de distribuição com os requisitos técnicos necessários e adiram aos critérios de contabilização de podcasts do IAB [Interactive Advertising Bureau]”.

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Há dois finalistas nacionais nos Eurobest Awards 2024

Das 20 candidaturas apresentadas ao festival europeu de criatividade e comunicação publicitária, apenas duas podem conquistar prémios. A Dentsu está na ‘shortlist’ com a campanha para a Visa e a Bar Ogilvy pela que concebeu para a Meo

A Bar Ogilvy e a Dentsu Creative são finalistas nos Eurobest Awards 2024. Das 20 candidaturas apresentadas por agências nacionais, as duas agências são as únicas na corrida ao Grande Prémio e aos prémios de Ouro, Bronze ou Prata, nas categorias em que estão nomeadas.

A Bar Ogilvy é finalista na categoria Direct Shortlist, na subcategoria Use Of Humor, com a campanha ‘Filhos do Euro’, da Meo, que divulga uma oferta comercial da operadora. A continuação da campanha ‘Faz Amor Pelo Amor à Seleção’, que incentivava o aumento da natalidade, é a única finalista da categoria.

A Dentsu Creative é um dos finalistas da categoria Entertainment, na subcategoria Diversity & Inclusion In Sport, com a campanha ‘Drawn To Equality’, criada para a Visa e que acaba de ser reconhecida com duas Pratas nos Clio Sports Awards 2024. Divulgada no jornal A Bola, é marcada pela inclusão de uma personagem feminina na tira de banda desenhada que a publicação desportiva apresenta diariamente.

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