ASAP Rocky é o primeiro diretor criativo da Ray-Ban
O envolvimento de Asap Rocky (na foto) irá além da criação de óculos e da direção de campanhas publicitárias, redesenhando também as lojas Ray-Ban enquanto incorpora na marca as dimensões da música, moda e arte

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O rapper Asap Rocky é o responsável por conduzir os projetos criativos e moldar o futuro do design e da imagem da Ray-Ban, enquanto diretor criativo do Ray-Ban Studios, cargo que a marca de óculos inclui pela primeira vez na sua estrutura diretiva.
O contributo do rapper começa com a coleção Blacked Out, uma reformulação dos óculos Mega Icons com um novo tipo de lentes ultra-negras e detalhes dourados, cujo lançamento está previsto para abril de 2025. O ‘hub’ criativo Ray-Ban Studios é lançado em 2016 focado na celebração do poder da música e das histórias de artistas corajosos. O objetivo é estabelecer parcerias com artistas e músicos, associando a marca a ambientes culturais fortes, como Lenny Kravitz, por exemplo, que em 2024 é recrutado pela Ray-Ban como ‘musa de verão’.
“A Ray-Ban transcende a indústria dos óculos; não é apenas uma marca, é um estilo de vida. Há cerca de 80 anos que a marca está no rosto de músicos, artistas, atores e heróis, moldando e remoldando o ‘status quo’, e liderando as revoluções culturais de todos os tempos. Hoje, damos as boas-vindas a ASAP Rocky na nossa família; um criador e artista visionário e com a capacidade de ultrapassar os limites dos diversos mundos que explora, alinhando-se com o ADN da Ray-Ban. Estamos a reforçar assim os valores de inovação, espírito pioneiro e coragem da marca. Que comece o futuro”, declara Leonardo Maria Del Vecchio, presidente da Ray-Ban, citado em comunicado de imprensa.
O envolvimento de Asap Rocky, cujo nome verdadeiro é Rakim Mayers, irá além da criação de óculos e da direção de campanhas publicitárias, redesenhando também as lojas Ray-Ban enquanto incorpora na marca as dimensões da música, moda e arte. “Sempre admirei a capacidade da Ray-Ban de permanecer fiel às raízes, mesmo estando em constante evolução”, refere ASAP Rocky, citado em comunicado de imprensa. “Estou feliz em fazer parte da forte tradição e desenvolver o próximo capítulo para uma marca icónica como a Ray-Ban”, acrescenta.
ASAP Rocky, que fez parte do grupo ASAP Mob, tem um estúdio criativo próprio, o AWGE (ASAP Worldwide Global Entertainment), e em 2024 lança a marca American Sabotage, que se apresenta na Semana de Moda de Paris, com uma linha de óculos de sol, em colaboração com a Ray-Ban. Está também à frente da direção criativa das linhas de desportos motorizados da Puma, numa colaboração anunciada no final de 2023.