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“Pensamos mais fora da caixa do que os italianos”

Elsa Lourenço, produtora no Dialogue, estúdio de ‘motion design’ e animação português com delegação em Itália, vive em Roma. Ter nascido e trabalhado em Portugal dá-lhe uma astúcia para lidar com os desafios que não identifica nos italianos

Luis Batista Gonçalves
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“Pensamos mais fora da caixa do que os italianos”

Elsa Lourenço, produtora no Dialogue, estúdio de ‘motion design’ e animação português com delegação em Itália, vive em Roma. Ter nascido e trabalhado em Portugal dá-lhe uma astúcia para lidar com os desafios que não identifica nos italianos

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Em Roma, onde reside com a família, Elsa Lourenço trabalha como produtora no Dialogue, estúdio de ‘motion design’ e animação português com delegação em Itália, que, para de publicidade e pós-produção audiovisual e cinematográfica, também desenvolveu o ‘branding’ da edição de 2024 do festival de efeitos visuais e animação da Associazione Effetti Visivi (AVFX), que se realiza na capital italiana.

Emigrou para Itália para acompanhar o marido, mas acabou por transformar a decisão numa oportunidade de crescimento profissional, num país onde considera que o foco nos objetivos a atingir continua a ser preterido em função de uma forma de organização laboral que se assemelha à portuguesa.

Trabalhar fora de Portugal era uma ambição ou houve uma circunstância a determinar a saída?

Trabalhar no estrangeiro nunca foi uma ambição pessoal, e, na verdade, foi uma saída por amor. O meu marido recebeu, em 2008, uma proposta de trabalho para uma multinacional sediada em Roma, inicialmente por dois anos.

Na altura, decidimos que era uma experiência que queríamos abraçar, até porque Roma é uma das minhas cidades favoritas. Portanto, era uma espécie de sonho, que não sabia que tinha, a tornar-se realidade.

O que fazia em Portugal?

Era produtora no Teatro A Barraca, em Lisboa. Numa fase inicial, mantive a minha ligação ao teatro. Estive em teletrabalho muito antes de se tornar algo comum. Dezassete anos, dois filhos e uma cachorra depois, continuamos em Roma, a cidade eterna.

Trabalhou sempre para empresas portuguesas?

Estive vários anos em Itália a trabalhar para Portugal e voltei a fazê-lo, nos últimos três anos, para o Dialogue. Ainda em Itália, tive uma breve passagem pela Agência Espacial Europeia, quando estava grávida do meu primeiro filho, que tem agora 14 anos.

Depois de um breve período em Madrid, regressámos a Itália e juntei-me ao Forgotten Project, projeto de valorização da arquitetura contemporânea através da arte urbana, e, depois disso, à Pedius, uma startup de carácter social focada no empoderamento da população surda.

Em termos profissionais, quais são as diferenças entre trabalhar em Portugal e em Itália?

Não sinto grandes diferenças em termos de trabalho, honestamente. Tal como em Portugal, há muito a ideia de que é preciso estar um determinado número de horas no local de trabalho, com as organizações a focarem-se pouco nos objetivos a atingir.

O panorama mudou ligeiramente durante a pandemia, mas a maioria das empresas está a voltar ao regime presencial, quase a 100%.

Mas existem diferenças?

Uma grande diferença que sinto em relação a Portugal tem a ver com o apoio à família e à conciliação laboral para mães trabalhadoras. Em Roma, as escolas públicas terminam as 16h30 ou às 14h a partir do 6º ano, não existindo uma rede de ATL como em Portugal, o que obriga as famílias a depender de parentes ou de atividades privadas.

Nesse contexto, torna-se determinante criar uma rede de apoio, que, no nosso caso, não tendo família por aqui, se baseia na rede de pais e mães de colegas de escola, que, entretanto, se tornaram amigos. Vamo-nos revezando para conseguirmos ter horários que nos permitam conseguirmos trabalhar.

Elsa Lourenço, produtora do Dialogue, não tinha a ambição de emigrar antes de ir para Itália

No meu caso, trabalhando em casa, num sistema remoto, é-me mais fácil conciliar as coisas, mas, ainda assim, é muito difícil o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Essa é uma das principais diferenças que noto.

Quais são as mais-valias e os obstáculos que o ser portuguesa tem no seu trabalho?

Sempre senti que ser portuguesa era uma mais-valia, porque acabei sempre por desempenhar funções onde falar português era um requisito fundamental. Somos flexíveis, resilientes e ‘problem solvers’, peritos na arte do desenrasca.

Conseguimos pensar mais fora da caixa do que os italianos, que são muito mais especializados em funções específicas. Como sempre fiz um pouco de tudo, consigo atirar-me a desafios e a coisas diferentes com maior facilidade.

Quais são as particularidades do mercado italiano na sua área, em termos de desafios e de diferenças, em relação ao português?

O mercado europeu tem mais semelhanças do que diferenças. Ao longo da minha experiência profissional no estrangeiro, tive a oportunidade de trabalhar em projetos internacionais e quase sempre com equipas multiculturais. Embora as diferenças culturais influenciem a forma como as mensagens são construídas, vejo-as mais como nuances e não como algo que defina mercados completamente diferentes.

Qual é o momento que o mercado italiano atravessa na sua área de atividade?

Na área da animação e dos efeitos visuais (VFX), o mercado italiano é muito mais maduro do que o português. Há uma indústria que em Portugal estamos ainda a desenvolver.

Tenho visto, nos últimos anos, o crescimento do setor em Portugal e termos tido um filme de animação português candidato a um Óscar em 2023 [A curta-metragem de animação portuguesa ‘Ice Merchants’, de 2022, escrita e realizada por João Gonzalez] e o ano de 2024 dedicado a Portugal no Annecy International Animation Film Festival, o mais importante festival europeu do setor, tem vindo a aumentar o interesse na área.

Enquanto estúdio, para além do nosso trabalho habitual, somos responsáveis pelo Atlas Festival, que vai para a quarta edição. É um festival dedicado às áreas da animação, efeitos especiais e ‘gaming’, que nasce da necessidade de juntar o talento português espalhado pelo mundo. Temos conseguido reunir profissionais excelentes, que trabalham para os mais renomados estúdios a nível internacional.

Que funções desempenha atualmente e que projetos tem em mãos?

Desde 2022, sou produtora no Dialogue, um estúdio de ‘motion design’ e animação com sede em Lisboa. Trabalhamos maioritariamente em publicidade com diversas agências e produtoras, nacionais e internacionais, mas também com clientes internacionais diretos.

Foi o caso da Associazione Effetti Visivi (AVFX), associação de efeitos especiais italiana, para quem desenvolvemos todo o ‘branding’ da edição de 2024 do Festival degli Effetti Visivi e dell’Animazione CGI. Neste momento, temos vários projetos em mãos, mas nenhum que possa revelar por agora.

Qual foi a experiência profissional que teve em Itália que mais a marcou?

A experiência que mais me marcou foi fazer parte do Forgotten Project, projeto que nasceu, em 2015, da exigência de valorizar o património arquitetónico contemporâneo da cidade de Roma, através da arte urbana.

Representou o regresso ao trabalho ativo, numa altura em que os meus filhos tinham cinco e dois anos, apesar de ser um trabalho voluntário. Por detrás do projeto estava uma associação sem fins lucrativos.

Porque é que foi marcante?

Esta iniciativa proporcionou-me uma série de contactos diretos com o tecido social e com as instituições romanas, porque os murais tinham de ser todos devidamente autorizados e a burocracia italiana é grande.

Com muita teimosia e vontade de deixar uma marca na cidade, conseguimos trazer cinco artistas portugueses, Add Fuel, Frederico Draw, Bordalo II, MaisMenos e Daniel Eime, que fizeram os seus primeiros murais no centro de Roma. O projeto culminou numa mostra no MACRO, museu de arte contemporânea de Roma, totalmente montada por nós. Dez anos depois, os murais continuam de pé e fazem parte da cidade.

Em termos profissionais, do que é que tem mais saudades, em relação ao mercado português?

Não sinto saudades do mercado português porque continuo ligada a ele, uma vez que, no Dialogue, trabalhamos com o mercado nacional e com o internacional.

Portugal valoriza o talento nacional?

Portugal deveria a apostar mais em valorizar o talento nacional e o encontro anual de talentos do setor que promovemos é um exemplo interessante, já que permite partilhar conhecimentos, criar uma comunidade, valorizar as instituições de ensino nacionais e abrir portas para alunos e futuros profissionais.

Pensa regressar a Portugal?

Penso sempre, apesar de ter cada vez mais a certeza de que isso não irá acontecer a curto prazo, porque tenho filhos adolescentes na escola, com os amigos e as redes relacionais em Itália. Mas não me imagino a envelhecer noutro sítio que não seja Lisboa.

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Audiências semanais: SIC ultrapassa TVI

Na semana de 17 a 23 de março, o consumo global de televisão regressa à tendência de crescimento, aumentando cerca de dez minutos por dia

Esta semana, o consumo global de televisão regressa à tendência de crescimento, aumentando cerca de dez minutos por dia, e chegando assim às cinco horas e 45 minutos diárias.

A SIC conquista a liderança da semana, com uma vantagem muito ligeira sobre a TVI; nas variações por canal, a RTP1 e a SIC reforçam o ‘share’ esta semana; a TVI, os canais por cabo e ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos) registam o comportamento oposto, e descem.

Desta forma, a RTP1 sobe até aos 12,9% de quota semanal, com a SIC a subir também, embora de forma mais ligeira, e tem esta semana 14,3% de quota semanal, ao contrário do que se verifica com a TVI, que desce até aos 14,1% de quota de audiência. A oferta no cabo e o ‘outros’ também descem, com a televisão por cabo a ter agora 39,0% de ‘share’, e o ‘outros’ a ficar pelos 18,4% de quota semanal.

Já na listagem dos canais mais vistos no cabo, o pódio da semana não tem alterações, está preenchido ainda pela CMTV, a CNN Portugal e a SIC Notícias, e mais uma vez o top 10 da televisão por cabo não regista entrada de novos canais.

Assim, nas posições que se seguem ao pódio encontramos o Star Channel, Globo, Hollywood, News Now, Star Movies, SIC Mulher e Star Life, que encerra o top 10 da semana.

Como seria de esperar, a transmissão de ‘Futebol – Liga das Nações/Portugal X Dinamarca’, feita na RTP1, jogo que qualificou a Seleção Nacional para a fase Final Four da Liga das Nações, foi o programa mais visto da semana.

Nas posições restantes estão o ‘Jornal da Noite’, da SIC, seguido pelo concurso da RTP1 ‘O Preço Certo’, pelo ‘Telejornal’, também da RTP1 e por ‘Big Brother – Os Protagonistas’, de regresso à TVI.

No ranking de programação da oferta no cabo, o programa da CMTV ‘Doa a Quem Doer’ é o líder da semana, a que se segue ‘Entrevista Exclusiva/André Ventura’, da CNN Portugal. Nas restantes posições estão três programas da CMTV: ‘Grande Jornal – Noite’, ‘Grande Jornal – Tarde’ e ainda ‘Investigação CM/Violador de Guimarães’. 

 

by Data Insights, Havas Media Network

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Yahoo vende TechCrunch a empresa de investimento em media

A iniciativa surge num momento em que o Yahoo se foca nas principais marcas e no desenvolvimento de tecnologia publicitária, deixando o jornalismo de ser uma prioridade

O Yahoo assina um acordo para vender o TechCrunch à empresa norte-americana de investimento em media Regent, noticia a Reuters.

O TechCrunch, site de notícias e análises sobre empresas de tecnologia, startups e empreendedores, é fundado em 2005 e estava entre os ativos de media da Verizon Communications e da empresa de capitais privados Apollo Global Management, às quais o Yahoo pertence.

A iniciativa surge num momento em que o Yahoo se foca nas principais marcas, como o Yahoo Mail, Yahoo Sports, Yahoo Finance e Yahoo News, bem como no desenvolvimento de tecnologia publicitária, deixando o jornalismo de ser uma prioridade, segundo o site Axios. Os termos financeiros do acordo, que deverá estar concluído nas próximas semanas, não são divulgados.

“Acreditamos que este próximo capítulo sob a égide da Regent pode ajudar a manter a influência do TechCrunch e apoiar o crescimento contínuo”, refere o Yahoo, em nota de imprensa. O TechCrunch é integrado nas operações do Yahoo após a antiga empresa-mãe, o AOL, e o Yahoo, terem sido adquiridos e fundidos pela Verizon e subsequentemente vendidos, quase na totalidade, à Apollo Global Management, em 2021, que coloca os ativos, incluindo o TechCrunch, sob a alçada do Yahoo.

A Regent, por seu lado, tem vindo a expandir o portefólio de sites de notícias de tecnologia, com a recente aquisição da Foundry, empresa-mãe de publicações como a PCWorld, Macworld, InfoWorld, CIO e TechAdvisor. A Regent afirma estar “entusiasmada por expandir o alcance, na medida em que fornece ao nosso público notícias de última hora sobre tecnologia, opiniões e análises sobre empresas tecnológicas de todo o mundo”, em comunicado de imprensa.

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Jornal Record estreia campanha em minissérie ‘Sem Limites’

Produzida pela Disaster e pela GCIMedia Group, a nova minissérie, com estreia marcada para 24 de março, é realizada por Lourenço Vaz e acompanha histórias reais de superação através do desporto

O jornal desportivo Record estreia hoje, 24 de março, a minissérie ‘Sem Limites’, produzida pela Disaster e GCIMedia Group, que acompanha histórias reais de superação através do desporto. Com cinco episódios, lançados semanalmente, a série revela que a prática desportiva não tem barreiras.

Cada episódio, com a realização de Lourenço Vaz, apresenta um protagonista que encontrou no desporto uma nova forma de superação. O primeiro episódio conta a história de Celeste, de 70 anos, que descobriu no boxe uma ferramenta de autodefesa e confiança, contrariando a ideia de que esta modalidade é apenas para os mais jovens.

A minissérie revela ainda a história de Nathan, que sofreu um dano cerebral adquirido, e encontrou na vela adaptada uma maneira de recuperar autonomia e voltar a sentir o vento e o mar sem limitações. Já Rúben, invisual, desafia as expectativas ao praticar ‘bodyboard0’, provando que a visão não é a única forma de ler as ondas.

A série mostra ainda a ligação entre um pai e um filho através do ténis, reforçando o poder do desporto na união entre gerações. No último episódio, a história de um ex-atleta de 87 anos desafia a ideia de que há uma idade certa para parar, ao mostrar que continua a correr e a testar os seus próprios limites.

Os episódios completos serão publicados todas as segundas-feiras, assim como outros conteúdos de bastidores com todos os intervenientes.

‘Sem Limites’ insere-se no Record Move Portugal, iniciativa lançada no 75º aniversário de Record para incentivar hábitos de vida mais ativos. Além da série, a campanha inclui conteúdos exclusivos como ‘teasers’, entrevistas com os protagonistas e imagens dos bastidores.

 

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GBT Clinic by Hugo Madeira dá cor a pontos icónicos de Lisboa

Desenvolvido pela Notable e pela No Ideas No Art, o conceito da campanha explora a tecnologia de ‘fake out-of-home’, um formato que simula ativações de marca em espaços exteriores

A GBT Clinic by Hugo Madeira dá cor a alguns dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa para promover o método de terapia guiada por biofilme, o novo procedimento de remoção da placa bacteriana disponibilizado pela clínica lisboeta, conhecido internacionalmente como ‘guided biofilm therapy’ (GBT).

A iniciativa, amplificada através de uma campanha desenvolvida pela Notable em colaboração com a No Ideas No Art, e que está a ser divulgada nas redes sociais, recorre a um vídeo que utiliza a tecnologia de ‘fake out-of-home’ (FOOH), um formato digital que simula ativações de marca em espaços exteriores, gerando impacto visual. O novo método é representado através do jato de corante que é aplicado durante a higienização oral, passando a cidade a estar coberta pelas cores características da clínica: o rosa e o amarelo.

Para além da Sé de Lisboa, o vídeo mostra o Arco da Rua Augusta e a estátua do Marquês de Pombal coloridos, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção e da higiene oral, uma das bandeiras da clínica. Apresentado em meados de janeiro, o espaço disponibiliza a terapia guiada por biofilme, desenvolvida pela multinacional suíça EMS Dental.

“Pretendemos transmitir neste conteúdo visual aquilo que queremos com o método GBT, que a prevenção oral seja cada vez mais abrangente e cada vez menos uma higiene oral que vamos fazer ao dentista de seis em seis meses. O objetivo é mesmo esse, não passar despercebidos e alertar para a chegada deste método inovador a Lisboa, que quer contribuir para maior literacia, cuidados e prevenção oral”, explica Hugo Madeira, médico dentista e CEO da GBT Clinic by Hugo Madeira, citado em comunicado de imprensa.

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Zurich Portugal anuncia Patrícia Sampaio como nova embaixadora

“Estamos muito entusiasmados com esta colaboração com a Patrícia, a atleta olímpica que tem enchido os portugueses de orgulho. A sua trajetória de sucesso, a sua garra e a sua determinação são um exemplo para todos nós”, refere Emília Sanches, Diretora de Marketing da Zurich Portugal

A Zurich Portugal acaba de anunciar a judoca olímpica Patrícia Sampaio como a sua nova embaixadora. Esta parceria estratégica une uma atleta de alta performance, reconhecida pela sua paixão pela modalidade, a uma marca global que valoriza a proteção e o compromisso com o futuro.

“A Zurich Portugal é uma marca que partilha os meus valores de excelência e celebração de sucessos, e com a qual me identifico na missão de cuidar de mim e daqueles que me rodeiam. Espero que, com esta parceria, consigamos inspirar mais pessoas a acreditarem no seu potencial, a perseguirem os seus sonhos e a atingirem os seus objetivos”, diz Patrícia Sampaio, citada em comunicado de imprensa.

O percurso de Patrícia Sampaio inclui uma medalha de bronze nos últimos Jogos Olímpicos (Paris, 2024), uma medalha de ouro no Grand Slam de Paris no início do ano e uma medalha de bronze, conquistada este domingo, no Grand Slam de Tbilisi (Circuito Mundial de 2025).
A escolha da judoca reflete o compromisso da Zurich em apoiar talentos nacionais e em promover um estilo de vida ativo e saudável. “Estamos muito entusiasmados com esta colaboração com a Patrícia, a atleta olímpica  que tem enchido os portugueses de orgulho. A sua trajetória de sucesso, a sua garra e a sua determinação são um exemplo para todos nós. Acreditamos que a Patrícia é a embaixadora ideal para transmitir os valores da Zurich Portugal e para inspirar os nossos colaboradores, parceiros e clientes a alcançarem os seus resultados, de forma confiante”, refere Emília Sanches, Diretora de Marketing da Zurich Portugal, citada em comunicado.
A Zurich Portugal faz parte do Zurich Insurance Group, está em Portugal há 106 anos, conta com mais de 550 colaboradores e uma rede de distribuição com mais de 1.800 Agentes de Seguros, Corretores, Bancos e parcerias, que servem 830 mil clientes.
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Oracle e investidores norte-americanos juntam-se para comprar TikTok nos Estados Unidos

Nos termos do acordo, os investidores norte-americanos da ByteDance, incluindo as empresas de investimento General Atlantic, Susquehanna, KKR e Coatue, em conjunto com a Oracle, adquiririam as participações de investidores chineses na operação norte-americana do TikTok para criar uma ‘spin-off’

Alguns dos maiores investidores norte-americanos da ByteDance, detentora do TikTok, estão a negociar um acordo para comprar a rede social em conjunto com a Oracle, noticia o Financial Times. As negociações surgem em antecipação da data limite de 5 de abril, a qual estabelece que o TikTok deve cumprir a lei que proíbe a plataforma nos Estados Unidos, a menos que a proprietária, sediada em Pequim, venda a operação norte-americana a entidades não chinesas.

Nos termos do acordo, os investidores norte-americanos da ByteDance, incluindo as empresas de investimento General Atlantic, Susquehanna, KKR e Coatue, adquiririam as participações de investidores chineses na operação norte-americana do TikTok para criar uma ‘spin-off’, segundo fontes familiarizadas com o negócio citadas no Financial Times. A Oracle, cofundada por Larry Ellison, poderá adquirir uma participação menor na empresa.

A empresa de software já tem um acordo com o TikTok desde 2020, conhecido como Projeto Texas, para armazenar os dados pessoais dos utilizadores norte-americanos em servidores localizados nos Estados Unidos. Os investidores norte-americanos estão dispostos a aumentar o investimento e a apoiar a proposta da Oracle, com vista a proteger os interesses económicos, ainda de acordo com o Financial Times.

No âmbito de uma proposta conjunta com os investidores norte-americanos, a Oracle fornece garantias de segurança de que os dados dos utilizadores norte-americanos do TikTok estão protegidos. Por conseguinte, seria possível permitir que a ByteDance continuasse a utilizar o algoritmo que define a rede social, uma exigência fundamental do governo chinês. A ByteDance prefere a estrutura de negócio centrada na Oracle a outras alternativas, segundo ainda o Financial Times.

Com a iniciativa de Donald Trump de prolongar o prazo da proibição do TikTok nos Estados Unidos, a Casa Branca assume o papel invulgar de intermediária em qualquer potencial acordo, incentivando várias empresas a apresentar propostas para comprar a operação da rede social nos Estados Unidos. JD Vance, vice-presidente dos Estados Unidos, refere que prevê a realização de um acordo até à data limite de 5 de abril que “satisfaça as preocupações de segurança nacional e permita a existência de uma empresa norte-americana distinta com base no TikTok”.

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ConsumerChoice nomeia nova diretora-geral e reestrutura equipa

Entre as novidades, está a passagem de Nassrin Majid para o cargo de Diretora-Geral e a de José Borralho para a posição de Chairman & Inspiration Officer

A ConsumerChoice, que desenvolve em Portugal os sistemas de avaliação Escolha do Consumidor, Escolha Sustentável, entre outros, anuncia uma reestruturação da sua equipa.
Entre as novidades, está a evolução da anterior Diretora Comercial, Nassrin Majid, para o cargo de Diretora-Geral, com responsabilidades ao nível da gestão executiva e operacional da empresa, e a de José Borralho, anteriormente CEO da marca, para a posição de Chairman & Inspiration Officer (CIO) do grupo.

Nassrin Majid passa a assumir a liderança da ConsumerChoice depois de cinco anos de experiência como responsável pelo departamento comercial. O seu percurso profissional é antecedido por passagens na FNAC, com responsabilidades na área de prestação de serviços ao cliente e, posteriormente, na empresa noMenu como Diretora de Marketing e Comunicação.

“A ConsumerChoice tem sido um símbolo de confiança e inovação, e estou determinada a reforçar esse legado, impulsionando o crescimento e a proximidade com os consumidores. Liderar é sobre inspirar, construir e evoluir junto com a equipa, e estou pronta para este novo capítulo”, assume Nassrin Majid.

Por sua vez, José Borralho, refere que a nomeação da Nassrin é o “reconhecimento da dedicação e de todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos. O futuro pertence às novas gerações de empreendedores e dar-lhes espaço não é apenas uma escolha, é a essência da evolução”.

A posição de Diretora Comercial vai ficar, atualmente, a cargo de Carmen Machado. Para além desta contratação, ingressa também na empresa, Joyce D´Avila, que vai assegurar a Direção Financeira e de Recursos Humanos.

Em comunicado, a ConsumerChoice confirma que esta transição reforça a “importância de reter os talentos presentes na organização, proporcionando o crescimento profissional, e ao mesmo tempo, apostar em novos profissionais especializados em diferentes áreas do mercado de trabalho”..

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TVI e CNN promovem conferência internacional sobre influenciadores digitais

A programação do ICON conta com influenciadores internacionais e nacionais como Chiara Ferragni, Camila Coelho, Mark Ritson, Cristina Ferreira, Lucas Rodrigues (Lucas With Strangers), Luís Correia e Nuno Agonia, entre outros

Nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2025, na MEO Arena, Lisboa transforma-se no palco mundial para algumas das vozes mais influentes da atualidade, numa conferência que reúne os maiores nomes do digital, dos negócios, do entretenimento, do marketing, da cultura e da inovação.

A programação do ICON conta com figuras de renome nacional e internacional, como Chiara Ferragni, Camila Coelho, Mark Ritson, Cristina Ferreira, Loren Gray, Lucas Rodrigues (Lucas With Strangers), Brodie Carr, Bruno Casanovas, Luís Correia ou Nuno Agonia, entre outros especialistas e líderes, que debatem as novas oportunidades de influência na era digital, estratégias de sucesso e tendências emergentes.

Organizado pela Iconference Events, TVI e CNN Portugal, este evento cria um momento de discussão em torno do conceito de influência e do seu papel na sociedade, na economia e no mundo corporativo. Segundo os organizadores citados em comunicado, o ICON representa “uma oportunidade única para líderes das mais diversas indústrias, marcas, agências, plataformas e futuros ícones acederem a ‘insights’ estratégicos, boas práticas e ferramentas inovadoras, promovendo a troca de conhecimento e impulsionando um futuro mais conectado e inovador”.

Sob o mote “Learn. Share. Lead.”, os participantes terão acesso a painéis de debate, ‘keynotes’ inspiradoras, sessões estratégicas e experiências imersivas, explorando o impacto da influência em áreas como o marketing, o entretenimento, a moda, a música, as empresas, o turismo ou o desporto.
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CGD é a terceira marca bancária que mais valoriza

A Caixa Geral de Depósitos (na foto) valoriza 163% face a 2023, sendo apenas ultrapassada pelo Revolut e pelo Nubank. No ranking geral Brand Finance Banking 500 2025, liderado por quatro bancos chineses, a CGD sobe da 249ª para a 208ª posição

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) é a terceira marca bancária que mais cresce, valorizando 163% face a 2023, no ranking Fastest Growing Banking Brands 2025, da Brand Finance. O primeiro lugar é ocupado pelo Revolut, que valoriza 795%. A vice-liderança pertence ao Nubank, com uma valorização de 195%. A marca Allied Irish Banks (AIB) surge em quarto lugar, com um crescimento de 158%, à frente do National Bank of Greece (NBG), que aumenta 148%.

No ranking geral Brand Finance Banking 500, que apresenta as marcas bancárias que mais valorizaram entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, a CGD sobe da 249ª para a 208ª posição, dois lugares abaixo do Millennium bcp, que sobe do 218º para o 206º lugar. Na listagem da consultora britânica, onde só constam três instituições bancárias portuguesas, o BPI surge na 431ª posição, descendo da 426ª.

“As taxas de juro elevadas, em muitas das principais economias, impulsionou o crescimento dos valores das marcas bancárias, aumentando os lucros e os preços das ações em 2024. No entanto, o crescimento do valor da marca a longo prazo está a ser moldado por quatro tendências principais: regulamentação, inovação digital, rendimento baseado em taxas em vez de margens de juros, e um foco na construção da marca para sustentar a vantagem competitiva”, salienta Annie Brown, diretora de valorização da Brand Finance, citada no estudo.

O ranking Brand Finance Banking 500 é liderado por quatro bancos chineses, com o primeiro lugar a ser ocupado pelo Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), que vale 79,1 mil milhões de dólares (€73 mil milhões), fruto do crescimento de 10% registado em 2024.

Em segundo lugar, surge o China Construction Bank, com 78,4 mil milhões de dólares (€72,4 mil milhões), e, em terceiro, o Agricultural Bank of China, com 70,2 mil milhões de dólares (€64,8 mil milhões). Os valores das instituições bancárias portuguesas não são tornados públicos.

De acordo com o Brand Finance Banking 500, elaborado com base numa metodologia desenvolvida pela Brand Finance, o valor das 500 maiores marcas bancária do mundo cresce 13% em 2024, face a 2023. “É a primeira vez, em quatro anos, que regista um aumento de dois dígitos, após dois anos em que o ritmo de crescimento não foi além dos 2%”, refere a análise da consultora financeira.

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Aron Piper é o novo embaixador da YSL Beauty em Portugal e Espanha

O ator e cantor Aron Piper (na foto), que tem 11,2 milhões de seguidores no Instagram, já promove a marca nas redes sociais. “É o melhor exemplo de uma nova masculinidade”, diz Judit de la Fuente, diretora-geral da YSL Beauty para Portugal e Espanha

Aron Piper é o novo embaixador da YSL Beauty em Portugal e Espanha, tendo sido escolhido para promover o perfume MYSLF na nova campanha nas redes sociais, em eventos e ativações de marca e em ações de marketing de influência. Filho de pai alemão e mãe espanhola, o ator e cantor, que tem 11,2 milhões de seguidores no Instagram e 552 mil no TikTok, ganhou visibilidade após participar na série ‘Elite’, da Netflix.

“Conhecido pelo seu espírito audaz, pelos papéis cativantes e pela sua intrépida autoexpressão, também no âmbito musical, ele é o melhor exemplo de uma nova masculinidade como imagem de MYSLF. Vamos poder observá-lo a incorporar os novos valores de YSL Beauty através de looks, conteúdos e eventos onde descobriremos o seu universo, energia única e uma atitude sem limites para inspirar uma nova geração que abraça a beleza nos seus próprios termos”, salienta Judit de la Fuente, diretora-geral da YSL Beauty para Portugal e Espanha, citada em comunicado de imprensa.

Depois do ator norte-americano Austin Butler, que também foi o rosto de MYSLF na Península Ibérica, a marca recorre agora a Aron Piper para reforçar a notoriedade da YSL Beauty em Espanha e Portugal. Capas de revistas, entrevistas, produções de moda, concertos, primeiras filas de desfiles, são alguns dos universos nos quais Aron se move com naturalidade.
“É incrível fazer parte de YSL Beauty, uma marca que representa elegância e personalidade. Estou muito entusiasmado com o que está por vir.”, refere o novo embaixador, quando questionado sobre o início da sua colaboração com a YSL Beauty, citado em comunicado de imprensa

Após a série ‘Elite’ tê-lo tornado num ícone LGBTQIAP+, a YSL Beauty procura também chegar aos membros desta comunidade através do artista. Esta iniciativa faz parte do compromisso contínuo de celebrar a individualidade, iniciado com o lançamento do perfume MYSLF há dois anos. “Ter um propósito partilhado ajuda-nos a superar barreiras”, explica Aron Piper, citado em comunicado de imprensa.
Nos Estados Unidos, os rappers Lil Nas e Stuns também foram anunciados como embaixadores da fragrância em outubro de 2024.

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