FCH-Católica lança formação em transmédia e ‘storytelling’ digital com bolsas a 100%
A formação avançada em transmédia e ‘storytelling’ digital destina-se a profissionais da área da comunicação e da produção de conteúdos, bem como a recém-licenciados, que pretendam atualizar ou aprofundar as competências nesta área

Meios & Publicidade
SETOF reforça posicionamento no setor dos eventos
Conheça os cinco fatores de sucesso no marketing em 2025
Audiências semanais: SIC ultrapassa TVI
Yahoo vende TechCrunch a empresa de investimento em media
Jornal Record estreia campanha em minissérie ‘Sem Limites’
GBT Clinic by Hugo Madeira dá cor a pontos icónicos de Lisboa
Zurich Portugal anuncia Patrícia Sampaio como nova embaixadora
Oracle e investidores norte-americanos juntam-se para comprar TikTok nos Estados Unidos
ConsumerChoice nomeia nova diretora-geral e reestrutura equipa
TVI e CNN promovem conferência internacional sobre influenciadores digitais
A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) está a lançar o programa avançado em transmédia e ‘storytelling’ digital. A edição inaugural do programa conta com 20 bolsas que cobrem a 100% o valor das propinas, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As candidaturas estão abertas até 17 de fevereiro.
O programa, que tem início a 11 de março, destina-se a profissionais da área da comunicação e da produção de conteúdos, bem como a recém-licenciados, que pretendam atualizar ou aprofundar as competências nesta área, com o objetivo de dotar os participantes de conhecimentos e competências teóricas e práticas para a produção de projetos digitais focados em estratégias e narrativas que integrem diferentes plataformas de comunicação.
“Num contexto de comunicação cada vez mais digital e fragmentado, é essencial compreender como as narrativas podem ser desenvolvidas e expandidas em diferentes plataformas. Este programa oferece uma abordagem prática e estratégica à transmédialidade e ao ‘storytelling’ digital, permitindo aos participantes adquirir as competências necessárias para criar conteúdos inovadores e envolventes, adaptados às exigências do atual ecossistema mediático”, salienta Cátia Ferreira, coordenadora do Programa Avançado em transmédia e ‘storytelling’ Digital.
Ao longo do programa, os alunos vão aprender a aplicar a transmedialidade como estratégia de produção de conteúdos e a contar histórias ou a desenvolver conteúdos através de múltiplas plataformas e meios de comunicação de forma interligada e complementar. Da mesma forma, a formação propõe analisar a aplicação desta realidade na comunicação digital e em setores como o entretenimento, a educação e a sensibilização cívica.
A formação explora técnicas de ‘storytelling’ digital para desenvolver narrativas interativas e envolventes, distribuídas por diferentes plataformas e formatos digitais. Os participantes têm ainda a oportunidade de se familiarizarem com as especificidades dos diversos meios digitais e de aprenderem a planear e estruturar conteúdos para redes sociais, websites, podcasts, aplicações, vídeos interativos e outras plataformas.
No final do programa, cada aluno terá de desenvolver um projeto, passando por todas as fases: conceção, plano, produção e apresentação, com o acompanhamento de especialistas da área. A formação é lecionada em regime de aprendizagem mista, com aulas online às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. O programa, o currículo e as candidaturas estão disponíveis na página do programa da Escola de Pós-Graduações da FCH-Católica.