Ivity aposta em design “sino-matográfico” para a marca Braga (com vídeo)
“O sino é Braga que se expressa numa metáfora visual de movimento e multiplicidade, eco e expansão. A cidade soa a futuro e Portugal precisa de marcas assim, vibrantes”, justifica Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp (na foto)

Meios & Publicidade
Audiências semanais: SIC ultrapassa TVI
Yahoo vende TechCrunch a empresa de investimento em media
Jornal Record estreia campanha em minissérie ‘Sem Limites’
GBT Clinic by Hugo Madeira dá cor a pontos icónicos de Lisboa
Zurich Portugal anuncia Patrícia Sampaio como nova embaixadora
Oracle e investidores norte-americanos juntam-se para comprar TikTok nos Estados Unidos
ConsumerChoice nomeia nova diretora-geral e reestrutura equipa
TVI e CNN promovem conferência internacional sobre influenciadores digitais
CGD é a terceira marca bancária que mais valoriza
Aron Piper é o novo embaixador da YSL Beauty em Portugal e Espanha
Braga tem uma nova marca de promoção turística e territorial, com um design “sino-matográfico” que pretende posicionar a cidade como “a capital mais vibrante do país”, explica em comunicado de imprensa a Ivity Brand Corp, empresa de design e gestão de marcas responsável pelo ‘rebranding’. A decisão sobre o conceito a seguir é tomada após uma “alargada auscultação da alma de um território que cresceu a ouvir os sinos da Sé da Braga”, acrescenta a Ivity.
No novo logótipo, o primeiro A da palavra Braga é substituído por um sino estilizado. “Escolhemos o sino como o símbolo de Braga porque é, de alguma forma, a voz do céu que nos acorda e liga à terra. Esta é uma marca que toca e que nos toca; uma marca em estado de vibração gráfica. A marca de um Portugal vibrante que soa a futuro”, explica Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp, citado no documento.
A campanha vai ser usada para promover o evento Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, que se antevê que atraia milhares de turistas à cidade, até dezembro. “O sino é Braga que se expressa numa metáfora visual de movimento e multiplicidade, eco e expansão. A cidade soa a futuro e Portugal precisa de marcas assim, vibrantes”, justifica Carlos Coelho. A tipografia usada é inspirada na própria cidade, remetendo para o Santuário do Bom Jesus do Monte, para o Arco da Porta Nova e para a Sé de Braga, três atrações turísticas do município.
“Trazemos uma marca baseada na sensorialidade, onde as características visuais e sonoras de Braga se corporizam numa linha gráfica capaz de representar a cidade ao mesmo passo que produzir mutações, um sentido de expansão e ecos interiores, que oscilam entre a presença e a transitoriedade. Afinal, o som é a única coisa que pode fazer a ponte entre tempo e espaço entre lugares, entre o tangível e o intangível”, refere também Diana Carvalhido, diretora criativa e sócia da Ivity Brand Corp, citada no documento.
Para além do YouTube, a campanha publicitária que revela a nova imagem de promoção da cidade, apresentada publicamente a 25 de janeiro, está a ser divulgada em imprensa, redes sociais e exterior. O novo logótipo também já está incorporado no site da Câmara Municipal de Braga.