Só 31,9% das pesquisas de produtos online têm confiabilidade alta
Estudo da Consumers Trust em Portugal, com ferramenta de inteligência artificial, permite verificar online a fiabilidade e a confiabilidade de uma marca ou site, antes da concretização da compra, combatendo as burlas na internet

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A maioria (63,2%) das pesquisas online de produtos em Portugal têm um índice de confiabilidade moderado e apenas 31,9% apresentam um alto índice de confiabilidade, revela o estudo da Consumers Trust, realizado com uma ferramenta que verifica a fiabilidade e a confiabilidade de uma marca ou site, antes da concretização da compra.
Com recurso a inteligência artificial (IA), a ferramenta, disponível gratuitamente no site Naosejaspato.pt, aponta ainda que 4,9% das pesquisas online de produtos têm um índice de confiabilidade baixo. Em Portugal, a maioria das pesquisas são feitas no telemóvel (57,5%), com as buscas no computador a representarem 39,7%.
“Através de uma avaliação clara e objetiva da confiabilidade das marcas e das plataformas online, os consumidores podem identificar padrões de problemas, dificuldades frequentes e até as vantagens competitivas das empresas, garantindo uma escolha mais segura e informada. Esta iniciativa não só eleva os padrões de proteção do consumidor, como também atua diretamente no combate às burlas online”, explica Pedro Lourenço, CEO e fundador da Consumers Trust, citado em comunicado de imprensa.
Segundo a Consumers Trust, os portugueses estão mais atentos à confiabilidade das marcas antes de fazerem a compra, recorrendo à plataforma para programar as compras natalícias. Lançada no final de novembro, a ferramenta tem cerca de 30 mil acessos. “O setor da eletrónica lidera as pesquisas, com a Worten, a Samsung e a Amazon a figurarem como as três marcas no pódio”, refere Pedro Lourenço.