Heinz pede desculpa por anúncio que está a gerar indignação nas redes sociais
O anúncio da marca norte-americana no Reino Unido, que faz parte de uma campanha publicitária para molhos de massa de tamanho familiar (na foto), está a gerar polémica nas redes sociais por alegadamente promover estereótipos raciais negativos

Daniel Monteiro Rahman
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A Heinz teve de apresentar um pedido de desculpas na sequência de um ‘outodoor’ com publicidade a um produto da marca, exibido nas estações de metro de Londres, ter gerado controvérsia nas redes sociais por alegadamente promover estereótipos raciais negativos, noticia o The Guardian.
O anúncio da marca norte-americana alimentar, que faz parte de uma campanha publicitária para molhos de massa de tamanho familiar lançada recentemente, retrata uma família sentada numa mesa de casamento, onde de encontra a noiva, uma jovem negra, a saborear uma garfada de massa, sentada ao lado do noivo, um jovem branco. O ‘outodoor’ mostra ainda casal (um homem e uma mulher mais velhos), ambos de origem caucasiana, e uma outra mulher negra, também mais velha.
Alguns utilizadores das redes sociais criticaram o anúncio por “apagar” o pai negro da jovem, que, alegadamente, é o elemento parental que não se encontra no anúncio. Na sequência desta campanha, o autor e colaborador do The Guardian, Nels Abbey, escreveu no X: “Para os meus irmãos com filhas. Porque, acreditem ou não, as raparigas negras também têm pais”. Desde então, a publicação tornou-se viral.
“For my brothers with daughters”
Because, believe it or not, Black girls have Dads too. pic.twitter.com/LngrCCZ4rW
— Nels Abbey (@nelsabbey) October 4, 2024
Em resposta, um utilizador do X escreveu: “O descarte total de pais negros por uma marca tão popular é chocante. Como é que isto foi aprovado?”. Outro escreveu: “Sim, é linda a relação inter-racial e eles queriam manter-se pelas cinco pessoas na mesa, mas a remoção do pai negro não é justo”.
Em resposta aos comentários, a Heinz declarou ao jornal The Independent que “apreciamos sempre a perspetiva do público sobre as nossas campanhas” e que “compreendemos que este anúncio possa ter perpetuado, sem intenção, estereótipos negativos”. “Apresentamos as nossas mais sinceras desculpas e continuaremos a ouvir, a aprender e a melhorar para evitar que isto volte a acontecer no futuro”.
Outros utilizadores do X interpretaram o anúncio de forma diferente, destacando os lugares em que os protagonistas estão sentados. Um deles escreveu: “De acordo com os lugares tradicionais de um casamento, não costuma ser o pai da noiva a sentar-se ao lado da mãe do noivo? Ou seja, o homem à esquerda é o pai da noiva e o pai do noivo está ausente?”.
Outro concordou: “A disposição dos lugares numa mesa superior num casamento é o pai da noiva e a mãe do noivo ao lado da noiva. O pai do noivo e a mãe da noiva estão ao lado do noivo. É o pai do noivo que está a faltar”.
Os anúncios fazem parte de uma campanha publicitária que celebra os que quebram as regras e desafiam o comportamento convencional. No anúncio em questão, a noiva tem, por exemplo, o molho da massa derramado no vestido branco de casamento.