Bild recorre a IA para aumentar envolvimento dos leitores
Os artigos são escritos por um jornalista, mas são depois adaptadas às necessidades específicas do leitor, através de IA. “Se mantivermos o diálogo em curso, vemos anúncios mais adaptados ao envolvimento individual do utilizador”, explica Claudius Senst, diretor executivo do Bild

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O jornal alemão Bild, detido pela Axel Springer, está a utilizar a inteligência artificial (IA) para criar experiências que aumentam o envolvimento dos leitores com as notícias e integrar publicidade mais personalizada, noticia a WARC.
Grande parte do debate sobre a IA generativa envolve a questão da sua utilização nas redacções e o seu efeito nos jornalistas. Contudo, no último ano, o Bild desenvolveu a sua própria ferramenta de IA, denominada Hey_, que coloca a IA generativa na esfera do leitor.
Os artigos são escritos por um jornalista, mas são depois adaptadas individualmente às necessidades específicas do leitor, através de IA. Um artigo escrito em janeiro, por exemplo, sobre como perder peso, pode integrar a plataforma Hey_, em que os leitores podem interagir com o artigo ao longo do ano, fazendo perguntas de acompanhamento sobre o tema.
“Precisamos de ter utilizadores empenhados, utilizadores que queiram voltar a contactar-nos. E com o Hey_, fornecemos mais uma razão para os nossos utilizadores se juntarem a nós”, argumentou Claudius Senstl diretor executivo do Bild citado no artigo da WARC.
“A interação inicial com o Hey_ desencadeia uma resposta personalizada que ajuda a manter o utilizador envolvido”, explica ainda o responsável, revelando que o tempo passado no ‘site’ do jornal mais do que duplicou, entre os utilizadores que participam numa conversa com a IA.
“Respondemos a mais de 70 milhões de perguntas nos últimos meses e, todos os meses, temos milhões de utilizadores a interagir com o Hey_. Isto tem um impacto significativo no tempo total de envolvimento na nossa página web”, revela Claudius Senst. Em termos de faturação, também é positivo porque o envolvimento pode ser vendido aos anunciantes.
“O que é interessante aqui é que vemos anúncios normais, mas se mantivermos o diálogo em curso, vemos anúncios mais adaptados ao envolvimento individual do utilizador”, explica Claudius Senst, acrescentando que “uma parceria com a Microsoft permite ao Bild apresentar anúncios de texto muito personalizados”.
O diretor executivo do Bild sublinha também a importância da transparência no que diz respeito à IA, referindo que a nova página inicial do Bild tem um aspeto diferente que destaca a nova funcionalidade. “Não queremos enganar ninguém a interagir com o Hey_”, diz o responsável, acrescentando que “consideramos que a confiança é um elemento muito importante no diálogo atual”.