Energy BBDO desenvolve campanha anti-armas com jogo que simula tiroteio numa escola (com vídeo)
A experiência gamificada com 10 minutos de duração é desenvolvida para a associação Change the Ref, em conjunto com a Webcore Games (desenvolvimento do videojogo) e a Flutu Music (áudio). Tem como base dados reais de tiroteios em escolas nos Estados Unidos

Daniel Monteiro Rahman
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
Criada pela Energy BBDO para a associação Change the Ref, que sensibiliza para os tiroteios em massa e trabalha para reduzir o uso de armas nos Estados Unidos, a campanha que se materializa no jogo ‘The Final Exam’ simula um tiroteio numa escola, para alertar os jovens para os perigos da violência armada, desafiando a norma neste tipo de projeto, ao recorrer a uma experiência gamificada.
“Com este projeto, pretendemos chegar a um novo público, os jogadores que passam muito tempo imersos nos seus mundos, como um jogo de sobrevivência que se afirma ser o mais difícil de sempre porque se baseia na vida real. Trazemos a nossa mensagem para o universo deles, apresentando tanto o problema como a solução de uma forma muito pouco convencional. O jogo aborda a violência armada nos Estados Unidos e as suas abordagens à mudança, ao mesmo tempo que desafia o jogador através de uma experiência de jogo dinâmica”, explicam Manuel e Patricia Oliver, cofundadores da Change the Ref, citados na Muse, a mesma organização para a qual a agência portuguesa Stream and Tough Guy já tinha criado em julho uma campanha, em parceria com a Atlantic New York, agência de João Coutinho.
Para completar o jogo, os participantes têm de recolher cinco medidas de segurança de armas ou peças legislativas pendentes, para sobreviverem a um dia de escola. Têm ainda de realizar atividades cronometradas, como esconder-se de um atirador, encontrar uma rota de fuga e barricar a sala de aula. Existem também pistas escondidas em livros escolares e mapas, que fornecem factos sobre os tiroteios nas escolas dos Estados Unidos. A campanha tem como base dados reais de tiroteios em escolas, tendo em mente todas as faixas etárias.
“Uma das coisas mais inspiradoras da Change the Ref é o facto de se recusarem a deixar que os Estados Unidos se tornem apáticos em relação à epidemia de tiroteios nas escolas. Eles são incansáveis”, afirma Josh Gross, CCO da Energy BBDO. “Isto fez-nos pensar em outros meios onde a sua mensagem pudesse chegar e impulsionar a ação. Os jogos permitem-nos criar uma experiência imersiva em que qualquer pessoa se pode colocar na pele de uma criança que vai à escola nos Estados Unidos. Quer se trate de um aluno do ensino secundário, habituado a simulacros de tiroteios ativos, ou de uma pessoa de meia-idade que só conhece os tiroteios nas escolas através das notícias, e que pode compreender melhor o que está realmente a acontecer na ausência de uma mudança significativa”, argumenta.
A experiência gamificada com duração de 10 minutos foi desenvolvida em conjunto com a Webcore Games (desenvolvimento do videojogo), a agência de ‘gaming’ Druid Creative Gaming, a Flutu Music (áudio), e a OMG Creo (marketing de influência). A campanha estreou na TwitchCon, convenção semi-anual do serviço de ‘live-streaming’ Twitch, que ocorreu de 20 a 22 de setembro, e está disponível online .