TikTok renova plataforma de anúncios de pesquisa e encerra TikTok Music
As novidades na frente dos anúncios de pesquisa surgem no mesmo dia em que a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, anuncia que vai encerrar a 28 de novembro o TikTok Music, plataforma de ‘streaming’ de música lançada há cerca de um ano para competir com o Spotify e Apple Music
Daniel Monteiro Rahman
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No mesmo dia em que anuncia o encerramento do TikTok Music, plataforma de ‘streaming’ de áudio criada para competir com o Apple Music e o Spotify, o TikTok implementa na sua plataforma de anúncios de pesquisa novas funcionalidades, como a segmentação por palavras-chave, noticia a Ad Age.
Desde 2023, o TikTok permite veicular anúncios nos resultados de pesquisa da rede social, mas as campanhas eram automatizadas, cabendo ao TikTok escolher as pesquisas que levariam ao surgimento de cada anúncio. Agora, o TikTok está a entregar o controlo dos anúncios de pesquisa aos anunciantes. A maior novidade é a introdução de segmentação por palavras-chave, uma atividade que é familiar aos anunciantes do Google e da Amazon, onde os anúncios aparecem de acordo com a pesquisa. Se o utilizador estiver a pesquisar uma marca específica, essa marca ou concorrentes podem licitar para apresentar um anúncio nesse momento.
O novo produto “é de facto a nossa primeira investida na pesquisa baseada em palavras-chave”, revela David Kaufman, diretor global de soluções e operações de produtos monetizáveis do TikTok, citado na Ad Age. “Trata-se de uma transição de uma extensão de posicionamento de pesquisa para um produto de pesquisa completo, com a licitação e a segmentação baseadas em palavras-chave”, acrescenta.
Os anúncios de pesquisa do TikTok passam assim a ter uma mecânica semelhante à dos ambientes de pesquisa tradicionais, exigindo que os profissionais de marketing conheçam melhor as tendências de pesquisa na aplicação, para descobrirem conteúdos relevantes para promoverem as suas marcas. O TikTok também está a permitir que os anunciantes controlem as suas licitações e o que estão dispostos a pagar por determinadas palavras-chave.
As novidades na plataforma de anúncios de pesquisa surgem no mesmo dia em que a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, anuncia que vai encerrar o TikTok Music a 28 de novembro. Lançada há pouco mais de um ano, em julho de 2023, a plataforma estreou na Indonésia e no Brasil, como parte de uma tentativa da empresa de expandir o império do TikTok para o ‘streaming’ de música e competir com serviços como o Apple Music e o Spotify.
“Vamos encerrar o TikTok Music no final de novembro para nos concentrarmos no nosso objetivo de promover o papel do TikTok em impulsionar ainda mais o valor e o acesso à música nos serviços de streaming de áudio, para o benefício dos artistas, compositores e da indústria”, explica Ole Obermann, diretor global de desenvolvimento de negócios musicais do TikTok, em comunicado de imprensa.