Receitas de publicidade do Spotify vão ultrapassar €1,79 mil milhões em 2024
De acordo com a análise da WARC Media, os serviços financeiros vão constituir a terceira categoria de despesa mais elevada na plataforma, em 2024, com um investimento de 339,4 milhões de dólares (€304,88 mil milhões)
Daniel Monteiro Rahman
O Spotify vai ultrapassar em 2024, pela primeira vez, o limiar dos 2 mil milhões de dólares (€1,79 mil milhões) em receitas de publicidade globais, de acordo com dados da WARC Media. O valor representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior (2023), com as receitas previstas a atingirem os 2,6 mil milhões de dólares (€2,33 mil milhões), em 2026.
Conforme descrito no mais recente relatório ‘Platform Insights’ da WARC Media, o Spotify tem alcançado uma tendência consistente de crescimento da receita de anúncios. O serviço de ‘streaming’ de áudio atingiu um crescimento digital de dois dígitos a nível da comercialização de anúncios nos últimos seis trimestres, tendo as vendas de publicidade aumentado 13% em relação ao período homólogo do segundo trimestre de 2024, embora tenha crescido a partir de uma base relativamente reduzida.
O crescimento das receitas dos anúncios de podcasts ultrapassou o aumento da monetização dos anúncios de música do Spotify, impulsionado por um aumento das impressões vendidas em conteúdos originais e licenciados através da Spotify Audience Network, um mercado de publicidade em áudio baseado em audiências. O Spotify também está a tentar aumentar as receitas de publicidade através do lançamento de ferramentas de IA generativa, como o Quick Audio, que permite a produção de guiões e locuções.
As marcas de setores como os serviços financeiros e a indústria automóvel estão a utilizar campanhas no Spotify, como forma de aumentar o alcance junto dos consumidores mais jovens. Citando dados da GWI, um porta-voz do Spotify afirma que 61% dos compradores de automóveis pela primeira vez no Spotify têm menos de 35 anos. De acordo com a análise da WARC Media, os serviços financeiros vão constituir a terceira categoria de despesa mais elevada na plataforma, em 2024, com um investimento de 339,4 milhões de dólares (€304,8 milhões).