Bernardo Caupers assume direção de marketing na Bimbo Canadá
O antigo diretor da Bimbo Portugal troca Mem Martins por Ontário. “A nível profissional, a expetativa é de aprender muito, de ajudar os outros a crescer e de tentar transformar o negócio com tudo o que tenho aprendido nos últimos anos”, explica ao M&P
Luis Batista Gonçalves
Marcas mais valiosas perdem €3,2 biliões em valor não concretizado, desde 2000
Pinterest lança ferramentas de IA generativa para anunciantes
Açoriano Oriental renova grafismo, secções e opinião
Lonas publicitárias da Super Bock têm nova vida
Tribunal aceita providência cautelar do ACP. MOP e JCDecaux não se pronunciam
Santini espera superar vendas de €7 milhões em 2024
Netflix testa novos modelos de subscrição com contas adicionais
Fundos de cobertura apostam contra ações do WPP
Marcas estão a esquecer ‘baby boomers’
Sara Matos é o rosto da CVRA em campanha da BVine
Bernardo Caupers é o novo diretor de marketing da área de ‘pantry, buns & rolls and private label’ da Bimbo Canadá, trocando a direção de marketing da Bimbo Portugal, sediada em Mem Martins, pelos escritórios da filial canadiana, localizados em Etobicoke, em Ontário. Potenciar as vendas das marcas que a empresa comercializa é uma das ambições.
“A nível profissional, a expetativa é de aprender muito, de ajudar os outros a crescer e de tentar transformar o negócio com tudo o que tenho aprendido nos últimos anos”, explica ao M&P o ‘marketer.
A realidade que encontra é muito diferente da que deixa. “O negócio e a operação são muito grandes, o mercado é bastante mais complexo do que o português, com uma forte segmentação por províncias. Existe a necessidade de ter uma abordagem de negócio diferente para cidades como Ontário e Quebeque e não apenas pensar em ‘mixes’ diferentes ou alterar o posicionamento de cada marca”, defende o responsável.
Bernardo Caupers, habituado a definir estratégias para um país com 10 milhões de habitantes, tem agora o desafio de comunicar para um universo que se aproxima dos 40 milhões. “O próprio consumidor é bastante diferente de província para província”, sublinha o diretor de marketing português, que também terá como missão “pensar em marcas diferentes e negociar com clientes diferentes”.
Licenciado em gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e com um mestrado em marketing tirado na University of Leicester, o ‘marketer’ iniciou a carreira profissional na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, em 2009. Em 2012, assume a gestão de marca da Longa Vida, na Lactalis Nestlé Portugal.
Em 2015, é contratado pelo Grupo Nabeiro, como gestor de produto da Delta Cafés. Em 2016, torna-se gestor de marca sénior da Reckitt, regressando ao grupo empresarial fundado por Rui Nabeiro como gestor de marketing da Delta Cafés. Em abril de 2022, muda-se para a Bimbo Portugal, onde permanece até setembro de 2024.