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O Que é Nacional – A nova vida da Torres Novas

Depois da insolvência em 2011, a mais antiga marca de roupa de casa nacional renasce em 2020 com novos donos e gestores e prevê faturar €2 milhões em 2024. Na rubrica do M&P sobre marcas portuguesas, Inês Vaz Pinto, sócia da Torres Novas, conta como os têxteis de mesa (na foto) são o mais recente segmento e a internacionalização impulsiona o crescimento

Catarina Nunes
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O Que é Nacional – A nova vida da Torres Novas

Depois da insolvência em 2011, a mais antiga marca de roupa de casa nacional renasce em 2020 com novos donos e gestores e prevê faturar €2 milhões em 2024. Na rubrica do M&P sobre marcas portuguesas, Inês Vaz Pinto, sócia da Torres Novas, conta como os têxteis de mesa (na foto) são o mais recente segmento e a internacionalização impulsiona o crescimento

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Aos 179 anos, a Torres Novas aventura-se em novos segmentos de mercado, estreando-se com uma coleção de têxteis de mesa, depois de entrar na roupa de cama, em 2023, e na de praia, em 2020. O plano da mais antiga marca de roupa de casa nacional passa ainda pela expansão internacional, acelerada com a aquisição da empresa de têxteis-lar britânica Design Port, em junho.

Apesar de já desenvolver projetos de têxteis de mesa para clientes B2B, esta é a primeira coleção lançada com a marca Torres Novas, que tem como inspiração o verão e o convívio à mesa. Toalhas e guardanapos com riscas finas horizontais, iguais às da coleção de toalhas de praia Barra, são as peças criadas.

“Sabíamos que queríamos expandir para esta categoria de produto e que a escolha mais óbvia para um primeiro lançamento seria uma coleção mais clássica e minimalista, alinhada com as nossas coleções de toalhas mais clássicas. Contudo, optámos por arriscar e surpreender com uma coleção de inspiração veranil”, explica Inês Vaz Pinto, sócia da Torres Novas.

A insígnia é fabricada em Portugal por parceiros que trabalham com a marca há vários anos, procurando “expandir a coleção de produtos com base na inovação e criatividade, assim como na consciência social e ambiental”, garante Inês Vaz Pinto, salientando que a missão da empresa se mantém inalterada: “oferecer a cada família produtos ‘premium’ que atravessem gerações, causando impacto em cada fase da vida”.

Vendas de €2 milhões em 2024

À venda no site da Torres Novas, no ‘showroom’ no Restelo, na loja na Comporta (até 15 de setembro) e em lojas parceiras, os produtos da coleção de mesa estão a ser comunicados nas redes sociais da marca e em ‘email marketing’, bem como através da imprensa e de influenciadores.

Redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok e Pinterest são, aliás, a base da comunicação da marca, a par com o marketing por email, somando-se ainda um blogue que está em desenvolvimento. O trabalho de marketing e comunicação é desenvolvido internamente, recorrendo apenas ao Twelve Four Studio para as sessões fotográficas.

“O plano para 2024 é atingir os €2 milhões em vendas”, avança Inês Vaz Pinto, depois de ter fechado o ano de 2023 com uma faturação de €1,4 milhões, a subir 25% face a 2022, ano em que já tinha crescido cerca de 100%, para €1,1 milhões. Este crescimento é resultado do relançamento da Torres Novas, iniciado em 2020, quando Nuno Vasconcellos e Sá e a mulher, Inês Vaz Pinto, se juntam a Miguel Castel-Branco e assumem a empresa, com o apoio do acionista de referência e antigo administrador da Companhia de Torres Novas, Adolfo de Lima Mayer, tio-avô de Nuno Vasconcellos e Sá.

Inês Vaz Pinto, sócia da Torres Novas

Para trás ficam os anos de agonia com a entrada da concorrência estrangeira no início do milénio, que leva ao desaparecimento de clientes importantes, em que a crise financeira de 2008 agudiza ainda mais a situação. A Torres Novas chega a ser cotada em bolsa, mas acaba por decretar insolvência em janeiro de 2011, encerrando em julho desse ano. Em junho de 2009, ainda recorre ao ‘lay off’, até junho do ano seguinte, sem que a empresa consiga dar a volta.

Quando é criada, em 1845, como Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas, pelas mãos de um grupo de comerciantes de Lisboa que queria deixar de depender das importações, a Torres Novas arranca focada na fiação de linho, juta e algodão, a par da confeção de lonas de algodão, para o mercado nacional.

No final do século XIX, é uma das maiores empresas portuguesas da indústria transformadora e quando, em 1949, é adquirida por António Medeiros e Almeida passa por um processo de modernização e promoção no estrangeiro. Em 1972, começa a fabricar toalhas de banho e outros artigos turcos, como roupões e chinelos, passando a controlar todo o processo produtivo, desde o fio de algodão até ao produto final.

Renascer depois da insolvência

A história da Torres Novas parecia ter ficado encerrada em 2011, mas com a nova gestão, assumida em 2020, rearranca focada na hotelaria. O fecho de hotéis durante a pandemia, porém, dita um novo caminho, focado na marca própria Torres Novas.

“Começámos imediatamente a ter vendas no Reino Unido, mas desde o Brexit que se tornou cada vez mais difícil servir os clientes a partir de Portugal, com a rapidez, fluidez e qualidade pelas quais nos regemos”, recorda a sócia da empresa, acrescentando que, com a aposta num centro de distribuição em Manchester e num site próprio para o Reino Unido (Torresnovas.co.uk), passam a conseguir cobrir todo o território britânico.

“Tanto a nível B2B como B2C, temos clientes em vários países da Europa e um pouco por todo o mundo, mas destacamos uma maior presença internacional em Espanha, em França e no Reino Unido. O nosso principal foco atual é a entrada no mercado do Reino Unido como um novo passo da estratégia de expansão internacional” explica Inês Vaz Pinto, prevendo que a exportação este ano represente um terço das vendas totais.

Barra é a primeira coleção de mesa lançada pela marca Torres Novas, apesar de a empresa torrejana já produzir este tipo de produto para terceiros

No Reino Unido, a marca está presente nas lojas Domestic Science (em Cheltenham, Tetbury e Nailsworth), na Natural Bed Company e na Rutherford & Co, focando-se nos grandes retalhistas, a par com o comércio eletrónico. Neste mercado, a estratégia é semelhante à seguida no mercado ibérico, com o trabalho desenvolvido internamente, exceto no caso das relações públicas que estão entregues a uma agência local.

Lá fora, como em Portugal, os pontos de venda estão centrados em lojas de departamento de artigos para a casa, hotéis e promotores imobiliários de luxo, além das 100 lojas parceiras (68 em Portugal) e clientes em cerca de 30 países, sobretudo na Europa, mas também na América do Norte, na América do Sul, na Ásia, em África e no Médio Oriente.

Marketing digital: foco na Meta e na Google

No início do reposicionamento, em 2020, a estratégia de marketing da marca passou por comunicar para os antigos clientes e para novas gerações, para conquistar novos consumidores, apresentando-se como uma “marca histórica de referência que estava de volta ao mercado” com uma identidade de “marca nova/antiga”, refere.

Agora, “a estratégia passa, em grande escala, pelo marketing online, redes sociais, parcerias com outras marcas e influenciadores digitais e ‘email marketing’. Estamos também presentes em lojas parceiras (físicas e online) e em feiras e eventos relacionados com o setor têxtil”, diz Inês Vaz Pinto, destacando a aposta nacional em marketing digital na Meta e na Google, sem no entanto referir os montantes investidos em marketing.

Em termos de produtos mais vendidos, Inês Vaz Pinto aponta os têxteis de banho, em que “as toalhas brancas e os tons neutros são os produtos mais procurados e o conjunto Elegance branco é o mais vendido”. Na época de verão, no entanto, os têxteis de praia assumem o protagonismo e representam grande parte das vendas, em que este ano se destaca a toalha reversível de edição limitada, em parceria com a Frederica, marca de ‘lifestyle’ da influenciadora Vanessa Martins.

A toalha reversível com a marca de Vanessa Martins (à esquerda) é a mais recente novidade nos têxteis de praia

O objetivo da Torres Novas é tornar-se a marca ‘premium’ de têxteis-lar de referência na Europa. “Isso implica expandir a nossa oferta para além dos têxteis de banho e explorar novas categorias de têxteis-lar, estendendo a marca Torres Novas um pouco por toda a casa”, avança a sócia da empresa.

Em paralelo com a marca Torres Novas, que tem também coleções de banho para bebés e crianças com os bordados da Madeira da Bordal, a empresa trabalha com projetos de hotelaria, ‘merchandising’ e ‘private label’, desenvolvendo produtos no segmento têxtil para outras empresas.

Inês Vaz Pinto refere que o setor têxtil tem registado um aumento contínuo desde a pandemia, o que a leva a acreditar que “existe a oportunidade de nos estabelecermos como marca de referência absoluta, dentro do segmento do têxtil-lar a nível europeu”. Mas há também desafios. “Os maiores constrangimentos das empresas do nosso setor estão relacionados com a cadeia de abastecimento de matérias primas, muito afetada pelo atual contexto geopolítico”, aponta.

Uma coleção de toalhas de banho para bebés e crianças, criada em parceria com a Bordal, é outra das apostas

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DAZN assegura direitos de transmissão gratuita do FIFA Club World Cup 2025

O acordo marca o início de uma parceria mais ampla entre a DAZN e a FIFA, que vai incluir a integração da FIFA+, biblioteca de momentos e jogos completos da FIFA, bem como resultados em direto, na plataforma de ‘streaming’ da DAZN

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A DAZN acaba de assegurar os direitos de transmissão exclusivos do FIFA Club World Cup 2025. O acordo permite à plataforma de entretenimento desportivo a transmissão, em direto e gratuita, dos 63 jogos da competição, que reúne 32 dos melhores clubes do mundo, com a possibilidade de sublicenciamento para canais televisivos em sinal aberto nos mercados locais.

A parceria começa com o sorteio da competição, que será transmitido em direto pela DAZN a partir de Miami, a 5 de dezembro. O evento revelará os adversários da fase de grupos das 32 equipas participantes. O acordo marca o início de uma parceria mais ampla entre a DAZN e a FIFA, que vai incluir a integração da FIFA+, biblioteca de momentos e jogos completos da FIFA, bem como resultados em direto, na plataforma de ‘streaming’ da DAZN.

“Este acordo histórico com a FIFA é um marco na nossa trajetória para sermos a plataforma de entretenimento de eleição para os adeptos de desporto em todo o mundo. Estamos entusiasmados por ter os direitos exclusivos desta nova era do futebol de clubes a nível mundial, marcando o início de uma relação de longo prazo com a FIFA e reforçando o nosso estatuto como a casa do futebol. Estamos empenhados em garantir que cada fã possa acompanhar todos os momentos desta competição de clubes de topo”, declara Shay Segev, CEO da DAZN, citado em comunicado de imprensa.

O FIFA Club World Cup 2025, com início a 15 de junho de 2025, no Hard Rock Stadium, em Miami, será disputado em 12 estádios nos Estados Unidos ao longo de 29 dias, culminando com a final no MetLife Stadium, em Nova Iorque, a 13 de julho de 2025.

“É com enorme satisfação que anuncio que a FIFA, em parceria com a DAZN e a FIFA+, trará o melhor do futebol de clubes de forma gratuita para todo o mundo, permitindo que todos os adeptos possam assistir aos melhores jogadores dos 32 melhores clubes a competir pelo primeiro título de ‘Campeões Mundiais de Clubes FIFA’. Através deste acordo de transmissão, milhares de milhões de adeptos de futebol em todo o mundo vão poder assistir gratuitamente ao torneio de clubes mais acessível de sempre”, refere Gianni Infantino, presidente da FIFA.

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Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google

Com um valor total previsto de €188,2 mil milhões em 2024, a quota de mercado da publicidade de pesquisa da Google é de 90,1% a nível mundial, excluindo a China, de acordo com o relatório ‘Global Ad Spend Outlook 2024/25’ do WARC Media

Daniel Monteiro Rahman

Um em cada cinco dólares (22,1%) gastos em publicidade fora da China é pago à Google pelos seus serviços de pesquisa, de acordo com o relatório ‘Global Ad Spend Outlook 2024/25’, do World Advertising Research Center (WARC) Media. A análise revela que o negócio de pesquisa da Google tem contribuído, com uma média de 1,3 pontos percentuais, para o crescimento anual dos gastos com publicidade a nível mundial durante os últimos dez anos.

No entanto, segundo o relatório do WARC Media, essa contribuição abrandou após a pandemia, devido ao crescimento de outros canais de anúncios digitais, como as redes sociais (+19,3%) e a ‘connected TV’ (+19,6%), que registam um crescimento mais acelerado em 2024. O público mais jovem, por exemplo, está a utilizar cada vez mais plataformas como o TikTok e o YouTube para procurar produtos e serviços.

O ‘retail media’ (+18,0%) em particular, está a afetar diretamente o crescimento do mercado de anúncios de pesquisa, com muitos dos formatos utilizados pelas redes de ‘retail media’ a fornecerem funcionalidades semelhantes às da pesquisa. Contudo, com um valor total previsto pelo WARC Media de 197,7 mil milhões de dólares (€188,2 mil milhões), em 2024 (+13,0% em termos anuais), a quota de mercado da publicidade de pesquisa da Google é de 90,1% a nível mundial, excluindo a China.

Esta quota de mercado é o que leva o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Colúmbia a decidir que a Google detém um monopólio efetivo no mercado da pesquisa. Uma posição que alegadamente utiliza para fazer acordos por defeito com os fabricantes de dispositivos e navegadores, de modo a limitar a concorrência. Com a atual incerteza em relação às consequências práticas da decisão do julgamento, o WARC Media prevê para o negócio de publicidade da Google um crescimento de 9% em 2025 e de 7%, em 2026.

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Deployteq chega a Portugal e junta-se à APPM como patrono

“A inovação e a experiência que a Deployteq traz ao mercado são fundamentais para preparar os profissionais e as empresas para os desafios da nova era digital”, diz Carlos Sá, presidente da APPM. A plataforma holandesa de automação de marketing está a expandir-se para Portugal, onde quer consolidar a presença

A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) está a anunciar como novo patrono oficial da associação a Deployteq, Esta plataforma holandesa de automação de marketing está também a expandir-se para Portugal e pretende consolidar a presença no país.

“A chegada da Deployteq a Portugal e a sua decisão de aderir à APPM, como patrono, reforça a nossa missão de impulsionar o marketing em Portugal, através de colaborações estratégicas com líderes globais. A inovação e a experiência que a Deployteq traz ao mercado são fundamentais para preparar os profissionais e as empresas para os desafios da nova era digital”, enfatiza Carlos Sá, presidente da APPM, citado em comunicado de imprensa.

Para Sjuul van der Leeuw, CEO da Deployteq, a parceria com a APPM representa um passo natural na estratégia de expansão e integração no mercado português. “Portugal é um mercado em crescimento, cheio de talento e criatividade. Tornarmo-nos um patrono da APPM é uma forma de solidificarmos o nosso compromisso em ajudar profissionais e empresas portuguesas a tirar o máximo proveito das iniciativas de automação de marketing, adicionando valor real às suas estratégias”, sublinha.

No âmbito da entrada em Portugal, a Deployteq, em parceria com a JMR, vai organizar uma ‘happy hour’ de partilha de conhecimento em automação de marketing, a 10 de dezembro. O evento no Workin Porto pretende proporcionar aos profissionais de marketing e líderes empresariais a oportunidade de explorar a plataforma da Deployteq, discutir as tendências do setor e obter conhecimento sobre campanhas de marketing omnicanal.

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Auchan celebra quem está por trás das refeições de Natal (com vídeos)

Com criatividade da Bar Ogilvy, a campanha (na foto) coloca no centro da narrativa aqueles que preparam a mesa de Natal, sejam as famílias ou os colaboradores do Auchan, em que a dedicação destes últimos é “a outra metade da história”

A campanha de Natal do Auchan, desenvolvida pela Bar Ogilvy e coadjuvada pelas agências The Brand Affair, 10 Digital e Burson, coloca no centro da narrativa o carinho e profissionalismo dos que preparam a mesa de Natal, sejam as famílias ou os colaboradores do Auchan, em que a dedicação destes últimos é “a outra metade da história”.

“O Natal é uma época de grande intensidade nas nossas lojas. É também a altura perfeita para mostrar que, além de produtos de excelência, o que nos distingue é o empenho das pessoas que fazem a magia acontecer todos os dias. Elas e eles são a outra metade da história que quisemos partilhar com os portugueses este ano. Esta campanha é uma homenagem ao espírito do Natal e à entrega de todos os que fazem a Auchan acontecer”, explica Solange Farinha, diretora de marketing, cliente e digital do Auchan Retail Portugal, citada em comunicado de imprensa.

Os dois filmes da campanha, produzidos pela Jungle Corner, começam com familiares reunidos à mesa a degustar uma refeição, até que um deles elogia quem confecionou a comida. Ao que o anfitrião responde: “não sabes tu a outra metade da história”. A partir daí, a narrativa prossegue para os bastidores da cozinha do Auchan, onde os colaboradores partilham o processo e a dedicação investidos em cada produto alimentar, que está a ser servido à mesa.

“As histórias não estariam completas sem os rostos e o prazer de quem garante qualidade e frescura em cada detalhe”, justifica o Auchan, em comunicado de imprensa.

A campanha, com planeamento de meios da EssenceMediaCom, está presente em televisão, rádio, digital, publicidade exterior e nas plataformas online da marca.

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Dentsu prevê aumento de 6,8% das despesas mundiais em publicidade, em 2025

O relatório da Dentsu destaca que o digital continua a ser o canal de crescimento mais rápido e estima um aumento de 8% da publicidade em vídeo online e de 11,1% da publicidade programática, representando 70% dos gastos com publicidade digital

As despesas mundiais publicitárias vão registar um crescimento anual de 6,8% em 2024, face ao período homólogo, para um total de 772,4 mil milhões de dólares (€734 mil milhões), de acordo com o relatório Global Ad Spend Forecasts da Dentsu, relativo ao investimento mundial publicitário.

A projeção de crescimento foi revista na sequência do regresso a um crescimento de dois dígitos (10,7%) dos investimentos em publicidade digital em 2024, tendo em conta o impacto de acontecimentos desportivos e políticos, e o aumento das previsões nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e França. O relatório da Dentsu prevê, no entanto, que o crescimento dos gastos com publicidade abrande em 2025, expandindo-se a um ritmo mais reduzido de 5,9%, apesar de ainda prever que ultrapasse a economia mundial em 2,7 pontos percentuais.

A análise estima que as Américas permaneçam a região mais ativa em 2025, com um crescimento previsto de 6,3% (representando 47% do total do investimento mundial), seguida pela Ásia-Pacífico, com um aumento de 5,8% (representando 31% do total do investimento mundial) e pela Europa, Oriente Médio e África, com um crescimento de 5% (representando 22% do total do investimento mundial). No Reino Unido prevê-se que o investimento publicitário aumente 7,5% em 2024 e 5,7% em 2025, atingindo 51,7 mil milhões de dólares (€49 mil milhões).

O relatório da Dentsu destaca que o digital vai continuar a ser o canal de crescimento mais rápido, com um aumento projetado de 9,2% em 2025, para 513 mil milhões de dólares (€487,1 mil milhões), representando 62,7% dos gastos mundiais com publicidade.

“A nossa previsão para 2025 sublinha o papel fundamental dos media na economia atual. As estratégias de investimento em media baseadas em dados, e que privilegiam o digital, continuam a remodelar a forma como as marcas se relacionam com os consumidores”, explica Will Swayne, presidente mundial de media da Dentsu.

A Dentsu prevê ainda um crescimento em todos os principais segmentos digitais, com o ‘retail media’ a liderar com um aumento de 21,9%, face ao período homólogo, à medida que os anunciantes capitalizam o valor dos dados dos consumidores e investem cada vez mais em publicidade digital, incluindo a ‘connected TV’. A análise prevê um aumento de 8% da publicidade em vídeo online e de 11,1% da publicidade programática, em 2025, representando 70% dos gastos com publicidade digital.

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BBDO reforça departamento criativo

Vindos da Havas, Alberto Vieira (na foto, à esq.), diretor de arte sénior, e João Santos (à dir.), redator sénior, são as mais recentes contratações da BBDO. “Queremos sempre mais, mesmo que isso se traduza em novos problemas para resolver e em toda uma nova agência para conquistar”, referem ao M&P

Catarina Nunes

A dupla de criativos Alberto Vieira, diretor de arte sénior, e João Santos, redator sénior, são as mais recentes contratações da agência criativa BBDO, transitando da Havas, onde se encontravam até agora, a desempenhar as mesmas funções.

Em declarações ao M&P, a dupla de criativos justifica a transferência, referindo que “depois de quase três anos de muito trabalho na Havas e de uma posição consolidada, decidimos trazer desconforto às nossas vidas, porque é isso que nos caracteriza enquanto dupla. Queremos sempre mais, mesmo que isso se traduza em novos problemas para resolver e em toda uma nova agência para conquistar”.

Licenciado em design gráfico, pela ESAD das Caldas da Rainha, Aberto Vieira começa a carreira na agência Santa Fé, como designer. Como isso não lhe chegava, dá o salto para a publicidade, através da Carmen, de onde transita para a Fullsix. Faz uma pausa na publicidade, trabalhando em música para publicidade, mas acaba por regressar, ingressando na The Hotel e, mais tarde, na Havas.

Alberto Vieira refere que “esta mudança ajuda-nos a estar mais próximos dos nossos objetivos. Até lá, é mais do mesmo, ou seja, de faca nos dentes, inconformados e frescos”.

Formado em relações públicas e comunicação empresarial, pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), João Santos entra no mundo de trabalho através da Llorente & Cuenca, enquanto consultor de comunicação. Sentia, no entanto, que o fato e a gravata não ficavam assim tão bem a um jovem de 20 anos, faz um portefólio de ‘anúncios-fantasma’ e lança-se na publicidade. Passa por agências como Carmen, Fullsix, The Hotel e Havas, onde deixa alguns prémios em algumas delas, e vence Ouro nos Young Lions 2022, na categoria de filme

Em relação à transferência para a BBDO, João Santos diz que “viemos para a BBDO para aprender com uma nova-velha escola, mas para desafiar tudo e todos com a nossa energia, tal como se fossemos os mais reguilas do recreio. Aliás, tem sido assim na última década: temos vindo a subir a pulso, com a mesma fome e energia do primeiro dia, e é com isso que podem contar nos próximos dez, perdão, 20 anos”.

 

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TIN está oficialmente insolvente

O tribunal dá 30 dias para a reclamação de créditos e agenda para 29 de janeiro a assembleia de credores. A decisão acontece a 4 de dezembro, no mesmo dia em que os trabalhadores da proprietária da Visão, Exame e Caras fazem uma concentração para denunciar a situação do grupo

A Trust in News (TIN) está considerada insolvente, com o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste a fixar um prazo de 30 dias para a  reclamação de créditos, agendando para 29 de janeiro, às 11h, a assembleia de credores.

A decisão acontece a 4 de dezembro, no mesmo dia em que os trabalhadores da TIN, proprietária da Visão, Exame, Caras e Activa, entre outras publicações, se concentram no Largo de Camões, em Lisboa, para denunciar a situação do grupo.

O tribunal nomeia André Fernando de Sá Correia Pais como administrador de insolvência e decreta a “apreensão imediata, para entrega ao/à administrador/a da insolvência, dos elementos de contabilidade da insolvente e de todos os bens (ainda que arrestados, penhorados ou apreendidos)”, lê-se na decisão do tribunal, citada pela Lusa.

A Comissão de Credores tem como membros efetivos o Instituto da Segurança Social, a Autoridade Tributária, a Impresa Publishing, o Novo Banco e o representante dos trabalhadores, a indicar pela Comissão de Credores. Os CTT e o BCP, por seu lado, são membros suplementares desta comissão.

Esta decisão do tribunal acontece na sequência do Plano Especial de Revitalização (PER) da TIN ter sido reprovado, a 5 de novembro. Posteriormente, a 12 de novembro, a administração deste grupo de media, liderada por Luís Delgado, anuncia a intenção de apresentar um plano de insolvência, requerendo a convocação de uma assembleia de credores para apresentação e fundamentação de um plano de recuperação.

No final de novembro, os trabalhadores da TIN ainda não tinham recebido o salário de outubro e a situação mantém-se até esta semana.

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Cristiano Ronaldo Jr. apresenta novo equipamento do Sporting em campanha da VML (com vídeo)

O filho mais velho de Cristiano Ronaldo (na foto) aparece na última cena do anúncio, a usar a camisola do novo equipamento do Sporting, que homenageia o pai. A campanha, com planeamento de meios da Media Gate, está presente em digital e nas redes sociais do clube

O filho mais velho de Cristiano Ronaldo é o protagonista da campanha de apresentação do terceiro equipamento do Sporting Clube de Portugal, para a época 2024/25, que será estreado no encontro frente ao Moreirense FC, a 5 de dezembro. O filme de apresentação do novo equipamento é da VML, com produção da Garage Films.

O Sporting decide trazer o número sete para a frente da nova camisola, estilizado num tom dourado, em homenagem a Cristiano Ronaldo e às cinco Bolas de Ouro que já conquistou. “Sabemos que a sorte se veste de esforço, dedicação e devoção e que há números que deixam um legado porque, por trás deles, estão pessoas que o constroem dia após dia. Assim, o Sporting CP desafia os sportinguistas a vestir a camisola sete”, refere o clube, em comunicado de imprensa.

A campanha, com planeamento de meios da Media Gate, está presente em digital e nas redes sociais do Sporting CP. O filme do novo equipamento presta homenagem ao número sete, em alusão ao legado de Cristiano Ronaldo, mostrando elementos visuais e várias pessoas em diferentes situações, que se apresentam com o número do futebolista. Cristiano Ronaldo Jr. aparece na última cena do filme, a usar a camisola do novo equipamento do Sporting.

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Black Friday 2024 bate recordes nacionais de vendas

A Wise Pirates garante ter gerado cerca de €50 milhões em vendas das marcas que trabalha, durante a temporada da Black Friday, com um crescimento de 19% em relação a 2023. A SIBS Analytics, por seu lado, aponta um aumento de 27% do valor gasto em compras pelos portugueses neste dia

A Wise Pirates, agência de marketing de performance, garante ter gerado cerca de €50 milhões em vendas das marcas que trabalha, durante a temporada da Black Friday, reportando um crescimento de 19% em relação a 2023. A SIBS Analytics aponta, por seu lado, que o valor gasto em compras pelos portugueses neste dia aumenta 27% face ao período homólogo, em que regista um aumento de 20%.

O desempenho reflete a aceleração do comércio electrónico em Portugal, com os dados da Wise Pirates a indicarem um aumento de 11% no volume de vendas online nesta época. Com uma gestão de mais de €2 milhões em investimentos publicitários, durante a Black Friday, para cerca de 40 marcas, incluindo NOS, Sonae MC, EDP, Perfumes & Companhia, MG e Decenio, a Wise Pirates recorreu à combinação de estratégias baseadas em dados e inteligência artificial para gerar os resultados apresentados.

“O sucesso desta temporada de Black Friday mostra que as marcas que investem de forma consistente em digital performance e na integração entre canais conseguem superar as expectativas, mesmo num mercado altamente competitivo”, salienta Pedro Barbosa, CEO da Wise Pirates, citado em comunicado de imprensa.

O aproveitamento das vendas foi impulsionado pela integração de canais de venda físicos e digitais, com destaque para o sucesso dos ‘marketplaces’  nacionais, que de acordo com a agência, registaram um crescimento superior ao das marcas isoladas e bateram recordes. “A estratégia de diversificação de descontos e a oferta de produtos relevantes permitiram às marcas portuguesas crescerem 12% acima daquelas que apenas competem pelo preço”, refere a Wise Pirates, em comunicado de imprensa.

A agência prevê que até 50% das compras de Natal, em categorias de presentes, sejam realizadas nas últimas duas semanas, enfatizando a relevância de estratégias direcionadas para este período. A importância de preparar campanhas com antecedência e alinhar a comunicação entre marcas e consumidores são particularmente relevantes nas áreas de tecnologia e moda, onde os ganhos de vendas superaram 15% no período da Black Friday.

Dados fornecidos pela SIBS Analytics mostram, por sua vez, que o valor gasto pelos portugueses em compras online na Black Friday aumenta 67% em comparação com o mesmo período em 2023. Em compras físicas, os consumidores gastaram mais 17% do que no período homólogo. A quantia gasta em média neste dia foi de €49, um aumento de €4 face à média diária gasta nos restantes dias do mês de novembro. Em comparação a novembro de 2023, o valor aumenta cerca de €8.

A análise da SIBS Analytics revela que o MB Way lidera como a forma preferida de pagamento dos portugueses que optam pelo comércio online, com um aumento de 85% no seu uso durante a Black Friday, face a 2023. No que diz respeito às compras em loja, o pagamento por MB Way aumentou 42% nesta época.

Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos no número de compras face à média diária do mês de novembro verificam-se nas categorias de Moda e Acessórios, com um aumento de 191%, Beleza, Cosméticos e Perfumes (+180%) e Material Desportivo e Recreativo (+113%). A Black Week também demonstra variações positivas no consumo. De acordo com a SIBS Analytics, o valor total gasto aumenta 18%, com as compras online a registarem um crescimento de 58% face a 2023, e as físicas um crescimento de 9%.

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Campanha da Intellias revela lado humano da indústria tecnológica (com vídeos)

Veiculada no digital e redes sociais, a campanha ‘Real Not Perfect’ (na foto), da agência criativa ucraniana Beans Agency, é feita com os conteúdos de câmaras descartáveis, gerados por colaboradores da empresa que protagonizam a campanha, mostrando o seu dia a dia

A nova campanha institucional da Intellias, empresa ucraniana de engenharia de software, intitulada ‘Real Not Perfect’, mostra o dia a dia e a realidade de algumas pessoas do setor tecnológico, através de câmaras descartáveis e respetivos conteúdos gerados por colaboradores da empresa, que são os protagonistas da campanha.

O vídeo da campanha é criado pela agência criativa ucraniana Beans Agency. “O conceito criativo, os ‘insights’ da vida real dos nossos colaboradores e a autenticidade dos visuais ajudaram-nos a realizar uma campanha que alcançou 4 milhões de visualizações, quase 6 milhões de impressões e 2,6 milhões de utilizadores alcançados”, refere a Intellias em comunicado de imprensa.

A campanha está a ser veiculada no digital e nas redes sociais, por meio de publicações orgânicas e pagas, e através de marketing de influência. A empresa de tecnologia aposta ainda numa campanha de ativação, na qual está a cooperar com comunidades nacionais de tecnologia como Ladies that UX Lisbon, Porto Tech Hub, Teamlyzer e IT Association, entre outras.

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